Artefacto e Artefacto Beach & Country inauguram Mostra 2021 no D&D Shopping

Osteopatia: o tratamento que cresce no Brasil traz a esperança de um futuro mais saudável
15 de junho de 2021
Gramado Parks inaugura em junho o Acquamotion, primeiro parque aquático indoor com águas termais da América do Sul, em Gramado, RS
15 de junho de 2021

Tradicional Mostra reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam o DNA Natural, referência nos 45 anos da marca.

O que é essencial para ser natural? O que naturalmente nos conecta? A Artefacto e a Beach Country convidam profissionais do circuito nacional para repensar espaços, recriar ambientes e reconectar projetos ao universo natural na Mostra 2021. Reflita. Responda. Recrie. Renove. Artefacto: 45 anos com DNA Natural.

“Com 45 anos de história, a Artefacto continua valorizando o DNA fatto a mano. Rompemos as fronteiras do Brasil para virar referência internacional em móveis de alto padrão – hoje, somos líderes no sul dos Estados Unidos. Mobiliamos empreendimentos assinados pelos maiores starchitects do planeta: Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano, Zaha Hadid, entre outros”, conta Paulo Bacchi, CEO da empresa. “Também fomos os escolhidos para o novo projeto do Cipriani Club, em Nova York, além de estarmos presentes em hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-Eden-Roc, no sul da França. É com imensa alegria e satisfação que apresentamos a Mostra Artefacto 2021, que entra em cartaz com nomes importantes (e amigos queridos) interpretando uma reconexão direta com a natureza. Muito mais do que móveis, a Artefacto representa um lifestyle orgânico, cool, cozy e chic. Sejam todos bem-vindos.”

MOSTRA ARTEFACTO D&D 2021

Alice Martins e Flávio Butti, Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá, André Leite e Bruna Ximenes, Barbara Dundes, Camila e Antonio Figueirôa, Fabiano e Tania Hayasaki, Luciana Almeida e Selma de Sá participam desta edição da Mostra Artefacto 2021.

Alice Martins e Flávio Butti (@amfbarquitetura)

Os criativos Alice e Flávio formaram dupla ainda nas rampas da FAU-USP, em 1988 – e desde então dedicam-se aos projetos de arquitetura e interiores em diferentes escalas. Pela terceira vez eles participam da Mostra Artefacto e entregam um living de 47m², refrescante e bem conectado aos novos tempos. “Com um toque mentolado, junto ao verde das plantas, trouxemos o frescor e a suavidade dos elementos da natureza. Buscamos componentes que transmitam a sensação de recarregar as energias, para que as pessoas repensem um pouco sobre as questões que nos rodeiam no nosso dia a dia”. O toque natural das matérias-primas está evidenciado no sofá Geta, na mesa Carlo e na poltrona Kan, móveis icônicos da marca. “A Artefacto é muito sólida, pautada na qualidade e com um ótimo suporte pós-venda. Nós, arquitetos, podemos garantir ao cliente que, caso precise de algum ajuste ou suporte, teremos

o pronto atendimento de toda a equipe”, garantem.

Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá (@analuciasalamaarquitetura/@gersondutraarquitetura)

O traço preciso ajustado à familiaridade com números, levaram a paulistana a caminhar na rota da arquitetura. Há mais de 30 anos, Ana entrega composições singulares no Brasil, Espanha e Portugal. Nascido no Rio de Janeiro, o carioca Gerson começou à mão livre nos desenhos, com 14 anos de idade. Hoje, com mais de quatro décadas de estrada, ele projeta tanto na capital paulistana quanto em outras localidades do país. Frequentadores assíduos das Mostras Artefacto, eles já estiveram presentes em pelo menos oito edições. Desta vez, arrematam um loft zen, cheio de boas energias, distribuído em 66 m². “A conexão do ser humano com a natureza nunca foi tão desejada e necessária”. Nomeado de “Êxodo”, o projeto desperta a fé e o amor com um cantinho especial para a meditação. A escultura “O Pequeno Iluminado”, do príncipe Shotoku, dita o ritmo espacial. “Ele foi considerado um dos maiores vultos políticos do Japão e disseminador do budismo. O nome do ambiente também faz jus ao momento atual – a nossa casa nunca esteve tão habitada. Vivenciamos todos os espaços de forma intensa, por isso tudo merece atenção igual”. A coluna de jantar Hive, a cabeceira Piet e a mesa Louise, móveis carregados de autoria e design, conferem brilho extra ao cenário. “É uma enorme satisfação incluir o mobiliário Artefacto em nossos projetos. A marca é símbolo de excelência e sofisticação. Sempre fomos muito bem atendidos, do início ao fim. Por essa razão, nossa parceria é antiga – e temos certeza que vai durar para sempre”, finalizam.

André Leite e Bruna Ximenes (@ximenesleitearquitetura)

Filho de engenheiro, o paulistano André despertou para a Arquitetura nas visitas que fazia aos canteiros de obras junto ao pai, ainda na adolescência. A mineira Bruna, natural de BH, desde muito cedo também já vislumbrava uma profissão que pudesse confabular ideias especiais para a funcionalidade dos espaços, com a presença de arte, design e bem-estar. Os sócios estão em atividade há 20 anos e projetam layouts de todos os formatos no Brasil e também em Mônaco e Miami. “A simplicidade e o essencial, aliados ao conforto e à praticidade com espaços amplos, iluminados e bem pensados, ganharam ainda mais força. O sol e o ar livre transformaram-se em sonho de consumo! O olhar voltou-se para a casa e isso foi muito construtivo”, dizem sobre a interpretação do morar em tempos de lockdown. Os profissionais, que também já cravaram as suas pranchetas na Bienal de Arquitetura de São Paulo, participam pela terceira vez da Mostra Artefacto com um espaço composto por living integrado + jantar, numa área total de 65 m². “Criamos um ambiente clean, aconchegante e elegante, para um cliente sofisticado, mas simples e ligado aos elementos naturais”. A natureza está presente e dá vida ao conjunto. Um avencão – espécie de árvore preservada – rouba a cena na sala de jantar, junto ao buffet Laos. Outras peças-chave da marca também dão match no high décor delineado pela dupla, caso das mesas Modi e do sofá Piero. “A Artefacto tem conceito com qualidade e design. É uma empresa consolidada com o compromisso. O atendimento é impecável, desde o orçamento, passando pelo pedido até a entrega na casa do cliente”, arrematam.

Barbara Dundes (@barbaradundes)

Antes de se apaixonar pelos contornos da régua e do compasso, a paulista de São Caetano do Sul cogitou manusear bisturis na medicina. “Um dia meus pais fizeram uma reforma e a cada palavra que o arquiteto falava eu me sentia inspirada e emocionada por compreender a arquitetura”, ressalta. Formada há 10 anos, ela materializa composições de arquitetura, design de interiores e paisagismo em bairros paulistanos como Jardins, Itaim, Vila Mariana, Morumbi e também na região do grande ABC. Segundo Barbara, uma das principais lições que aprendemos com o distanciamento social foi deixar a casa somente com aquilo que é essencial e alcançar, assim, a liberdade de propor mudanças sem ter que sair dela. “Arrastar uma cama ou mudar a configuração de um layout pode resultar numa morada mais fluida e natural”. Para a sua estreia na Mostra Artefacto, ela propôs um loft com sala de estar num projeto que se desdobra em 59 m². A fidelidade ao mood natural, ao pé da letra, agrega a presença de um painel de pedra, ao fundo do ambiente, para valorizar a beleza do imperfeito dentro da estética wabi-sabi. O uso de tons terrosos e das madeiras, bem como o toque delicado do linho – presentes no banco Hara, no sofá Carrie ou no aparador Audrey – dá a dimensão exata de um ninho aconchegante e extremamente elegante. “Os produtos são atemporais e versáteis em termos de estilo e de conceitos de projetos. Acho que essa é a principal característica da Artefacto e talvez um dos pontos responsáveis pelo sucesso da marca que já ultrapassou as fronteiras do Brasil”, arremata.

Camila e Antonio Figueirôa (@cafigueiroa/@antoniofigueiroa_arquiteto)

O trabalho do pai de Antonio – construção e engenharia – somado à vocação para o desenho direcionou sua trajetória para os bancos da Arquitetura na FAU-USP. Hoje, ele soma mais de 30 anos no circuito com olhar afinado para layouts arquitetônicos e de interiores em casas e corporativos. Já a designer Camila, filha de Antonio, abraçou a vocação para materializar as tendências de interiores sempre de acordo com uma proposta de lifestyle. Um ambiente orgânico e pautado nas tonalidades vibrantes é a entrega da dupla nesta edição da Mostra Artefacto. “A cor laranja nos remete ao fogo e à luz o que nos traz novamente ao nosso significado de DNA Natural. Queremos proporcionar conforto e acolhimento para nossos clientes”. O sofá Austral, a cômoda Greta e a mesa componível Niki, móveis de primeira grandeza do acervo Artefacto, encabeçam o projeto. “Como eu trabalho com a Artefacto há mais de 20 anos e a Camila nasceu praticamente fazendo parte dos meus projetos e da relação que sempre tive com a marca, podemos dizer, com toda convicção, o quanto a empresa é fiel à sua excelência em qualidade e ao suporte de pós-venda – este, sem dúvidas, o melhor do mercado nacional. Já o design é único e completamente atemporal. O mobiliário da Artefacto é um investimento para toda a vida”, atestam.

Fabiano e Tania Hayasaki (@fabianohayasakiarquiteto/@taniahayasak)i

Ainda na infância, o paulista de São José do Rio Preto desenhou uma casa em perspectiva e entregou aos pais. “Éramos muito pobres e minha família estava sendo despejada”, recorda. Deste episódio em diante as coisas mudaram – para muito melhor. Graduado na FAU-Dom Pedro, a rotina de projetar casas e prédios virou uma realidade. Há 17 anos Fabiano comanda o escritório que leva o sobrenome próprio, ao lado da sócia e esposa, a designer de interiores Tania. “Amar e dar mais valor ao relacionamento humano, ser natural e simples”, revelam os profissionais sobre os aprendizados que vieram para ficar neste recente período de distanciamento social. Eles despontam pela segunda vez na Mostra Artefacto, agora com um loft dentro do DNA Natural. “Enxergamos a Artefacto como a marca mais humana, desejada e admirada. Uma empresa líder de mercado nas Américas, que oferece qualidade espetacular em

design de produto, além do melhor suporte pós-vendas que nós e nossos clientes já vivenciamos”, garantem. O projeto em questão é um ambiente desdobrado em generosos 100 m². A suíte com closet, o amplo living e a adega de vinhos valorizam a integração máxima dos espaços. A chaise Arp, a cabeceira Harrison e a caixa bar Pietra são as estrelas da nova safra da Artefacto que encabeçam a proposta decorativa.

Luciana Almeida (@lucianaalmeidaarquitetura)

A paulista de Votorantim estudou Arquitetura na Belas Artes e design de interiores na Escola Panamericana. Há mais de duas décadas transitando com desenvoltura no metiê, ela viabiliza projetos residenciais, corporativos e náuticos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Santa Catarina, Paraná – e também em Orlando e Miami. A arquiteta carimba sua passagem pela segunda vez na Mostra D&D: “A Artefacto é referência quando o assunto é mobiliário no Brasil. Não há como falar de um sem citar o outro. A qualidade e o design são indiscutíveis. Enxergo a marca numa brilhante ascensão, nacional e internacionalmente. Sinto-me lisonjeada em fazer parte dessa história, pela qual nutro imenso carinho”. A madeira, o mármore e o couro são acabamentos que flertam com o DNA NATURAL e que fazem check-in no living autoral de 52 m². O ambiente também valida os móveis de shapes arredondados e curvilíneos, a exemplo da cadeira Giorgio, do sofá Argand e da mesa de chá Alderaan. O estar de atmosfera intimista é perfeito para pequenos encontros e foi finalizado com a obra “Em Estado de Floresta”, acrílica sobre linho, da artista visual Andrea Facchini – um convite ao mergulho na natureza.

Selma de Sá (@studiosa_arquitetura)

Desde muito jovem – e estimulada pelos pais – a paulistana já demonstrava sensibilidade para a criatividade, artes e fazeres manuais. Quer um exemplo? No auge do distanciamento social, ela ofertou amor em forma de pães caseiros para mimar os amigos e parceiros, quarentenados, que orbitam seu ecossistema no high décor paulistano. Não tem como não curtir a vibe da arquiteta que atua há 21 anos por todo o Brasil, Estados Unidos, Portugal e Itália. “Acho que a palavra de ordem hoje é a integração. Todos querem espaços conectados, que se complementam e que possam ser usados dinamicamente”. Para fazer bonito na Mostra Artefacto, Selma apresenta um projeto aconchegante de 60 m², com living, TV, lareira e jantar, em espaços demarcados pela conexão/integração. A estética responsiva, que contempla design e sustentabilidade, também figura por aqui. Destaque para os painéis de matéria-prima espanhola que remete ao granilite, um twist dos anos 1970, e para o tapete desenhado por ela própria e produzido pela By Kamy com aparas e descartes reciclados de outros tapetes. Tudo em sintonia com os móveis da Artefacto, como a mesa Eclipse e a cômoda Ray. “Sou fã da Artefacto e percebo que, como poucas empresas no mercado nacional, ela vende e entrega luxo. E quando falo ‘luxo’ vou muito além dos tecidos especiais, caríssimos, dos materiais nobres, das madeiras de lei ou das fibras artesanais. Falo do que, para mim, é o que se entende por luxo: uma empresa comprometida com seu cliente, que atende, responde e tem um pós-venda impecável”, encerra.

MOSTRA ARTEFACTO BEACH & COUNTRY – D&D 2021

Flávia Cardozo, Karen Pisacane, Marcy Ricciardi, Myrella Castilho, Talita Nogueira e Tota Penteado, participam desta edição da Mostra Artefacto Beach & Country 2021.

Flávia Cardozo (@flaviacardozoarq)

Nascida em família de engenheiros e construtores, a cuiabana amava visitar canteiros de obras junto ao pai. Para não fugir da tradição, cursou Arquitetura na Belas Artes e Design de Interiores na Escola Panamericana. Ela ainda tem no portfólio estudos em mercado de luxo, construções sustentáveis e neuroarquitetura. Há mais de 20 anos, Flávia entrega propostas de morar charmosas pelo Brasil afora e também na Flórida, Estados Unidos. Não foi tarefa difícil, portanto, mergulhar na toada de uma casa mais orgânica, como pede o tema da Mostra Artefacto 2021. “É a forma como nosso escritório trabalha. Buscamos a essência dos nossos clientes, o DNA Natural de cada um e executamos o projeto 100% personalizado”. Segundo Flávia, as lições deixadas pelo confinamento pedem imersão na natureza – quanto mais vegetação, melhor. Também é de extrema relevância ter um espaço para trabalhar com qualidade, boa iluminação

natural e privacidade nos momentos de concentração. Para a sua estreia na Mostra, ela entrega o projeto de uma casa de praia sofisticada, que poderia estar em Salvador ou em Maresias. O conceito reforça um morar com praticidade e joga luz nas peças-ícones da marca, caso do balanço Angatu, da mesa Paloh ou da poltrona Lakor. “A Artefacto é sinônimo de qualidade, durabilidade e sofisticação”, finaliza.

Karen Pisacane (@karenpisacane.arq)

Aos 15 anos de idade Karen começou a estudar Design de Interiores na Academia Brasileira de Artes – e não parou mais. Na sequência, a paulistana cursou Arquitetura na FAU-Mackenzie. E desde 2003 ela mantém uma estação de trabalho própria, a partir da qual projeta para localidades diversas como Miami, Nova York, Alemanha, Minas Gerais, Amazonas, Piauí, Bahia, Distrito Federal e São Paulo. “Precisamos priorizar o autocuidado, transformar a casa em ambientes agradáveis, confortáveis, onde nos recarregamos verdadeiramente. Acredito que ninguém mais vai deixar a casa sem capricho e cuidado, pois percebemos a relação que temos com os espaços – eles tendem a ficar cada vez mais serenos e equilibrados”, analisa sobre os tempos de hoje. Karen foi colher inspiração na paradisíaca Tulum, cidade mexicana de mar arrebatador, para compor a sua terceira participação na Mostra Artefacto. O projeto de 40 m² ficou ainda mais fluido dentro de uma atmosfera rústica-chic que enaltece alguns dos móveis mais icônicos da marca, caso da mesa Milpa, do sofá Gardu e da poltrona Corumbau. “A Artefacto tem excelente qualidade, design refinado e um atendimento simplesmente impecável”, finaliza.

Marcy Ricciardi (@marcyricciardi_arquitetura)

Há mais de 10 anos no mercado, a paulistana formada na faculdade Belas Artes teve a paixão despertada para atuar no segmento a partir das visitas que fazia às casas em exposição. “A minha mãe sempre teve fascínio por repaginações e mudávamos com frequência os móveis de lugar”, relembra sobre o desabrochar do amor em sua profissão. De seu escritório próprio, ela dispara layouts variados para destinos como São Paulo, região do ABC, Guarujá, Campos do Jordão, Texas e África. Desta vez, Marcy despeja a sua expertise no espaço de 100 metros quadrados alinhavados sob medida para coroar a sua segunda incursão na Mostra Artefacto. “Criamos uma entrada com a icônica bicicleta, em fibra, pendurada, como uma linda escultura sobre os tijolinhos. Na sala de jantar destacam-se as poltronas Antilhas, peças muito especiais, por conta do jogo de luz e sombra que proporcionam. Sou apaixonada por este design! Na sequência, temos o living com a lareira que confere aconchego e elegância ao conjunto”, revela. Do catálogo da Artefacto, Marcy colheu itens com formas que exploram ao máximo as tramas, texturas e contornos da natureza, a exemplo do módulo Yar, do buffet Amalfi e do banco Arugam. “Somos privilegiados por ter uma empresa como a Artefacto no Brasil nos dando suporte. É a garantia de qualidade e de bom atendimento”, finaliza.

Myrella Castilho (@myrella_castilho_arquitetura_)

O olhar cirúrgico para o universo das artes conduziu Myrella às marcações da régua e do compasso. Natural de Marília, interior de São Paulo, a arquiteta atua há 19 anos no circuito, com encomendas arquitetônicas e de interiores, tanto na sua cidade natal como em Uberaba, Uberlândia, Londrina, Brasília e até na China. Um loft pautado no lifestyle masculino, conjugado por estar, sala íntima, jantar e dormitório, totalizando 102 m², valida a primeira participação da profissional na Mostra. “A Artefacto proporciona uma experiência satisfatória do começo ao fim do processo, com peças atemporais, de qualidade – além do excelente atendimento”, reforça sobre a expertise de 45 anos do label. A paleta neutra está personificada com elegância no sofá Raja, na estante Maho e no módulo Bellagio, móveis emblemáticos do dream team da Artefacto B&C. “Destaco as cores sóbrias e as escolhas do mobiliário e da decoração, harmônicos entre si, porém imponentes, sem perder o protagonismo, quando inseridos individualmente no contexto geral”, define.

Talita Nogueira (@talitanogueiraarquitetura)

Talita graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com estudos complementares na Technische Universität München (TUM), em Munique, na Alemanha. Dos escritórios fixados em Curitiba e São Paulo, desde 2011, ela articula projetos arquitetônicos residenciais, de interiores e corporativos, tanto nas regiões sul e sudeste. Para fazer bonito na Mostra Artefacto D&D ela – que já havia cravado suas pranchetas em 2018, 2019 e 2020 na edição de Curitiba – apostou em um formato de living com sala de jantar, totalizando 47 m². “O ambiente está voltado para uma reflexão de busca interior, um espaço que sirva como refúgio. A textura azul cria efeito inusitado e proporciona conforto e bem-estar aos visitantes,

que são convidados a permanecer, como num lar”, contextualiza. A busca por um lugar dos sonhos também está apoiada na escolha da paleta clara do mobiliário, que confere elegância à narrativa decorativa. O módulo Kadan, a mesa Biak e a poltrona Mayu, mobiliário ponta de lança da Artefacto B&C, deixaram o conjunto mais harmonioso. “O design funcional da Artefacto torna os móveis únicos e sofisticados. Além da garantia de segurança e da credibilidade”, alinhava.

Tota Penteado (@totapenteadointeriores)

Graduada originalmente em Turismo e com especialização em hotelaria, a paulistana recalculou a rota rumo aos interiores sob influência de uma tia que era apaixonada pelo tema, numa época de decoradores e arquitetos chiquérrimos, entre eles Andrea Moroni, José Duarte Aguiar, Terry Della Stuffa e Germano Mariutti. Após nove anos de estudos de Decoração e História da Arte, Tota deu os primeiros passos como estagiária no escritório de Rouben Bournoukians – e decolou. A veterana já conta com mais de trinta anos de experiência em residenciais e corporativos e carrega um portfólio que atinge diversos projetos de implantações e retrofits em São Paulo, interior da capital e também no litoral. O mood natural chegou com eloquência no espaço de 70 m² que sublinha a sua terceira participação na Mostra Artefacto. “Tirei proveio das tubulações aparentes e inspirei-me no conceito de loft nova-iorquino, onde a integração dos ambientes é total”. O lifestyle despojado, porém chic, está apoiado na aplicação de tijolos, argila, ferro e pedra, que remetem ao design orgânico e fazem ode à simplicidade da natureza. O módulo Kondey, a cama Ayna e a vanity desk Lulli são algumas de suas escolhas no catálogo Artefacto. “Sou cliente da Artefacto desde o início da empresa, quando a loja ficava na rua Teodoro Sampaio. Sempre foram engajados com seus clientes e conectados com qualidade e design. Esses fatores fizeram a empresa chegar onde está hoje. O pós-venda da Artefacto é impecável – no meu histórico, nunca deixaram um único cliente insatisfeito”, atesta.

#Artefacto45anos / #ArtefactoNatural / #ArtefactoDNA

Serviço

Artefacto e Artefacto Beach & Country

Avenida das Nações Unidas, 12555 – Cidade Monções, São Paulo

D&D Shopping

créditos fotos: Raphael Briest/Marco Antonio