Arte literária compõe exposição interativa na Gelarteria – Gelato Café & Arte de Guaratuba

Momento é favorável para solicitar aposentadoria
18 de janeiro de 2018
25 anos de liderança mundial nas exportações de tabaco
18 de janeiro de 2018

Poesias de diversos poetas brasileiros em um projeto inovador de Cassandra Garrido Joerke

A estação mais quente do ano é convidativa para tomar aquele sorvete delicioso. Imagine poder apreciar arte enquanto está se refrescando ao sabor de gelatos artesanais? E ler um poema de forma inovadora? Isso é possível! E o local é a Gelarteria – Gelato Café & Arte, em Guaratuba, litoral do estado. A promotora e curadora cultural, Cassandra Garrido Joerke, leva ao espaço a exposição Chuva Poética, uma instalação tridimensional com vários poemas que tem a intenção explícita de banhar, de tocar, de emocionar, de despertar algo bom em cada um através da poesia. É a arte literária envolvendo as pessoas de forma diferente.

“Quando idealizei este projeto queria levar a arte literária, que acredito ser a que mais pode modificar o ser humano, para um local público de maneira interativa. Pensei em poesia. Imaginei que se fossemos tocados por poesia, algo novo despertaria em cada um. Algo bom!”, explica Cassandra. A exposição é aberta ao público de domingo a domingo, entre 12 de janeiro e 28 de fevereiro, das 12h:00 às 00h:00 e a entrada é gratuita.

A curadora planejou algo incomum, pois não queria que as poesias fossem lidas por meio de livros. Tinha que ser algo prazeroso, diferente, divertido… então, em uma conversa com a filha surgiu a ideia da chuva. “Quem não gosta de se molhar na chuva? Perguntou-me ela. Criança sempre quer se molhar, não importa a estação. Então, porque não uma chuva de poesias? Assim nasceu o projeto Chuva Poética”, revela a curadora.

Cassandra escolheu dedicar seu tempo ao universo artístico porque percebeu uma carência de agentes culturais para criar oportunidades. “Esta é a minha contribuição para mudar este mundo. Se quero algo melhor devo me esforçar para isso. Então busco ideias, projetos que tenham este foco”, diz Cassandra que expos mais de 5 mil poemas na primeira versão de Chuva Poética. Para a Gelarteria – Gelato Café & Arte de Guaratuba, devido ao espaço, Cassandra apresenta 3 mil poemas que levam o visitante para uma experiência sensorial única. “A ideia é um banho poético mesmo, banho de chuva. A instalação foi pensada para proporcionar este experimento: sermos tocados pela poesia!”.

Os participantes são autores de diversos locais. Com diversos gêneros poéticos, muitos escritores estão em sua primeira aparição, revelando o contexto de suas letras pela primeira vez. Venha banhar-se em poesia. Deixe-se tocar pela poesia nesta chuva incrível! E aproveite para levar consigo a poesia que mais gostar.

Chuva Poética por Chuva Poética

Em 2016, quando Cassandra organizou o evento Minha Arte no MON, que reuniu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, mais de 250 artistas nas áreas de artes plásticas e design, a curadora sentiu de perto a dificuldade que este universo tem no mercado como um todo. “A arte não está sendo valorizada e nem mesmo aceita como deveria. Muitos artistas também alimentam essa cultura errônea”, comenta Cassandra.

A literatura então fica muito longe do ideal. Cassandra ficou incomodada com essa realidade e neste evento específico dedicou o espaço mais nobre e especial para a literatura como arte, a arte das palavras! E assim foi realizado um evento de artes completo: artes plásticas, design e literatura.

Cassandra conheceu muitos autores neste evento e todos relataram as dificuldades de divulgar seus trabalhos e de viver da escrita. Assim a curadora começou a pensar o que poderia fazer para contribuir. Como fazer algo novo para transformar as pessoas em relação a isso? Quando a ideia surgiu, como chuva poética mesmo, foram feitas pesquisas para saber se existia algo parecido. Nada apareceu. Então foi questão de tempo para organizar tecnicamente como seria a exposição.

A primeira edição aconteceu em agosto de 2017, com 5 mil poemas de 53 poetas diferentes, no Shopping Jardim das Américas, em Curitiba. Em seguida foi realizada a Chuva Poética Européia com poemas em 5 idiomas, no Espaço Fábrika, também em Curitiba, em parceria com Aliança Francesa, Instituto Goethe, Instituto Cervantes, Casa da Cultura da Polônia e Centro de Cultura Italiana.

Sobre Cassandra:

Farmacêutica Industrial de formação, Cassandra sempre esteve envolvida com área comercial e organização de eventos. Trabalha como promotora cultural além de representar artistas e escritores. Organizou sua primeira exposição em 1998 para a Livrarias Curitiba. É curadora da Aliança Francesa em Curitiba. Tem parceiros fundamentais como a Biblioteca Pública do Paraná e o Shopping Jardim das Américas de Curitiba.

CHUVA POÉTICA

Vamos dar um banho de poesia no verão!

Esta instalação tridimensional inovadora,

composta por três mil poemas de pessoas diferentes,

tem a intenção explícita de proporcionar um banho real de poesia.

Poesia de pessoas inspiradas!

Poesia de poetas e escritores!

Poesia de todos e para todos!

Adentre a chuva, deixe-se tocar pela poesia,

Esta Chuva Poética é para você!

Serviço

Nome da exposição: Chuva Poética

Data: de 12 janeiro a 28 fevereiro

Dias: domingo a domingo

Local: Gelarteria – Gelato Café & Arte

Horário: das 12h:00 às 00h:00

Entrada: Franca

Endereço: Rua 29 de Abril, 805 – Guaratuba – PR

Site: https://www.gelarteria.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/gelarteriacwb/