Arquitetura Comportamental: pequenas mudanças na casa podem contribuir com a saúde mental

Hospital veterinário inaugura maior UTI animal do país
19 de abril de 2021
O Boticário convida público a homenagear mães da linha de frente da Covid-19 nas redes sociais
19 de abril de 2021

Arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk dá dicas do que as pessoas podem fazer para melhorar o clima na casa e, de quebra, contribuir com o bem-estar emocional

A pandemia trouxe não só o vírus, mas também a necessidade do isolamento social, desemprego e uma grave crise financeira. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países, as restrições que tanto ajudam a conter o avanço da Covid-19, podem prejudicar a saúde mental. Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente.

Com o fim ainda distante, muitas pessoas passaram a desenvolver sintomas de esgotamento mental, visto que os momentos de lazer e trabalho passaram a ser todos no mesmo ambiente, dentro de casa. Ainda assim é possível reverter o cenário, transformar o ambiente e experimentar novas sensações com algumas pequenas mudanças, como trocar os móveis de lugar, investir na iluminação adequada, adquirir plantas e escolher a cor ideal para os cômodos.

A ArqExpress- startup que inova ao entregar projetos de arquitetura e decoração com orçamento total pré-definido pelo cliente e em tempo recorde- viu a procura pelos serviços crescer significativamente no período de isolamento e passou a atender cerca de 50 clientes por mês. De acordo com Renata Pocztaruk, arquiteta e CEO da empresa, as pessoas buscaram por transformações que poderiam ser feitas com a família dentro de casa, com custo acessível e sem quebradeira. “Com a quarentena as pessoas começaram a prestar mais atenção em suas casas e, o desejo que talvez antes não fosse uma prioridade, acabou batendo na porta de todas as famílias. Ficou evidente que um ambiente melhora a qualidade de vida e contribui com a saúde mental das pessoas”, afirma.

Pensando nisso, Renata desenvolveu algumas dicas que podem ser colocadas em prática para melhorar a saúde mental e, consequentemente, o clima da casa. “Nosso cérebro é bombardeado por inúmeras substâncias quando entramos em um novo ambiente e isso pode influenciar no funcionamento do organismo. Apenas a forma de dispor os objetos já proporciona uma grande mudança no bem-estar, contribui com o estímulo da criatividade, melhora a memória e gera novas experiências”, ressalta.

Imagens que acalmam:

É hora de tirar aquela foto tão saudosa da gaveta e investir em um belo porta-retrato. As fotografias, que estavam esquecidas e guardadas apenas nos celulares, remetem a um momento especial, trazem recordações. Prepare um cantinho para essas lembranças tão gostosas.

Além disso, decorar a casa com quadros e deixá-los na altura padrão já melhora 50% do ambiente.

Cores

Apostem em cores que tragam tranquilidade, as neutras são sempre uma boa opção. Se a ideia é colorir o ambiente, aplique em detalhes que possam ser facilmente substituídos depois, caso queira redecorar futuramente.

A iluminação adequada:

A iluminação de cada espaço precisa de uma atenção especial, afinal a luz certa é capaz de melhorar ou piorar o conforto do seu ambiente. Usar a lâmpada adequada para cada ambiente será uma preocupação mais forte. Além disso, os pendentes e luminárias decorativas ganham cada vez mais atenção na hora de pensar em uma iluminação mais intimista. Uma dica simples é trocar as lâmpadas e incluir as amarelas dentro de casa, pois trazem aconchego.

Conexão com a natureza:

Os elementos naturais e o contato com a natureza geram um bem-estar quase imediato. Por isso, não pense duas vezes ao considerar colocar alguma plantinha na parte interna da sua casa.

E a dica principal é manter o sentimento de harmonia naquele lugar, então nada como ter uma casa confortável e que nos traga tranquilidade.

Para saber mais sobre a ArqExpress, acesse: https://www.arqexpress.com.br/

Sobre a ArqExpress:

A ArqExpress é uma plataforma de arquitetura e decoração lançada em 2015 para melhorar o bem-estar e levar conforto ao dia a dia dos brasileiros. Criada por Renata Pocztaruk, a empresa é o mais inovador escritório de arquitetura do Brasil, entregando projetos de alta qualidade, em tempo recorde e com metodologia inédita. Além disso, a marca é referência no setor de educação e oferece treinamentos e mentorias para estudantes, arquitetos, decoradores e empreendedores, com mais de 50 cursos, 10 livros e quase 100 mil alunos. A empresa conta com escritórios distribuídos em 20 cidades brasileiras e mais de 100 arquitetos parceiros para atender todo o território nacional.