Apesar de menos frequentes, varizes em homens tendem a ser mais graves do que em mulheres

CarnaUOL Camarote Nº1 anuncia show do Revelação
11 de fevereiro de 2019
Descanso e folia no Carnaval do Recanto Cataratas
11 de fevereiro de 2019

Angiologista explica as principais diferenças das varizes em homens e mulheres e explica por que os homens apresentam os casos mais avançados, com veias mais calibrosas e varizes mais grossas

As varizes e vasinhos atingem grande parte das mulheres, causando não apenas desconforto estético, mas também riscos à saúde se não forem corretamente tratadas. Mas engana-se quem acredita que as mulheres são as únicas que sofrem com este problema, já que, apesar de serem menos frequentes no sexo masculino, atingindo um homem a cada três mulheres, são os homens que geralmente apresentam os casos mais avançados da doença, com varizes mais grossas. “As varizes são mais frequentes em mulheres do que em homens pois estes são menos propensos a desenvolver a condição já que que não estão sujeitos a ação dos hormônios femininos, não engravidam e possuem a musculatura mais desenvolvida, principalmente a da panturrilha, o que favorece a circulação”, explica a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Segundo a especialista, em homens a principal causa das varizes está relacionada a hereditariedade, mas também podem ser causadas por fatores como sedentarismo, obesidade o fato de ficar muito tempo parado em pé ou sentado. “Os homens que têm tendência à formação de varizes geralmente manifestam quadros cirúrgicos quando são jovens adultos. Porém, diferentemente das mulheres, que em geral percebem e cuidam do problema mais cedo, os homens na maioria das vezes demoram mais para buscar tratamento”, destaca.

Mas isso não quer dizer que eles não tratem as varizes, visto que, no último ano, 30% do movimento de tratamento de vasinhos e varizes nos consultórios foi preenchido pelo sexo masculino. “O problema é que por demorarem para buscar tratamento, seja pela falta de incômodo na parte estética ou por não reconhecerem os sintomas das varizes, afinal os pelos masculinos disfarçam os sinais mais iniciais da doença, quando procuram o médico a condição geralmente já está em fase avançada, exigindo assim cirurgias maiores com tratamento de veia safena para dar fim às varizes”, alerta a angiologista.

Mas a boa notícia é que, de acordo com a Dra. Aline Lamaita, os homens apresentam muito menos recidivas da doença em relação as mulheres, principalmente quando as varizes são tratadas cedo. “Por isso, independentemente do sexo, o mais importante é que você procure um médico assim que perceber o surgimento de varizes. Apenas ele poderá realizar o diagnóstico e indicar a melhor forma de tratar o problema. Feito o diagnóstico da doença, os tratamentos e a cirurgia em si tem as mesmas indicações e técnicas tanto para as mulheres quanto para os homens”, finaliza.

FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/