Artistas ganham espaço para apresentar seus trabalhos

Como escolher o tipo de borda correta para o porcelanato
22 de fevereiro de 2022
Bahamas é ótima opção para um destination wedding dos sonhos
22 de fevereiro de 2022

Silvia Brasil, a brasileira que vive há 17 anos nos EUA, inaugura espaço cultural com cunho social na maior metrópole do País

São Paulo ganhará novo espaço cultural na noite da próxima terça-feira, 22. Trata-se do “ArtBrazil de Portas Abertas”, um local para apresentação de artistas brasileiros da música, dança, moda, pintura, fotografia e artes plásticas, que será inaugurado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no Jardim Paulista, na Capital. Embora esteja no coração da região Sudeste, a intenção dos organizadores é abrir as portas para artistas de todas as partes do País.

O espaço promete ser um ponto de encontro entre fãs da arte e integrantes do marketplace ArtBrazil, uma espécie de galeria de arte virtual, que, desde 2020, expõe obras nacionais para compradores do mundo todo.

A inauguração presencial, que acontecerá às 20 horas, será restrita a convidados, respeitando os protocolos de prevenção à Covid 19. No entanto, o evento, que contará com a presença de representantes de diversos seguimentos culturais, poderá ser acompanhado, ao vivo, pelo público em geral, pois será transmitido pelo YouTube da ArtBrazil.

A idealizadora do projeto é a artista e produtora cultural Silvia Brasil, que vive há 17 anos na Flórida (EUA), mas não esquece das suas raízes. Segundo ela, o principal objetivo da ArtBrazil é difundir a cultura brasileira.

Paulista da Capital, Silvia contou que já morou na Inglaterra, na Austrália e no Japão, sempre elevando o nome do Brasil por onde passa. De acordo com a produtora cultural, o ArtBrazil® é um projeto internacional, realizado em 2011 e adaptado para e-commerce de arte, em 2020, com a chegada da pandemia da Covid 19.

“O mundo parou. Eu estava com o nome, a marca registrada, o projeto pronto. Então, surgiu a necessidade de montar uma plataforma que conectasse o Brasil e os Estados Unidos, por meio da arte, com o mundo. Assim nasceu o marketplace de arte brasileira para exportação.”

Nesse processo, Silvia também fundou uma organização sem fins lucrativos no Brasil, a Associação Cultural Educacional Art Brazil, com o compromisso de sempre reverter um percentual das vendas para ações sociais.

“Entre as instituições apoiadas pelo nosso projeto está a Associação Beneficente Casa da União Lar Sama, que desenvolve trabalhos junto à população carente e comunidades indígenas há mais de 40 anos”, ressaltou a artista brasileira que também tem cidadania americana.

Segundo ela, no site da instituição: www.artbrazil.org, que conta com inteligência artificial, inclusive com acesso para pessoas com deficiência visual, cobertura internacional e está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), os artistas ainda podem se cadastrar gratuitamente para vender suas obras.

Já o espaço físico poderá ser visitado a partir da próxima quarta-feira, 23, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h. “Juntem-se a nós nesse portal, para expandir horizontes”, convocou Silvia, incentivando a participação de todos na inauguração on-line do espaço cultural: artbrazil.org/artbrazil-de-portas-abertas.

Confira quem vai estar no ArtBrazil de Portas Abertas

O produtor musical Laércio da Costa, co-autor do projeto Brazil305, de Gloria Estefan, que ganhou o Grammy Latino 2021 como melhor álbum tropical contemporâneo, participará do evento, que acontecerá na terça-feira, 22, às 20 horas. Laércio falará sobre a experiência de representar o Brasil no exterior.

Também estarão presentes grandes nomes do mundo da arte brasileira com experiência internacional. Dentre eles, Alexandre Luiz Segrégio, artista plástico premiado; o escultor Wagner Ribeiro; o fotógrafo Eugenio Pacceli a pintora Glaucia Gita, que já expôs em Londres, e Surama Caggiano, artista plástica, arte educadora e africanista.

O artista visual têxtil Thomas Josué Silva, do Rio Grande do Sul, participará remotamente do evento. Doutor em antropologia e pesquisador, aliando etnografia e arte, ele já realizou diversas exposições nacionais e internacionais, com destaque para a participação na VI Bienal de Havana. Além de Cuba, ele também já expôs no Uruguai, Portugal, Alemanha e Espanha

Outro grande nome do mundo das artes é do cenógrafo e artista plástico Fernando Brettas, que teve seu trabalho destacado na abertura das Olimpíadas Rio 2016. O designer e diretor da Capella Editorial, Daniel Pereira, vencedor do concurso promovido pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER) para a criação da nova logomarca da entidade, também estará presente no evento para falar sobre publicações de arte.

Sobre 22/02/2022

O numerólogo Márcio Mussel também estará presente. Cabalista, historiador e consultor em desenvolvimento humano com foco espiritual, ele falará sobre o poder de influência dos números no dia 22/02/202, data auspiciosa escolhida por Silvia para a inauguração do espaço físico da ArtBrazil. Professor no Centro de Cultura Judaica, Mussel dirige cursos, conduz palestras e vivências no Brasil e no exterior com temas relacionados à expansão da consciência.

Para abrir as portas do evento em alta vibração, o terapeuta e Mestre de Reiki Xamânico Miguel Costa tocará tambores e cantará mantras do Rainbow Reiki. Costa é membro do Instituto Conhecimento Liberta e Terapias Integradas.