Atingimento de metas: inspirado em viagem por Santiago de Compostela, mentor de negócios dá dicas de como chegar ao objetivo, curtindo cada etapa do processo

GrandVision by Fototica sugere produtos para curtir o Carnaval
14 de fevereiro de 2020
Airbus revela Maveric, sua aeronave de asa fixa
14 de fevereiro de 2020

Aprender com erros e ter valores fortes são fundamentais, explica especialista

Conseguir aproveitar cada etapa da caminhada, sempre entregando o que tem de melhor e não apenas focar na chegada ao destino final. Esse é o verdadeiro sucesso, acredita André Rezende. A lição, que hoje ele aplica em todos os momentos da vida, veio durante uma viagem pelo caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A jornada rendeu o livro “O caminho da Liderança”, que alia os ensinamentos da experiência com desafios do dia a dia, profissionais e pessoais.

Atingimento de metas é um deles. Segundo o profissional, que tem mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança em grandes empresas multinacionais e atualmente é consultor e mentor de negócios, quatro etapas são fundamentais para que os planos deixem se ser apenas ideias e se tornem realidade: objetivo claro e bem definido, bom planejamento, sucesso na execução e entregar o melhor em todas as ocasiões. Esta receita é infalível para atingimento de qualquer objetivo, afirma André Rezende. Assim como em sua caminhada, o processo e a quebra do objetivo principal em pequenas metas são primordiais para chegar a um bom resultado.

“Na vida pessoal ou profissional, temos que começar com um objetivo forte, que impulsione todo o trajeto. Este é o primeiro passo. Se este objetivo for fraco ou estiver desalinhado com os valores, seja da empresa ou pessoal, chegar até o final será muito desafiador. Eu, por exemplo, já sonhava com essa viagem desde a adolescência e, conforme o tempo foi passando, mais forte este objetivo ficava”, comenta.

A segunda etapa é o planejamento. Aqui, diz ele, é preciso prever tudo que pode acontecer no trajeto, mas estar ciente de que a realidade pode ser bem diferente: “O plano vai ser muito mais um guia de como o objetivo pode ser cumprido do que uma lista de regras. É preciso estar atento ao fato de que muitas coisas não planejadas vão acontecer ao longo do caminho, inclusive imprevistos e isso não é ruim. Planejar não serve para ditar o que vai acontecer, mas para estar preparado e com recursos para ultrapassar as dificuldades e os acontecimentos inesperados da caminhada”, reflete ele.

Ele ainda explica que o planejamento não vale de nada sem a execução: muitos planos são abandonados por medo de fracasso e é preciso foco e resiliência para prosseguir. “Se o objetivo estiver definido e o planejamento bem traçado, essa é a melhor parte, pois implica em tirar as ideias da cabeça e chegar até onde deseja chegar. Nós somos capazes de tudo, mas temos que ser realistas. Por exemplo: se eu perguntar se você pode aprender mandarim, você dirá que sim, claro, é possível. Já se eu pedir para que aprenda o idioma em uma semana? Temos que respeitar o tempo de cada etapa, sermos realistas e o mais importante: curtir cada momento”, explica o mentor.

Aprender com os erros é fundamental

Aliás, o erro, que muitas vezes é visto de forma negativa, pode ser é o verdadeiro presente na hora de traçar as metas e alcançá-las: “Muitos gestores de empresas punem e expõem os erros como se fosse algo muito ruim, o que eu discordo completamente. Acredito que é só através deles que vamos aprender, nos desafiar e ir além. Muitas vezes, de onde erramos, saem novas (e melhores soluções) para se chegar até aquele objetivo”, comenta.

E por último, entregue o melhor de você em todas as circunstâncias, pois, desta forma, também será capaz de receber em troca o melhor da vida. Se trata de uma troca justa. Aqui, Rezende faz mais uma associação com sua viagem: logo no primeiro dia, em um albergue, conheceu um senhor coreano que, ao final de cada refeição, lavava não apenas a sua louça, que era a obrigação dos hóspedes, mas tudo que estivesse na pia. “Para ele, era importante fazer sempre o melhor possível em cada lugar que fosse e sempre deixar o ambiente que chegou melhor do que encontrou. São as pequenas ações que geram grandes mudanças. Entregue sempre o seu melhor independentemente do tamanho da ação’, afirma.

“Essa já foi uma das grandes lições da experiência e que também podemos transportar para o atingimento de metas na vida, pessoal e profissional. Precisamos estar presentes em cada etapa, fazendo o nosso melhor como único caminho para se alcançar qualquer objetivo”, finaliza.

Sobre André Rezende
André Rezende é consultor, palestrante e mentor de pessoas e negócios, com uma carreira focada em atingimento de objetivos e resultados. Formado em Administração de empresas, pós-graduado em Gerência Financeira, Finanças Corporativas e MBA executiva em finanças, além de psicologia positiva, já ocupou cargos executivos de gestão e liderança em grandes empresas. Como pano de fundo para sua metodologia está o Caminho de Santiago, uma peregrinação milenar realizada pelo especialista e que o inspirou a moldar seus projetos de consultoria e a escrever o livro “O caminho da Liderança”, que em breve será lançado.