Artista plástica paranaense expõe obras inspiradas em canções de Fernanda Takai

Como as poltronas podem agregar na decoração da casa
11 de maio de 2018
Almoço Especial do Dia das Mães no Radisson Hotel Curitiba
11 de maio de 2018

Sandra Hiromoto apresenta InterAfetividade, em cartaz na Galeria InterARTividade a partir do dia 15 de maio

“E o vento levou”, “Human kind”, “Por causa de você”, “Vagalume”, “Me explica”, “A message song”, “30.000 pés”. Músicas que se tornaram sucesso na voz doce de Fernanda Takai ganharam cores, traços e formas pelas mãos da artista plástica paranaense Sandra Hiromoto. Resultante do encontro entre estas duas artistas únicas, suas referências, inspirações e formas de expressão, a exposição InterAfetividade – realizada por Sandra Hiromoto e produzida pela Montenegro Produções Culturais – apresenta obras virtuais e interativas inspiradas nas canções de Fernanda. Em cartaz na Galeria InterARTividade do Pátio Batel (Piso L3) a partir do dia 15 de maio, a mostra tem auxílio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Com linguagens que se complementam – música e pintura – a mostra traz sete telas (desenvolvidas em pintura acrílica, spray e estêncil) que carregam a identidade e as técnicas da artista plástica: cores intensas e vibrantes, que remetem à Pop Art, com muitas camadas de pinceladas construídas com sobreposições, formas geométricas, padrões abstratos, texturas e linhas com tratamento pictórico. Um vídeo com as pinturas “musicadas” apresenta a narrativa criada por Sandra para a exposição e ainda possibilita a interação do público. “InterAfetividade é um convite à imersão em um mundo imaginário, recriado a partir de encontros e desencontros amorosos, desilusões e felicidade: um diálogo afetivo. É também um encontro que tenho a honra de apresentar, movida pelo profundo respeito e amor que sinto pelo trabalho criativo, forte, alegre e emocionante de Fernanda”, explica a artista plástica.

A parceria entre Sandra e Fernanda já rendeu outros frutos. Elas trabalharam juntas no livro “A mulher que não queria acreditar”, de 2011, na mostra “Olhar InComum: Japão Revisitado”, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, e no show “Fernanda Takai Live + Sandra HiromotoArt”, realizado no Japão em 2016. Para InterAfetividade, a união resultou em textos visuais elaborados a partir de elementos que estão nas letras das músicas interpretadas pela cantora, mesclados com os componentes do universo formal próprio da artista plástica.

Formada em Desenho Industrial pela PUCPR e pós-graduada em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea pela Universidade Tuiuti do Paraná, Sandra foi editora de artes visuais do Jornal Memai e integrante do NAT-FAP, Núcleo de Artes e Tecnologias da Faculdade de Arte do Paraná. Já participou de exposições na França, Bélgica, Japão, Estados Unidos, Madri, Espanha, Peru, Colômbia, México e por todo o Brasil. Suas obras também já fizeram parte do cenário da novela Sol Nascente, da Rede Globo. “De personalidade forte e versátil, Sandra Hiromoto é uma artista focada, que sempre apresenta suas histórias. E, nesta mostra, ela conduz o público a uma percepção sobre o tema referente à poesia de cada música, por meio de uma sugestão visual criada pelo uso dos elementos/objetos, composições e cores, produzindo uma consciência visual”, afirma Julia Ishida, curadora da mostra. InterAfetividade conta com patrocínio da Ademilar, Celepar e Intersept e apoio de Personalizze Turismo, Hotel Transamérica, The Way e Pátio Batel. A exposição tem entrada gratuita e vai até o dia 30 de junho.

Exposição InterAfetividade – Sandra Hiromoto e Fernanda Takai

Local: Galeria InterARTividade – Pátio Batel – Piso L3 (Av. do Batel, 1868 – Batel – Curitiba, PR)

Abertura: 15 de maio de 2018

Período:  de 15 de maio a 30 de junho de 2018

Entrada gratuita