ASICS e GUADALUPE anunciam lançamento global do GEL-LYTE™ III TROPICÁLIA inspirado no movimento cultural dos anos 60

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Um dos momentos mais inovadores da história cultural do Brasil, o movimento Tropicália, é celebrado na collab ASICS x Guadalupe, a primeira colaboração global do varejista responsável por fomentar a cultura sneaker no país

O novo GEL-LYTE™ III TROPICÁLIA relembra o movimento que ganhou o mundo e influencia, até hoje, inúmeros artistas nacionais e internacionais.

O novo GEL-LYTE™ III TROPICÁLIA será vendido globalmente e tem design assinado por Pedro Andrade, trazendo referências, materiais e gráficos psicodélicos que traduzem o espírito da época e alguns ícones do movimento. As cores que compõem o tênis foram inspiradas pelos tons da capa do disco Acabou Chorare, dos Novos Baianos, um dos grandes marcos da época.

Embora a música fosse a sua expressão principal, a Tropicália trouxe uma série de inovações e rupturas no campo das artes, cinema, teatro e literatura. O movimento teve origem na década de 60, no Festival de Música Popular Brasileira, onde Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes romperam com a tradição da música brasileira, em um processo de inovação estética repleta de sonoridades complexas e críticas implícitas ao regime da época. O Tropicalismo se pautava também pela ideia de absorver o que há de bom nas culturas estrangeiras e reinventar esses elementos dentro de uma linguagem autêntica brasileira, movimento também realizado pela Guadalupe em prol da cultura sneakerhead no país. O novo GEL-LYTE™ III TROPICÁLIA mostra essas rupturas em uma interpretação atual e mais urbana do movimento, que é parte fundamental da narrativa artística atual do Brasil.

A estética tropicalista marca o tom da campanha de lançamento da collab, que conta com fotos e vídeos assinados por Hick Duarte. O cenário que ambienta as imagens foi inspirado em aclamadas obras imersivas da época, enquanto o vídeo conta com trilha sonora produzida pela Mudroi, resgatando a sonoridade da Tropicália através do hip-hop experimental. Inspirada por alguns dos principais artistas do movimento, a campanha pode ser conferida aqui.

O modelo clássico da ASICS, o GEL-LYTE™ III, foi criado pelo designer Shigeyuki Mitsui em 1990, e ainda é amado pelos fãs de tênis até hoje. Ele é conhecido por sua exclusiva ‘língua bipartida’ que envolve a parte superior do pé para um fácil calce e excelente ajuste.

O GEL-LYTE™ III TROPICÁLIA será lançado com exclusividade nas lojas Guadalupe no dia 16 de julho e na loja conceito ASICS Oscar Freire, além da loja virtual da marca, no dia 18 de julho com preço sugerido de R$ 799,99. Já o lançamento nos parceiros globais selecionados será a partir do dia 21 de julho.

Sobre a ASICS  

Kihachiro Onitsuka fundou a ASICS em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável.

No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da ASICS de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.

A ASICS também está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter™, já está disponível neste link.

Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a ASICS oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras nacionais, culturais e unir o mundo. Para mais informações, acesse o site oficial.

Sobre a Guadalupe

Fundada em 2011, a Guadalupe levou a cultura do tênis a novos patamares no Brasil. Localizada no Bom Retiro, bairro famoso por acolher comunidades coreanas, judaicas e hispânicas, esta loja tem sido o destino das colaborações mais exclusivas das maiores marcas de sportswear. Além disso, recentemente, a Guadalupe comemorou 10 anos de história com uma série de colaborações e ativações focadas na cultura sneaker e a chancela do seu protagonismo também veio com a abertura de uma nova loja localizada no bairro Paraíso em São Paulo.