Aposta de 2021: metais conquistam mais espaço na arquitetura e decoração

Pessoas com deficiência têm grande valor produtivo nas empresas
8 de março de 2021
Ferramenta Mobi Game educa e contribui para enfrentamento da violência doméstica
8 de março de 2021

O material resistente ganha versatilidade e pode estar presente em todos os cômodos, seja em casa ou no ambiente de trabalho. Nos sistemas de escoamento, tampas de ralos se destacam com opções de cores variadas que agregam sofisticação e acabamento impecáveis

Não é de hoje que os metais têm sido usados na decoração: resistentes e fortes, eles imprimem personalidade ao ambiente e conversam bem com materiais de outras origens, como madeira por exemplo.

Projetos arquitetônicos de várias linguagens apostam no metal como elemento-chave. Seja no estilo rústico, minimalista, industrial, clássico, romântico ou moderno, ele aparece na movelaria, em objetos decorativos, em eletrodomésticos e também em peças de pouco destaque, que ganham outra roupagem, como as tampas de ralos.

O Grupo Linear, especialista em sistemas de escoamento, sempre se dedicou a inovações e aposta nos metais como um diferencial no seu segmento de mercado. “Em um momento em que se fala tanto em ressignificar, podemos dizer que o ralo também passou por essa transformação. Com acabamentos cada vez mais versáteis, aquela peça quadrada ou redonda de plástico está com uma nova característica e assume um papel não apenas de funcionalidade, mas também de unicidade na decoração do ambiente”, comenta Regina Montandon, Diretora Executiva da empresa.

Segundo profissionais especialistas em tendências, 2021 consolida o metal como item elegante, sofisticado e de personalidade. Os oxidados e coloridos, como o preto, são os que mais devem atrair a preferência do público. Para a arquiteta Karol Reiter, um revestimento de piso só fica perfeito se tiver um ralo na mesma cor – e as possibilidades metalizadas de tampas se adequam a qualquer tipo de piso. “No caso do preto, meu acabamento preferido do portfólio do Grupo Linear é a linha Tiny, da marca Elleve. Ela é discreta e ao mesmo tempo sofisticada. Fica lindo em banheiros, por exemplo”, esclarece.

Além do acabamento em preto, a linha Tiny oferece outras opções de tampo. Ainda na marca Elleve, as linhas Square e Versatile têm disponíveis os metais nas cores Inox Polida, Inox Escovada, Black Matte, Inox Gold e Rosé Gold. “E para os ralos lineares ocultos, as cantoneiras são uma opção de charme e ganham destaque na decoração do ambiente, com a vantagem de proteger as pontas do porcelanato. Sem contar que as cantoneiras garantem melhor adesão das ventosas nos modelos de ralos em que a subtampa possui revestimento antiaderente”, explica Regina.

Para quem pretende apenas dar uma repaginada seja no banheiro, na sacada do apartamento ou em qualquer ambiente que tenha o ralo tradicional nas tampas quadrados (de 10 cm ou 15 cm) ou ainda redondos (de 10 cm ou 15 cm de diâmetro), a indicação são as grelhas e porta-grelhas metalizadas da marca Elleve, disponíveis em diversas cores: Inox Polido, Black Matte, Gold e Rosé Gold. Foram essas as escolhas da digital influencer Bianca Monte, de Blumenau, ao reformar o apartamento que mora com a família. “Fiquei encantada com as possibilidades dos metais em uma peça tão simples como o tampo dos ralos. Fez toda a diferença nos ambientes, ficou elegante e tornou o nosso lar ainda mais agradável”, comenta.

Sobre o Grupo Linear
Referência e pioneiro no desenvolvimento de ralos lineares no Brasil, o Grupo Linear tem uma década de atuação e três marcas em seu portfólio: a Domini Pro, com modelos para ambientes corporativos e comerciais, a Elleve, com peças de alto padrão e diferenciais de
tampa, tamanhos e cores, e a Novii, que une qualidade e versatilidade para a pulverização de produtos em home centers do país. Além do Brasil, o grupo está presente em outros nove países da América Latina.