Assovepar orienta o consumidor sobre a Consignação de Veículos

Número de mulheres na construção civil cresceu 120% em dez anos
27 de outubro de 2022
Rotina de musculação garante envelhecimento saudável e tardio
27 de outubro de 2022

A possibilidade de fazer uma negociação mais rentável leva muitos donos de veículos a procurarem as revendas de seminovos e usados e optarem pela consignação, que também é conhecida como agenciamento de veículos

De acordo com a Associação dos Revendedores de Veículos no Estado do Paraná (Assovepar) essa é uma forma muito utilizada na comercialização e respaldada pela legislação brasileira.

De acordo com o presidente da Assovepar, César Lançoni Santos, a orientação para o consumidor é que procure conhecer o histórico da loja antes de decidir pela consignação. “O site da Assovepar traz revendas associadas que são submetidas ao código de ética e conduta da entidade e zelam por boas negociações. Ainda assim, o mercado apresenta outras opções, sendo importante que a pessoa busque referência de algum conhecido, veja quanto tempo a loja está em atividade e formalize tudo no contrato, deixando em poder da revenda somente o documento de Licenciamento do Veículo, necessário para que possa rodar, mas que não permite a venda”.

Ele ainda destaca que o Certificado de Registro do Veículo não deve ser deixado. “Este documento deve ser mantido com o proprietário do veículo e só deve ser preenchido e entregue ao lojista após a concretização da transação”, comenta.

A Assovepar também orienta o consumidor a consultar os dados da loja como o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), pesquisando se ela possui pendências com a justiça ou Procon, além de verificar a Receita Estadual e Federal.

O presidente da Assovepar alerta que o consumidor deve desconfiar de propostas que pareçam muito vantajosas e formas arriscadas de receber o pagamento, como transações fraudulentas via pix, doc e depósitos por meio de envelopes. “O cuidado de onde vai deixar o seu carro consignado é muito importante. Então, antes de decidir pela revenda, faça uma visita pessoalmente em mais de um estabelecimento, ouça as propostas e avalie a que te oferece mais segurança”.

 

divulgação