AVC: prevenção e mitos

SO PURE: Keune inova com linha de produtos naturais no mundo dos cosméticos
13 de agosto de 2018
Postura corporal influencia articulação da mandíbula
13 de agosto de 2018

Algumas atitudes de vida podem auxiliar a prevenir o AVC – Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame

A obesidade, por exemplo, principalmente a gordura abdominal é um fator de risco do AVC – e o sedentarismo pode ser combatido com atividade física.

Outro fator importantíssimo de risco é o tabagismo e, embora campanhas sejam feitas continuamente, ainda existem pessoas fumando, o que leva a doenças vasculares, como o AVC. É ainda importante que o indivíduo encontre uma qualidade de sono adequada ao seu perfil, pois alterações podem facilitar o AVC. Manter uma dieta adequada, praticar atividade física, não fumar e dormir bem, enfim, trazem bons resultados para a saúde e previnem contra o AVC.

Existem ainda alguns mitos que vale a pena lembrar e desfazer. É comum, por exemplo, ouvir dizer que o AVC não tem tratamento. Mentira! O AVC tem tratamento na face aguda com excelentes resultados. Há também tratamentos preventivos, também com muitos bons resultados.

Outro mito é que o AVC seja uma doença do coração. Não é! É uma doença do cérebro, que está sendo lesado. Há ainda os que dizem que a ocorrência do AVC é uma questão do destino. Outra mentira! O AVC pode ser prevenido, tomando os cuidados que apontamos.

Por tudo isso, é extremamente importante saber o que é o AVC, caracterizá-lo e ter informações sobre a sua prevenção e tratamento. Com isso, é possível minimizar muito essa doença e suas sequelas.

Rubens José Gagliardi é professor titular de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Informações: rubensjg@apm.org.br