Atleta do Paraná irá representar o Brasil no Mundial de Triathlon

Atelliê Beauté Art anuncia pré-estreia no Shopping Crystal
21 de maio de 2018
Conheça os reis do hambúrguer artesanal de Curitiba
22 de maio de 2018

Atleta curitibana conquista vaga para o mundial de triathlon, o The Championship 2018, evento com a bandeira CHALLENGE – um dos mais importantes campeonatos europeus da categoria – que acontece em junho na cidade de Šamorín, Eslováquia

São 1.900 metros de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida que serão percorridos por cerca de 1.600 atletas profissionais e amadores de diversas nacionalidades. Para participar da competição apenas atletas pontuados em outras competições da bandeira Challenge pelo mundo estão aptos a ingressar no evento. No Brasil, uma das pré-seleções foi realizada no mês de dezembro de 2017 durante o Challenge Florianópolis. E foi nesta competição que a atleta de Curitiba (PR), Juliane Ramos, categoria 35/39 anos, conquistou seu lugar na etapa europeia.

“Foi minha 3ª prova na distância e a mais intrigante. Eu havia perdido meu pai há menos de um mês da prova e não tinha idéia de como seria. Mas a prova foi incrivelmente encaixada, e acabei na quarta colocação no meu age group, o que me rendeu a classificação para o Mundial (classificam direto os 6 melhores de cada categoria)”

“Mas depois de conquistar uma vaga pro mundial ainda tem um outro desafio, o de conseguir confirmar a participação na prova”, confidencia a atleta. “E isto eu devo ao meu patrocinador, o Marcelo Almeida Cultura (MAC). Com a sua plataforma de incentivo ao esporte, o MAC acreditou no meu potencial. Estou treinando muito e pode ter certeza de que não vou decepcionar”, afirma empolgada.

Marcelo Almeida (na foto) é o idealizador do MAC, o portal Marcelo Almeida Cultura, um canal de informação, entretenimento e sustentabilidade, com dicas de livros, turismo, saúde e muitas ideias inovadoras que estão mudando o mundo para melhor.

Através do MAC, Almeida patrocina mais dois atletas: Fellipe Santos (profissional) e Diogo Ratacheski (para-atleta).

Correr, nadar, pedalar….e trabalhar mais de 8 horas por dia!

Não é para qualquer um, com certeza. Para cumprir uma rotina como a da triatleta paranaense é preciso muita determinação.

“Acordo todos os dias as 4h50. Às segundas, quartas e sextas corro pela manhã no Parque Barigui, mais próximo da minha casa, e de lá vou direto para o trabalho. Tomo banho na empresa mesmo para economizar tempo, já que tenho uma carga horária diária de oito horas e meia. Nos mesmos dias, nado no horário do almoço. Às segundas, no final do dia, faço fisioterapia com as profissionais do “Corra com Postura” pra dar uma alongada e fazer alguns exercicios funcionais. Terças e quintas faço meu treino de ciclismo no rolo em casa ou vou até a BeCyle, estúdio de ciclismo indoor. Sábados normalmente temos treino de transição (pedal + corrida) e domingo é dia de treino longo de pedal. Um dia completamente off é praticamente uma raridade, mas tenho um a cada três semanas”, descreve.

Juliane treina na Webtreino, assessoria esportiva com mais de 18 anos de experiência no triathlon. Sob a supervisão do diretor técnico, Mauricio Letzow – triatleta há mais de 25 anos e que ostenta em seu curriculo 17 Iron Man, inclusive com participação no Campeonato Mundial de Ironman, em Kona. Letzow é responsável pelos treinos de natação. “São treinos de 60 minutos, três vezes por semana, numa média de 2 mil e 500 metros por sessão. Com correções na parte técnica deixamos o nado da Juliane bem mais eficiente, reduzindo o número de braçadas, tornando-a uma atleta mais econômica na natação. Isto resulta numa evolução técnica que faz com que ela siga na prova para o ciclismo e a corrida com menos desgaste”, explica. Um dos grandes desafios do Challenge na Eslováquia, e sem dúvida um dos mais icônicos para profissionais de alto nível, será realizar a prova de natação no rio Danúbio, pois a performance em rio torna-se completamente diferente da obtida no mar.

Já os treinos de ciclismo e corrida estão sob a supervisão do treinador Mario Benato que iniciou a preparação da atleta para o Mundial no dia 08 de janeiro. Desde então o foco em cada uma das modalidades está no trabalho de força, velocidade e resistência. De lá pra cá encaixamos duas “provas testes” que foram o SESC Triathlon no dia 04/03 e o TH3 no dia 08/04. Essas duas provas foram inseridas dentro do nosso planejamento para analisarmos os pontos positivos e negativos e assim realizar os ajustes necessários para que a atleta chegue no mundial em sua melhor forma”, explica Benato.

Segundo o treinador “agora falta pouco! É importante ter a cabeça no lugar e não deixar perder o foco! O resto será apenas consequência do trabalho realizado”, finaliza.

Com as cores verde e amarela no uniforme, a triatleta Juliane Ramos está treinando com afinco. “Espero fazer uma excelente prova lá”, explica. A prova acontecerá no incrível X-Bionic®Sphere na cidade de Samorin, na Eslováquia, no dia 3 de junho de 2018 e contará no start list com grandes nomes do triathlon mundial, como Lionel Sanders, canadense, campeão de Kona 2017 e campeão do The Championship 2017, Sebastian Kienle, alemão, vice-campeão do The Championship 2017 e Lucy Charles, atleta do Reino Unido, campeã em 2017 e vice campeã de Kona 2017, entre outros.

Patrocínio: MAC (Marcelo Almeida Cultura). Apoio: S Bikes, Corra Com Postura, Bula Verdde/Safe Runners, Dentro D´água e Loja Território. Além de parceria com a Academia Nado Livre e a Horus Informatica.

X-BIONIC® SPHERE – Um Complexo Olímpico

O X-Bionic® Sphere é o Centro Oficial de Treinamento Olímpico da Eslováquia. Com uma área total superior a 1 milhão de metros quadrados, o complexo oferece condições de treinamento em nível profissional para 27 esportes olímpicos, no qual se destacam um dos maiores e mais modernos centros equestres, estádio de atletismo, além de um complexo de hotelaria de alto padrão internacional.