Aprenda o melhor ritual de beleza para fazer antes de dormir

Porcelanatos da Portinari são destaque na semana do design de Milão
20 de abril de 2018
Como moram as celebridades
20 de abril de 2018

Pesquisador em Cosmetologia sugere 6 dicas para potencializar o período de renovação e reparação celular, durante o horário do sono. Saiba os ingredientes mais eficazes para sua pele!

Ok, você já sabe que o período noturno é de reparação celular completa e isso traz benefícios para a pele — desde que você siga a boa recomendação das seis ou oito horas de sono. Mas é possível maximizar esse efeito e ter bons resultados para uma pele mais viçosa, hidratada e luminosa, como explica o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. “Seguir uma rotina de beleza, com os cremes e ingredientes mais indicados, colabora para potencializar o efeito reparador noturno, colaborando para efeito anti-idade”, acrescenta. O especialista montou uma lista de 6 dicas para seguir e aproveitar ao máximo o “sono da beleza”:

Sabonete com benefícios — Ir para a cama com um rosto limpo, sem maquiagem é o primeiro e mais importante modo de tratar da pele. Mas atenção: escolha um sabonete compatível com sua pele também. “Para quem mora em grandes cidades, o sabonete antipoluição com o ingrediente Exo-P é ideal. A substância ‘sequestra’ os metais pesados e reduz a atividade dos radicais livres”, afirma.

Esfolie sua pele — A esfoliação retira células mortas da superfície e isso é ótimo: “Além do efeito de limpeza, há um estímulo à renovação celular e a esfoliação ajuda a deixar o caminho livre para os cremes de tratamento que vêm na sequência”, sugere Lucas. Mas cuidado com os grânulos esfoliantes maiores: prefira os ultrafinos, como os da seda do arroz, e adicione à fórmula ingredientes calmantes como Aveia Coloidal.

Use um sérum poderoso — Fácil imaginar porque o sérum é o queridinho do momento: o líquido viscoso atua de forma mais concentrada na pele, tem rápida absorção e traz revitalização em pequenas gostas. “O produto pode reduzir a profundidade das rugas, ter ação antioxidante, hidratante, desglicante (combatendo os malefícios do açúcar na pele, tudo isso a depender dos ativos utilizados”, diz o farmacêutico. Segundo ele, uma boa fórmula combina vários ingredientes para atuar em sinergia. As novidades em ativos? Collrepair (desglicante), Celligent (antioxidante), Liftonin (redutor de rugas) e Hyaxel (hidratante).

Hidrate sua pele — Se o sérum já secou, é hora de aplicar o creme rico em ingredientes hidratantes e nutritivos. Há várias substâncias no mercado que agem hidratando a pele, como o ácido hialurônico, a glicerina, o pantenol e Niacinamide PC, que melhora a função de barreira da pele.

Fronhas de seda no seu travesseiro — Parece extravagante, mas a fronha de seda do é mais suave na pele porque, ao contrário do algodão, a seda não ‘suga’ a umidade da pele e cabelo, além de evitar estranhas dobras em seu rosto.

Outras dicas — De acordo com o especialista, de duas a três vezes por semana, ou conforme orientação médica, um creme com retinol e climbazol pode oferecer maiores benefícios anti-idade. “O retinol tem a capacidade de melhorar o turn-over (renovação) celular, fazendo com que as células cheguem mais oxigenadas à superfície. O climbazol em associação potencializa a ação dos retinóides, segundo estudos”, afirma Lucas. As máscaras de biocelulose podem ser aplicadas duas vezes por semana, com vários benefícios de acordo com o ingrediente escolhido.

FONTE: Lucas Portilho – Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.