Atividade física para quem tem pouco tempo

A franquia Brooks Hamburgueria inaugura em Curitiba nesta quarta dia 29
29 de agosto de 2018
5ª Exposição de Orquídeas no Shopping Jardim das Américas
29 de agosto de 2018

Agora não tem mais desculpa: veja como se exercitar em meio à rotina atribulada

Muita gente se inscreve numa academia e só vai nos primeiros dias, mesmo que continue a pagar as mensalidades. Entre as desculpas alegadas sempre aparece a falta de tempo. O cansaço causado pelo dia a dia também costuma ser culpado. A boa notícia é que dar para se exercitar durante a correria cotidiana. Conheça algumas estratégias para mexer o corpo, até mesmo no expediente do trabalho:

  1. De degrau em degrau…

…rumo ao peso saudável. Sim, trocar o elevador pela escada do prédio, seja no condomínio ou na empresa, é uma boa opção de exercício. E ajuda a emagrecer. Subir de 5 a 10 lances de escada equivale 5 a 10 minutos de corrida, ou 2 km. É que grupos musculares como os localizados na coxa promovem um grande gasto energético.

  1. Conte os passos

Essa é outra boa forma de entrar no combate ao sedentarismo. Hoje já existem aplicativos e aparelhos, como o pedômetro, que nos ajudam a contar os passos que damos. O número de passadas indica nosso nível de condicionamento:

  1. Até 5 mil passos diários: sedentário
  2. De 5 mil a 7 mil: insuficientemente ativo
  3. De 7500 a 10 mil: ativo fisicamente
  4. Acima de 12.500 passos: bom condicionamento cardiorrespiratório

Para ter uma ideia, de 10 a 12 mil passos equivalem a um trajeto de 4 km a 6 km

  1. Desça um ponto antes

Para quem anda de ônibus, um jeito esperto de começar a ter mais condicionamento é descer um ponto antes e da aquela caminhada até a casa.

  1. Lembra do polichinelo?

Quase todo mundo fez exercício físico no qual se salta repetidamente, alternando a abertura de braços e pernas. Ele é simples, não exige muito espaço e supereficiente. Se você não tiver problemas articulares, pode fazer numa boa. Na primeira semana, faça de 3 séries de 15 e, nas seguintes, vá aumentando gradativamente: 3 de 20, 3 de 30, 3 de 40, 3 de 50 e 3 de 60.

  1. Videogames e aplicativos

Hoje já existem até games e apps que permitem que a gente se exercite de leve. Mas isso só vale para quem não apresenta nenhum problema sério de saúde ou alguma lesão.

Fontes: Noel Oizerovici Foni, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein; e Luiz Acácio Branco, educador físico do Hospital Israelita Albert Einstein.