Aptiv esclarece as principais dúvidas sobre carregadores por indução em veículos

Sete competências fundamentais para “pisar nas nuvens” com segurança
15 de agosto de 2019
Estudo americano sugere que comer frutas e vegetais com Vitamina A reduz risco de câncer de pele
15 de agosto de 2019

Livre de fios, equipamento utiliza ondas eletromagnéticas e atende smartphones dotados de tecnologia compatível;

Realidade em carros premium, item deve chegar aos modelos populares em
menos de três anos

Alguns veículos de montadoras como GM, Volvo, Hyundai e JAC Motors trazem na lista de equipamentos um item que ainda desperta curiosidade: o carregador por indução. No mercado há aproximadamente cinco anos, o componente integra uma das áreas de negócios da Aptiv, empresa de tecnologia global focada em soluções para o futuro da mobilidade.

Trata-se de um equipamento que recarrega a bateria de smartphones via wireless, ou seja, sem fios. A base de carregamento é formada por bobinas de arame que, por sua vez, criam um campo eletromagnético quando a corrente elétrica passa por elas.

Para recarregar, basta posicionar o aparelho sobre a superfície do carregador, que é ativado automaticamente. Porém, o smartphone precisa possuir tecnologia compatível. Também é importante que o aparelho esteja em contato direto com a respectiva base, sem interferência de capas ou outros objetos que possam obstruir a conexão.

Existem diferentes padrões para esta tecnologia: Qi, PMA e A4WP, sendo que o carregador por indução da Aptiv é compatível com todos. Entre as vantagens do sistema wireless estão a possibilidade de extinção de fios e cabos durante o carregamento, além da compatibilidade com aparelhos de diferentes marcas, tamanhos e modelos, de iOS a Android, independentemente do tipo de plugue.

A Aptiv acredita que carregadores por indução devem ter produção em larga escala a curto prazo. “A demanda deve crescer significativamente nos próximos dois ou três anos, quando novos modelos, e gerações atualizadas de veículos, chegarão ao mercado nacional. Até mesmo modelos populares, que terão uma central multimídia mais avançada, deverão adotar o sistema de recarga sem fio em breve”, defende Thiago Pellegrini, Gerente de Negócios/Programas da Aptiv.

Sobre a Aptiv

A Aptiv é uma empresa de tecnologia global que desenvolve soluções mais seguras, mais ecológicas e mais conectadas, que permitem o futuro da mobilidade. Visite aptiv.com