Apraxia da fala: por que é tão importante observar as primeiras palavras de nossos bebês?

Com cantor Daniel, Cartago apresenta linha especial de calçados para o Dia dos Pais
10 de agosto de 2023
Flórida Central: um destino para TODOS!
10 de agosto de 2023

Atenção dos pais é fundamental, seja para identificação ou para o tratamento desse distúrbio do neurodesenvolvimento, que afeta sobretudo as crianças; especialistas do Hospital Paulista explicam principais características e procedimentos recomendados

Imagine você querer falar uma palavra, mas ela sair errada toda vez que a articula em voz alta? Tipo assim: quero verbalizar a frase “eu gosto”, mas na hora o que sai é “eu troco”, por exemplo – mesmo contra a própria vontade, mesmo sabendo que está errado.

É como se apertássemos a tecla “D” do computador, mas na tela aparecesse o “G” ou qualquer outra letra, dependendo do momento. Ou, ainda, como se a gente estivesse pensando num “gato”, mas falasse “rato” na hora de nominá-lo verbalmente. Ou seja, um lapso impossível de corrigir e que se repete a despeito da nossa consciência.

Isso acontece com muitas crianças em fase de desenvolvimento da oralidade. Pouco conhecida e ainda também pouco estudada, a chamada Apraxia da Fala Infantil (AFI) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que vem sendo diagnosticado com cada vez maior frequência no Brasil e no mundo.

Embora quase sempre os sintomas estejam associados a quadros de síndromes, como, por exemplo, a de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e algumas epiléticas, a AFI também pode se manifestar de forma isolada em crianças, sem tais características e por razões ainda desconhecidas.

“A incidência de forma isolada em pré-escolares corresponde a aproximadamente 1-2 crianças para cada 1000, em média, segundo dados da ASHA (American Speech-Language-Hearing Association). Os meninos, conforme esse estudo, têm maior proporção de prevalência: 2-3 meninos para cada menina diagnosticada”, destaca Dr. Gilberto Ferlin, otorrinolaringologista e foniatra do Hospital Paulista – referência neste tipo de atendimento.

A observação por parte dos papais e mamães, segundo o especialista, é fundamental para identificação desse distúrbio, que inicialmente pode ser encarado como um atraso da fala ou uma dificuldade decorrente da ansiedade da criança em querer se expressar. A avaliação foniátrica possibilita o correto diagnóstico de AFI entre outras alterações de fala e comunicação. O tratamento, por sua vez, demanda o suporte de um profissional especialista em fonoaudiologia ou até mesmo de uma equipe multidisciplinar.

“Em algumas situações, o caso pode demandar intervenção de terapeuta ocupacional, psicólogo, pedagogo, fisioterapeuta, odontopediatra e até nutricionista, compondo a equipe multidisciplinar, a depender da gravidade e necessidades do paciente. Nesse contexto, o papel dos pais também é fundamental no processo terapêutico, como complemento das atividades fora do ambiente hospitalar, potencializando os benefícios para o paciente”, observa Dr. Ferlin.

Adultos podem ter?

Da mesma forma que as crianças, adultos também podem vir a ser prejudicados com a apraxia da fala. Mas as razões costumam ser diferentes, conforme explica a fonoaudióloga Kezia Neves Pereira, também do Hospital Paulista.

“O não tratamento da AFI pode acarretar dificuldades que irão persistir na idade adulta. Mas a maioria desses casos refere-se à apraxia de fala adquirida. Isto é, decorrente de eventos neurológicos secundários, como um AVC, por exemplo, ou também doenças degenerativas, tumores e traumas”, explica.

Em todos os casos, porém, a fono enfatiza ser necessária a intervenção terapêutica fonoaudiológica, que tem entre seus objetivos melhorar a organização e o planejamento dos gestos articulatórios.

“O foco principal é adequar e conscientizar o paciente em relação à produção articulatória da fala, para que ele seja capaz de produzir os fonemas e as palavras corretamente. Dessa forma, a gente busca aumentar a produção de fala e a inteligibilidade.”

Nos bebês, importante notar

Aos papais e mamães que têm filhos em fase de desenvolvimento da fala, eis aqui quatro aspectos importantes, elencados pelos especialistas, que devem ter atenção:

  1. Demora para começar a balbuciar, após os 8 meses. As primeiras palavras devem surgir por volta de 1 ano de idade;
  2. Dificuldade por parte da criança em entender o que os outros falam;
  3. Troca de sílabas ou na ordem das palavras durante a composição de uma frase;
  4. Dificuldade por parte da criança em relatar fatos de sua rotina ou de recontar uma história. Aos 3 anos e meio, uma criança deve ter sua fala compreendida por um adulto que não a conheça.

Caso esses sintomas estejam presentes, a recomendação é procurar atendimento médico especializado.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui quase cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial e Foniatria.

Em localização privilegiada, a 300 metros da estação Hospital São Paulo (linha 5-Lilás) e a 800 metros da estação Santa Cruz (linha 1-Azul/linha 5-Lilás), possui 42 leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, mensalmente, 500 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e pronto-socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.

Divulgação