Arte e técnica na vida e obra do icônico arquiteto brasileiro Vilanova Artigas

Golden Friday: AlkhemyLab oferece até 50% de desconto para alquimizar o mundo
23 de novembro de 2020
Arezzo&Co estreia no segmento de second hand com aquisição do brechó 100% online TROC
23 de novembro de 2020

Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros do século XX, o curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), mais conhecido como Vilanova Artigas, deixou um legado icônico para a arquitetura nacional moderna

Em razão do centenário de seu nascimento, comemorado em 2015, sua neta Laura Artigas roteirizou o documentário biográfico “Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz”, que dirigiu ao lado de Pedro Gorski e que será exibido no Curta!.

Através da lembrança de seus amigos, familiares e alunos, a produção passeia pela trajetória de Vilanova Artigas, revisitando, entre outros, as construções de suas primeiras casas, sua ligação com o Partido Comunista e aulas com Prestes Maia. Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Pritzker), os arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva, Álvaro Puntoni, Jon Maitrejean e Ruy Ohtake, o historiador Carlos Guilherme Motta, o fotógrafo Cristiano Mascaro e o ator Juca de Oliveira são alguns dos nomes que dão depoimento no filme, narrado de forma cronológica.

Imagens de arquivo pessoal e relatos inéditos do arquiteto ajudam a projetar essa história, que perpassa a construção de algumas de suas principais obras, como o Edifício Louveira, a FAUUSP e o Estádio do Morumbi. O olhar dos usuários que frequentam seus prédios nos dias de hoje também está presente, contribuindo para revelar o profissional conhecido por tratar a arquitetura como o equilíbrio entre a arte e a técnica.

Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz” é uma coprodução do Itaú Cultural com a Olé Produções. A exibição é na Terça das Artes, 24 de novembro, às 22h20

Terça das Artes – 24/11

22h20 – “Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz” (Documentário)

O documentário remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, apresenta a história de vida de Artigas. Direção: Laura Artigas e Pedro Gorski. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de novembro, quarta-feira, às 02h20 e 16h20; 26 de novembro, quinta-feira, 10h20; 28 de novembro, sábado, às 15h20 e 29 de novembro, domingo, às 15h.

PROMO:https://youtu.be/RVndrKc-Ffg

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br.

Siga o Curta! nas redes sociais: www.instagram.com/canalcurta, www.facebook.com/canalcurta, twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.