Ayacucho, a Meca dos Andes, no Peru

MasterChef lança seis novos eletroportáteis
14 de março de 2018
The North Face inova e traz o conceito de Urban Exploration para o Brasil com loja moderna em Curitiba
14 de março de 2018

Procesión del Cristo Resucitado, durante la Semana Santa en Ayacucho

Todos os anos, milhares de turistas e fiéis católicos aproveitam o feriado da Semana Santa para visitar Ayacucho, no Peru, única por sua festa religiosa, gastronomia e artesanato

Recomenda-se participar da Semana Santa de Ayacucho, no Peru, pelo menos uma vez na vida, pois trata-se de uma das manifestações religiosas mais emblemáticas dos Andes. No Peru, sua fama vai longe, por ser a festa ideal para jovens que procuram sair da rotina nos dias do feriado santo e que são movidos pela impressionante manifestação de devoção, simbolizada por uma majestosa caminhada piramidal de mais de 10 metros de altura, iluminada por 3 mil velas, e que é apreciada em todo o seu esplendor ao amanhecer no Domingo de Páscoa.

Ayacucho, mais conhecida como “Cidade das Igrejas” e a “Capital da Arte Popular e do Artesanato do Peru”, está a 45 minutos de avião de Lima. Por esses dias, a cidade se prepara para as celebrações da Semana Santa, uma das festas religiosas mais importantes do Peru, e uma excelente oportunidade para conhecer a cidade.

São 10 dias de atividades alegóricas que começam no Domingo de Ramos e terminam no Domingo da Ressurreição. Durante esses dias, a população e os turistas participam de cerimônias e procissões religiosas, bem como de atividades culturais, artísticas e gastronômicas.

Seu encanto colonial e suas atrações naturais e históricas fazem de Ayacucho uma cidade perfeita para passear e conhecer a pé. A Plaza Mayor, no centro da cidade, é uma das maiores e mais elegantes do Peru, e é cercada por edificações dos séculos XVI e XVII que se caracterizam por seus portais de pedra, seus pilares com balaústres e tetos com telhas de argila vermelha. Pela região se encontram casarões revestidos de cal ou com pedra branca exposta, além das sedes do Município, Prefeitura, Tribunal Superior de Justiça e a Universidade Nacional de Huamanga.

Entre as 33 igrejas de arquitetura colonial que possui, Ayacucho apresenta uma rota imperdível para visitar oito delas, começando pela Catedral, localizada na Plaza Mayor, e continuando pelos templos de Santo Domingo, Santa Teresa, Santa Clara de Asís, Companhia de Jesús, Santa Ana, San Francisco de Asís e San Agustín. Consagrada à Virgen de las Nieves, a Catedral foi construída no século XVII e seu estilo mestiço combina elementos renascentistas e barrocos. A sobriedade de sua fachada contrasta com a riqueza do interior e de seus dez retábulos banhados a ouro.

Arte popular

Ayacucho é terra de artistas e artesãos. Bastante conhecidos, os retábulos de Ayacucho são caixas em forma de casa com duas portas que abrem e fecham, que mostram em seu interior as cenas da vida andina, e que nos últimos anos vem representando diferentes temas.

Outra joia do artesanato peruano são as mesas de Sarhua, feitas no distrito ayacuchano homônimo. São peças de madeira que servem de tela às histórias contadas pelos mestres artesãos, que dão continuidade ao legado pré-hispânico.

Outras expressões artísticas são os tecidos em telar, cerâmicas, esculturas feitas em pedra de Huamanga e os trabalhos em estanho, prata e filigrana. O bairro de Santa Ana concentra a maior quantidade de galerias de arte e oficinas de artesanato de Ayacucho.

Turismo e gastronomia

A meia hora do centro da cidade há lugares históricos grandiosos imperdíveis. Entre eles está o complexo arqueológico pré-Inca de Wari, de 400 hectares, que em algum momento da história abrigava 40 mil pessoas. Outra parada obrigatória é a pitoresca cidade de Quinua. Ali se pode aproveitar para comprar o melhor do artesanato de Ayacucho. A 10 minutos de caminhada chega-se ao campo que foi o cenário da famosa batalha de Ayacucho, o último confronto entre as forças coloniais e independentes sul-americanas (9 de dezembro de 1824), e onde vários monumentos foram erguidos, sendo o de maior destaque um grande obelisco de 44 metros, em homenagem aos heróis caídos.

A gastronomia local também não fica atrás. Destacam-se a Puca Picante, um ensopado de batatas com amendoim torrado. O prato tradicional da Páscoa é o Chorizo Ayacuchano, preparado com carne de porco moída – símbolo de abundância e que pode ser provado em feiras gastronômicas e restaurantes da região.

Informações sobre destinos turísticos do Peru:http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu.br/

Twitter: https://twitter.com/visitaelperu

Youtube: http://www.youtube.com/visitperu

Instagram: https://www.instagram.com/peru/