Baby Botox usa microdoses da toxina botulínica para oferecer personalização e resultado mais natural

Curitiba recebe pela primeira vez o Budweiser Basement durante a Copa do Mundo Fifa
5 de junho de 2018
Possui uma ideia inovadora? O Edital de Inovação para a Indústria tem R$ 55 milhões para ajudar a concretizá-la
5 de junho de 2018

Apontada como o futuro dos injetáveis e podendo ser usada para prevenir rugas e linhas de expressão (ou tratá-las), técnica usa doses menores da toxina botulínica, personalizando o resultado de acordo com a necessidade do paciente e conferindo também efeitos mais suaves, leves e naturais

Tem crescido no mundo a demanda por procedimentos rejuvenescedores que não apaguem de forma tão artificial as rugas. Uma dessas novidades foi apelidada carinhosamente de “Baby Botox”, um tratamento que usa um volume menor da toxina botulínica para suavizar rugas e linhas finas ou preveni-las, com resultados mais leves. “As microdoses da toxina botulínica conferem um efeito mais natural à pele, em um procedimento que vem ao encontro do anseio de muitos pacientes que estão cansados das rugas, mas não querem parecer ‘congelados’ e ‘artificiais’”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Ideal para pacientes de primeira viagem no mundo da toxina botulínica, o Baby Botox traz resultados mais naturais, leves e suaves, pois é capaz de reduzir drasticamente o número de unidades usadas da toxina em uma área. “Além da redução em número de doses, a técnica deve ser precisa em injeções superdirecionadas, pois isso ajudará a conferir o resultado mais ‘clean’ almejado pelo paciente”, explica a dermatologista. Nesse sentido, já existe até um equipamento que pode ser usado para conferir maior segurança e evitar hematomas: o GPS Vascular, que localiza veias, minimizando chances de fazer aplicação equivocada.

O tratamento pode ser usado praticamente em qualquer lugar do seu rosto, mas é especialmente indicado para os pés de galinha, área muito delicada onde um tratamento sutil é mais eficaz, explica a Dra. Valéria. Veja abaixo quatro vantagens do Baby Botox.

1 – Esta não é uma injeção de tamanho único – Ao “fracionar” as doses das aplicações, há a possibilidade de personalização, inclusive para alterações estéticas que por vezes não são simétricas. “O objetivo dessa aplicação é reequilibrar e restaurar o rosto, garantindo uma melhor harmonia facial”, diz a médica. É ideal também para pacientes que aceitam os sinais da idade, mas não querem ter rugas tão dermarcadas.

2- Pode ser usado para evitar linhas – A natureza sutil do tratamento é perfeita para aqueles que esperam prevenir ou evitar as linhas em primeiro lugar, iniciando o tratamento antes dos 30 anos. “A ideia é prevenir as rugas antes que elas se formem, usando a toxina botulínica para manipular a maneira como os músculos causadores de rugas se movem”, explica a médica. A prevenção do aparecimento das rugas, com o uso da toxina botulínica, é mais indicada quando a paciente possui pele clara, fina, expressões faciais muito fortes e faz ‘careta’ involuntária o tempo inteiro, por exemplo. A dermatologista menciona que a aplicação do componente em pacientes com menos de 30 anos é feita em casos específicos. “São situações em que notamos nessa paciente uma característica ou tendência de que ela apresentará ou já tem linhas finas ou rídulas [primeiros sinais de envelhecimento na pele]”, afirma. Um grupo que geralmente procura esse tratamento, de acordo com dermatologista, são as pessoas com olhos claros, pois elas costumam, naturalmente, fazer contração na presença da luz. “É importante notar também o músculo entre as sobrancelhas, especialmente na expressão facial, em situações em que a pessoa está preocupada ou prestando atenção em algum assunto. Muitas vezes, ela faz o movimento e isso não tem correlação com a idade, então temos uma demarcação dessa ruga precocemente. Nesse caso também, o paciente vem ao consultório apenas pra aplicar a toxina botulínica na musculatura entre as sobrancelhas”, declara.

3- Pode ser uma maneira mais sutil de manter os resultados – Baby Botox também pode ser usado como uma estratégia de manutenção. “Em vez de deixar o efeito da injeção passar completamente após seis meses, as injeções mensais ou bimestrais de microdoses de toxina botulínica, que usam cerca de um quarto de dose padrão, podem manter a aparência original”, explica a médica. Isso evita aquele efeito io-iô de extremidades: pele congelada pós Botox e pele envelhecida quando os efeitos acabam.

Aos pacientes que desejam fazer a aplicação, é importante lembrar, contudo, que o profissional mais indicado para realização do procedimento é o médico dermatologista ou cirurgião plástico, para evitar ‘desastres’ e exageros com uma imagem “fake” e um rosto congelado. “Se não existe qualquer sinal da necessidade da toxina, a aplicação deve ser evitada até que se faça necessário. Quanto aos resultados de pacientes orientados e tratados com a toxina, eles devem ser sutis e naturais e o procedimento não será perceptível se for injetado em pequenas doses e por um dermatologista experiente. Os resultados vão desde uma aparência mais ‘descansada’, com sobrancelhas mais definidas e olhar mais jovem”, finaliza.

Dra Valéria Marcondes: Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br