Artes Visuais: curso oferece aos futuros artistas oportunidades de trabalho na educação, cultura, arquitetura e moda

Fruto da união de três cervejeiros independentes em 2015, a Dogma foi eleita a melhor cervejaria brasileira já em seu primeiro ano de existência
6 de dezembro de 2021
Redobre a atenção com a proteção solar nesse verão
6 de dezembro de 2021

Professora e coordenadora do curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, Mariane Blotta Abakerli Baptista destaca quais os pilares da profissão

O sonho de construir uma carreira bem sucedida no campo da arte requer planejamento e um olhar apurado para quais caminhos se pretende trilhar. Ser um artista reconhecido pelo trabalho e tocar as pessoas através de suas obras são um dos maiores desejos dos grandes artistas. Doutora em Arte e Educação, mestre em Cultura Visual pela Universidade de Barcelona e coordenadora e professora do bacharelado de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, Mariane Blotta Abakerli Baptista, explica quais são os percursos do Bacharelado em Artes Visuais que os estudantes precisam construir para terem uma carreira sólida no meio cultural e até empresarial.

Ao ingressar no curso de artes visuais, os futuros artistas vivenciarão um campo vasto de atuação, que inclui desde a montagem de uma exposição, venda e precificação de uma obra, até oportunidades em arte/educação em centros culturais. “Muitos também têm interesse em fazer licenciatura. Diversas outras possibilidades como organização de eventos também integram as atividades do setor”.

Para a especialista, muitas descobertas são feitas durante os quatros anos do curso. O campo de atuação é tão vasto que passa pelos centros culturais e ONGs: “Muitos se interessam em tatuagem, já outros estão no caminho do design e computação gráfica. Há também um forte interesse em história em quadrinhos, produção gráfica independente, gravuras, tiragem de livros, joalheria e campos mais relacionados com a produção de um produto em si”.

E os profissionais recém-graduados podem, de acordo com seus perfis, chegar aos campos de conhecimento que tangenciam a arte: “O profissional formado em Artes pode atuar desde a criação de cenários e figurinos até em empresas de arquitetura, que precisam de um profissional habilitado para entender a relação do espaço com as pessoas”, explica a professora. 

Mariane destaca que, cada vez mais, os alunos precisam ser ávidos pelo novo e críticos para obterem êxito na profissão: “Buscar o diferente, o inovador. A formação em artes traz não só o olhar inovador em relação aos espaços, corpos, mas também um pensamento crítico. É desta forma que o artista pode ocupar um espaço no mercado”. 

A artista reforça que uma das melhores formas de ingressar no mercado é por meio de um portfólio, que deve estar presente não somente no mundo físico, mas também no digital: “Na Santa Marcelina, os alunos são incentivados a criar um blog ou site. Eles também contam com um portfólio físico que é muito válido para a organização e catalogação de suas produções e, consequentemente, a participação em editais e salões de Arte”. 

A profissional dá aos futuros colegas uma preciosa dica: ser artista acima de tudo. “A ideia do curso é formar artistas. Você ganha dinheiro, mas isso exige dedicação e esforço, pesquisa, contatos, entender qual a sua poética”. Por fim, Mariane, ressalta: “O aluno precisa de fato se dedicar, encontrar o seu caminho e também buscar esses contatos, fazer conexões. O corpo docente da faculdade ajuda muito. São profissionais e artistas que estão atuando no campo, realizando exposições, participando de residências artísticas, mas o êxito na carreira depende do envolvimento dos alunos com suas escolhas”. 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.