Arquitetura em projetos náuticos

Estrela de Elis, Laila Garin vem a Curitiba para o musical “Gota D’Água [a seco]
27 de fevereiro de 2019
Primeiro ônibus elétrico 100% produzido no Brasil nasce de parceria entre Moura, Eletra e XALT
27 de fevereiro de 2019

Projetos náuticos requerem vasto conhecimento técnico para resultados que valorizem o conforto e a sofisticação

A paixão pelo mar permite que os navegantes possam visualizar a paisagem das cidades de longe, em uma outra perspectiva. Os proprietários de barcos de luxo ou veleiros gostam de conhecer lugares novos e chegar a eles pela porta da frente: a praia.

Seja para conhecer o mundo ou encontrar a si mesmo, os fiéis companheiros de viagem sempre são o barulho do mar, o vento e a paz de espírito. As embarcações são um meio de locomoção, mas também podem ser uma casa por período longo ou curto de tempo. O cenário dos barcos também é algo que pode ser contemplado pelos tripulantes, além das lindas paisagens que se mostram durante a viagem. E porque não pensar neste cenário como algo personalizado, voltado totalmente para seu estilo de vida, dentro de composições que inspiram e carregam a sua identidade?

Existem alguns modelos de embarcações em que é possível trabalhar diferentes projetos. Pode ser um iate, uma lancha de lazer monocasco, um catamarã ou um veleiro. Inicialmente, para desenvolver um projeto náutico é necessário estudar o modelo e a sua finalidade (lazer, passeio ou esporte).

Os barcos nacionais costumam ter mais área de lazer externa em relação aos internacionais. Principalmente por conta da área da churrasqueira que geralmente se localiza no cockpit. Essas áreas são mensuradas em pés e, dependendo do fabricante, as áreas úteis do salão interno podem variar bastante.

É possível atuar de várias formas em relação ao desenvolvimento do projeto. Quando feito para um estaleiro, pode ser criada uma linha de produção em série que será comercializado, mas, se o contato é com o cliente, ela pode atuar em um projeto totalmente exclusivo, desenvolvido de forma personalizada. E ainda existe o modelo retrofit, em que a profissional revisa troca de tecidos e os revestimentos das paredes e luminárias para dar um novo cenário para o interior da embarcação.

Interiores e exteriores modernos e acolhedores, mobiliário sob medida e design ousado são as principais escolhas dos clientes. Além disso, uma atenção especial deve ser dada a proteção solar: os toldos garantem a diversão despreocupada dos navegantes sob sua sombra. A análise minuciosa dos locais que o barco em estudo costuma frequentar, assim como o tipo de maresia que estará exposto, também é fundamental para escolher os melhores materiais para o seu acabamento e a sua decoração.

Diante de todas essas observações, é valido destacar como a arquitetura tem um papel importante nos projetos de embarcações, pois, por meio dela, será possível buscar soluções para atender as necessidades de cada cliente. A arquitetura não está presente apenas nas cidades, mas também com vista privilegiada para o mar.

Sobre SCK Arquitetura – Eliza Schuchovski

Da arquitetura estrutural ao design de interiores, o portfólio da arquiteta Eliza Schuchovski apresenta projetos residenciais, comerciais e corporativos com marcante brasilidade e sem excessos. A arquiteta conta com a expertise necessária para desenvolver projetos de arquitetura que encantam pelo equilíbrio, coerência e modernidade. Com a carreira consolidada através de mais de 200 projetos assinados e um dos nomes mais lembrados nas principais mostras de arquitetura e decoração de Curitiba (PR), Eliza segue desde março de 2017, um caminho próprio na profissão com o escritório SCK Arquitetura, cuja palavra de ordem é personalidade.

Serviço:
SCK Arquitetura
Endereço: Avenida do Batel, 1230, conjunto 906, Batel – Curitiba, Paraná
Telefones: (41) 3528-3328 e (41) 99723-4555
Site: sckarquitetura.com.br
Facebook: www.facebook.com/Schuchovski-Arquitetura
Instagram: @eliza_schuchovski

crédito foto: Alberto Sodré