Arquiteto reforma Studio de 30m² ao estilo industrial

Millenials estão optando por lifting cirúrgico de sobrancelhas no lugar de procedimentos injetáveis
17 de setembro de 2021
Receita de primavera: aprenda como fazer uma salada refrescante e prática
17 de setembro de 2021

Projeto mostra tendência mundial que veio para ficar, pouco espaço, mas localização privilegiada

O estilo industrial chegou com tudo. Com tubulações expostas e cimento queimado, imitando uma fábrica antiga, a nova tendência de decoração chegou nos chamados studios, micro apartamentos com até 40m², que estão super em alta em grandes centros. A decoração simplista é ideal para decoração de espaços menores, pois garante praticidade, conforto e integração de ambiente.

Os studios vieram para ficar, liderado por um público que abre mão de espaço, mas privilegia a localização. Segundo dados da Secovi-SP (Sindicato de Habitação), o mercado está em franca expansão. Em 2020 o cenário encerrou com crescimento nas vendas de imóveis novos, lançamentos de até 30m2 representaram 24%, enquanto empreendimento entre 31m² a 45m2 somaram 53%, totalizando 60 mil unidades.

Optar por espaços menores precisa de planejamento. Conseguir otimizar cada cômodo é necessário para tornar cada espaço confortável. Para inspirar quem pretende comprar, decorar ou fazer uma reforma, e ainda não sabe por onde começar, o arquiteto Gláucio Gonçalves, especialista há mais de 20 anos e referência em projetos de studio e micro apartamento, realizou a reforma de um imóvel de 30m² e apresenta dicas e sugestões que vão guiar outros donos de apartamentos com este mesmo estilo nesta empreitada.

“Com uma metragem pequena, a ideia aqui foi decorar de forma a utilizar o ambiente com melhor aproveitamento de espaço, conforto e praticidade. Neste projeto, a pintura utilizada foi o látex. Os dutos de iluminação externos foram pintados de preto para combinar com a decoração e, assim, permitir mais integração e sintonia entre os ambientes”, observa Glaucio Gonçalves, arquiteto responsável pelo projeto.

Com misturas de cores, texturas e revestimento, de cara o apartamento ganhou estilo industrial, além de marcenaria combinando e mobília funcional. A parede de tijolos aparentes na sala empregou leveza e atmosfera aconchegante.

A iluminação foi outro ponto forte nesse projeto. A instalação de trilhos com diferentes pontos de projeção, trazem para cada ambiente, uma cena diferente, seja ela, mais iluminada ou intimista e aconchegante.

No quarto, a parede de cimento queimado na cabeceira da cama ganhou apenas um adesivo de mensagem, destacando a personalidade do morador. Enquanto o armário com espelhos, amplia o ambiente. Na cozinha, pia e cooktop juntos, otimiza e soluciona a falta de espaço. Outra maneira criativa de aproveitar melhor o espaço foi com a mesa embutida à parede, bastando apenas puxar sua estrutura na hora de usá-la. Leve e prática.

E, para finalizar, o banheiro foi revestido com ladrilhos em formato geométrico, que deram mais estilo. Armário com espelho e a cuba que acompanha as linhas do box. Dessa forma, ficou também com a função de lavabo para atender as visitas, pois como se trata do único banheiro do espaço, ele foi projetado para exercer essa dupla função. E um dos fatores que ajuda, por exemplo, é o armário com espelho que armazena todas os utensílios pessoais do morador, deixando a bancada do lavatório livre, apenas com a saboneteira.