Aprenda a destacar paredes em casa com efeitos geométricos na pintura

Bruna Marquezine para o Dia dos Namorados da Intimissimi
28 de maio de 2020
Novidade: The Big Bang Burger chega à Curitiba com os burgers inspirados no seriado mais divertido da televisão
28 de maio de 2020

Para animar espaços, adicionando personalidade na decoração de casa, você pode fazer um desenho geométrico na parede

A geometria não é mais novidade na arquitetura e design de interiores, mas continua em alta em projetos residências e comerciais, podendo ser aplicada com tintas de maneira prática, rápida e barata. A parede geométrica transforma paredes comuns em protagonistas, incrementando o visual de qualquer ambiente.

As formas geométricas trazem ao espaço escolhido um ponto de cor decorativo, de interesse e movimento. Com uma proposta que se adequa facilmente ao estilo de vida do morador, criando ambientes clássicos, despojados, retrô e modernos. “O primeiro passo para pintar um estampa geométrica é decidir qual estilo você quer criar para esse ambiente. Pois dependendo da técnica e da forma que você aplicar é possível criar uma parede moderna, divertida e harmônica”, explica a especialista em cor e tintas, Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

Outro ponto importante é se atentar ao equilíbrio para não carregar nas figuras e nas cores, deixando o espaço com excesso de estímulos. “É importante levar em consideração outros fatores como iluminação e outros elementos da decoração, como tapetes, almofadas, cortinas e mobília. Uma boa sugestão de aplicação de padrões geométricos é utilizar tons claros com escuros. Se optar por discrição use apenas um tom ou em caso de um ambiente mais moderno, combine preto com branco” comenta Fecci.

Confira um passo a passo para fazer em casa uma parede geométrica com as dicas de Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams. Para saber mais acesse o link e veja o vídeo que preparamos sobre o conteúdo: http://www.youtube.com/watch?v=_HZIM-Qhc4Y.

Passo a passo da parede geométrica

1 – Preparação: usando um pano ou esponja de celulose umedecida em água e um pouco de detergente neutro, limpe as paredes a serem pintadas para remover poeira e sujeira. Lave as paredes com água limpa para remover os resíduos de sabão. Faça os furos conforme necessário. Raspe a areia e limpe a poeira. Coloque a fita do pintor em torno das bordas do teto, janelas, portas, acabamentos do piso e qualquer outra madeira ou acabamento que não esteja sendo pintado.

2 –Plano: decida o padrão geométrico que você deseja em sua parede. Algumas opções populares são espinha de peixe, divisa, hexágono, arlequim e treliça. Meça a altura da parede para determinar o número de linhas no padrão. Na imagem utilizamos a altura da parede de 96. Dividimos por 6 linhas, o que nos deu uma altura de 16″. Agora meça a largura da parede para determinar o comprimento de cada forma no padrão. Na parede tinha 174 “de largura. Dividimos por 6 para nos dar uma largura de forma de 29”. Planeje seu padrão de cores. Use o visualizador Sherwin-Williams ColorSnap para explorar cores e encontrar cores coordenadas.

3 – A medida: Use uma fita métrica ou régua e lápis para marcar levemente seu desenho na parede.

4 -Fita: recomendamos começar com a cor mais clara primeiro. Use a fita adesiva para colar a borda externa das formas para sua primeira cor.

5 – Pintura: começando com a cor mais clara, primeiro use um pincel para pintar cuidadosamente as bordas das formas mais próximas da fita.

6 –Repita as etapas para a segunda cor: Use a fita adesiva para colar a borda externa das formas para sua segunda cor.

7 –Segunda cor da pintura: Use um pincel para pintar as bordas das formas mais próximas da fita. Finalize com um rolo de pintura para preencher a forma.

Sobre a Sherwin-Williams

Fundada em 1866, a Sherwin-Williams é líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos. Presente no Brasil há 75 anos, a empresa atua entre os principais fabricantes do mercado brasileiro. A Sherwin-Williams produz para o segmento imobiliário, industrial, automotivo, aerossol e tinta em pó, com marcas reconhecidas como Metalatex®, Novacor®, Aquacryl®, Design®, Super Paint® e Sumaré. A empresa está comprometida em investir em pesquisa e desenvolvimento, sendo responsável por diversos produtos que se tornaram referência no mercado. Localizada no estado de São Paulo, no segmento imobiliário, a Sherwin-Williams possui escritórios e uma fábrica no município de Taboão da Serra. Também fez parte do grupo, a unidade de tintas industriais, aerossóis e tintas em pó, localizada na cidade de Sumaré. E a divisão de tintas automotivas localizada em São Bernardo do Campo. Para mais informações acesse o nosso site, em http://www.sherwin-williams.com.br e as nossas redes sociais: http://www.facebook.com/sherwinwilliamsbrasilhttp://www.instagram.com/sherwinwilliamsbr e br.pinterest.com/ swbrasil .