Aprenda a fazer bolo de banana sem descartar a casca

Gazin Semijoias ultrapassa meta de vendas já no primeiro semestre
23 de julho de 2020
Cerca de 400 mil mudas foram plantadas ou doadas pela Engie no último ano
23 de julho de 2020

A receita ecologicamente correta é muito fácil de fazer, além de ser nutritiva

Não, você não leu errado. A casca de banana que normalmente é descartada pode ser reaproveitada em receitas. Ela por si é rica em fibra e luteína, antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata. Também é possível encontrar boas doses de ômega- 6, potássio, cálcio e magnésio.

Mas, será que isso é seguro? De acordo com Violeta Stoltenborg, responsável pela Comunicação do Sítio A Boa Terra, as cascas, os talos e as sementes concentram grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes essenciais para manter a saúde em dia, principalmente, se elas forem provenientes de uma agricultura orgânica que não utiliza adubos químicos, fertilizantes ou agrotóxicos.

Importante lembrar que o consumo de cascas e talos requer uma higienização caprichada, ainda mais no momento em que a saúde está em pauta. Dito isso, vamos ao passo a passo. Confira.

BOLO DE BANANA COM CASCA

Ingredientes:

  • 3 ou 4 bananas;
  • 1 xícara de óleo ou óleo de coco;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara;
  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de aveia em flocos finos;
  • 2 colheres de chá de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento.

Preparo:

Bater no liquidificador as cascas de banana com o óleo, até ficar uma massa homogênea. Em seguida, acrescente os ovos e bata novamente. Inclua o açúcar e quando esses ingredientes estiverem bem batidos despeje tudo em uma vasilha.

Na vasilha misture a farinha integral com a aveia aos poucos e vá mexendo. Acrescente a canela em pó, misture e, então, coloque as bananas em rodelas misturadas na massa para dar um sabor a mais. Por último, coloque o fermento.

Disponha a massa em uma forma redonda e deixe assar em forno médio. A receita é ótima para acompanhar com chá fresquinho.

Sobre A Boa Terra:

O Sítio A Boa Terra é um dos pioneiros na agricultura orgânica no Brasil e na entrega de cestas orgânicas na porta de casa. Em 1981 os fundadores Joop e Tini seguiram o sonho de uma sociedade mais justa e uma agricultura também mais justa, mais em equilíbrio com a natureza, com o homem que produz e que se alimenta da terra. Tudo isso em uma época que a grande maioria das pessoas não sabia, nem nunca tinha ouvido falar o que era um alimento orgânico. Atualmente, centenas de famílias são atendidas por semana na grande São Paulo, Ribeirão Preto e algumas cidades mais próximas ao Sítio.