Arte Curitibana é Destaque em Veneza

Villa Coração Guest House: conforto e exclusividade para curtir os feriados de novembro
21 de outubro de 2021
Balskee, releitura do icônico tênis com salto de Isabel Marant, chega ao Brasil
22 de outubro de 2021

Crítica especializada na arte contemporânea em vidro reconhece a obra produzida em Curitiba como criativa e inovadora

A quinta edição do Festival Internacional The Venice Glass Week foi realizada em setembro, e destacou-se pela quantidade de eventos dedicados ao vidro, com mais de 250 mostras, conferências e workshops espalhados simultaneamente entre Veneza, Murano e Mestre, na Itália. O festival aconteceu com atividades presenciais e on-line com uma variedade de atrações que conquistaram públicos de todas as idades, mesmo com medidas de prevenção à Covid 19.

Esta edição teve a participação presencial de artistas e designers de todo o mundo com suas obras, bem como de maneira on-line transmitindo conversas sobre Vidro da Apice, que trouxe o grande mestre americano Dale Chihuly.

Palazzo Franchetti – Instituto Vêneto de Ciências, Letras e Artes – Veneza – Itália

OThe Venice Glass Week Hub, ponto central do festival, atraiu mais de 5.000 visitantes durante a semana com a exibição de obras de 18 artistas de diversas partes do mundo. A instalação “Vuoti” da curitibana Désirée Sessegolo foi uma das obras em destaque no local. “Vuoti” é uma instalação inspirada no abstracionismo orgânico, composta por 300 peças suspensas, produzida em vidros brancos por meio da técnica denominada Vidro Celular, desenvolvida pela artista. “O conjunto da obra estabelece uma relação que vai além do pensamento estético, propondo também uma reflexão sobre a frágil e delicada presença da vida no universo”, explica a designer e artista Désirée Sessegolo sobre a concepção da obra.

“Vuoti” é uma instalação da designer Désirée Sessegolo que já expôs outras obras em Veneza nos anos de 2018, 2019 e 2021. Ela também foi selecionada em 2020, mas foi impedida de participar devido às restrições relativas à pandemia.

Désirée Sessegolo.

Mostra no Palazzo Loredan, sede do Instituto Vêneto de Ciências, Letras e Artes.

Trabalho Reconhecido pela Crítica Especializada

A obra da artista recebeu crítica favorável de Jean Blanchaert, personalidade emblemática no mundo das artes na Itália. Blanchaert é curador, galerista, crítico de arte, historiador e há mais de trinta anos conduz sua atividade em contato com materiais contemporâneos. Lidera a galeria da família fundada por sua mãe Silvia em 1957, em Milão, que sempre se especializou em materiais contemporâneos.

Figura multifacetada, dedicada à curadoria de dezenas de exposições em locais institucionais, no campo do vidro, cerâmica, ferro e mármore, e também no campo da arte e da fotografia.

Jean Blanchaert redigiu sua crítica à artista brasileira em meio a um encontro de artistas em Veneza.

Désirée Sessegolo apresenta uma obra criativa e inovadora chamada “Vidro Celular”, resultado de anos de pesquisa. Suas obras e esculturas, caracterizadas por cores intensas, criam formas que lembram a superfície lunar. Com seus vidros, Désirée Sessegolo não só transmite alegria, mas nos leva a refletir sobre a presença do homem no universo.” – Jean Blanchaert.

Désirée Sessegolo se dedica ao trabalho com vidro desde 2008 como sua principal forma de expressão artística. Suas criações incluem esculturas, instalações, luminárias e coleções de objetos autorais.

A Semana do Vidro de Veneza foi presidida pela historiadora Rosa Barovier Mentasti e composta por Rainald Franz, Chefe da Coleção de Vidro e Cerâmica do Museu MAK-Austríaco de Artes Aplicadas / Arte Contemporânea em Viena e Susanne Jøker Johnsen, Chefe de Exposições da Real Academia Dinamarquesa – Arquitetura, Design, Conservação em Copenhague e Diretora do Vidro Europeu e Cerâmica Contexto em Bornholm, na Dinamarca, juntamente com o curador Jean Blanchaert e o artista Marcantonio Brandolini d’Adda.

A obra “Vuoti” pode ser vista no site oficial do evento acessando o link:

https://www.theveniceglassweek.com/it/listing/desiree-sessegolo-vuoti/

“Brasileiros que fazem a diferença”

Esse foi o título de um post na página oficial do Facebook do Consulado Honorário do Brasil em Veneza. Eles destacaram a participação da brasileira com o seguinte texto: “Obras da designer ítalo-brasileira Désirée Sessegolo expostas no festival THE VENICE GLASS WEEK, selecionada pela 4ª vez, sua obra apresenta formas orgânicas e poética inspirada no vazio que faz refletir sobre a matéria e não-matéria e transmite a sensação de leveza e luz. O Consulado Honorário do Brasil recebe com grande prazer os brasileiros que fazem a diferença.” – Consul Helen Gnocchi.

O post pode ser acessado pelo link: https://www.facebook.com/102920325030255/posts/273100991345520/

Sobre a artista

Désirée Sessegolo é artista multidisciplinar ítalo-brasileira nascida em Curitiba-PR – Brasil. Seu trabalho é reconhecido pelo Museu Alfredo Andersen, Casa João Turin, Museo del Vidrio de Bogotá, International Biennale of Glass na Bulgária e The Venice Glass Week na Itália dentre mais de 50 mostras que participou em uma década dedicada à arte do Vidro.

Sobre a técnica

A denominação “Vidro Celular”, técnica exclusiva da designer e artista visual, se define pelo seu processo de fusão, onde as partículas de vidro se movimentam buscando um equilíbrio físico, originando texturas orgânicas compostas por espaços vazados que remetem a texturas celulares.

Histórico de participações na The Venice Glass Week

2018 – Amazônia

2019 – Morpho

2020 – Oggetti (participação cancelada devido à pandemia)

2021 – Vuoti

Serviço:

Exposição em Veneza na Itália – The Venice Glass Week 2021

Artista: Désirée Sessegolo

Curadoria: Edilene Guzzoni

Título da obra: Vuoti

Data: 04 a 12 de setembro de 2021

Local: The Venice Glass Hub – Palazzo Loredan

Site do evento: www.theveniceglassweek.com

Link da obra Vuoti:https://www.theveniceglassweek.com/it/listing/desiree-sessegolo-vuoti/

Site da artista: www.desireesessegolo.com

Instagram:@desireesessegolo