Aparelhos auditivos com tecnologia de ponta ajudam o cérebro a entender os sons, propiciando melhor audição

Por que os vinhos do Alentejo estão entre os melhores do mundo
27 de março de 2020
8 dúvidas sobre Coronavírus X Tratamento de Fertilidade e Gestação
27 de março de 2020

Abordagem tecnológica BrainHearing™ propicia uma audição mais fácil e natural a todos os que necessitam de próteses auditivas

Nós não escutamos apenas com as orelhas, ao contrário do que se imagina. O cérebro tem papel primordial na audição. É ele quem dá sentido aos sons e às informações que recebemos. “As vias que vão das orelhas até o cérebro têm a função de decodificar as mensagens sonoras. Assim, o cérebro envia ao corpo as respostas necessárias, de fala, de um gesto ou de um movimento corporal, por exemplo”, explica a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.

Deste modo, para tornar a audição mais confortável para quem usa aparelhos auditivos, chegaram ao mercado audiológico brasileiro as próteses com a abordagem tecnológica BrainHearing™, desenvolvidas pela Oticon e encontradas nas unidades da Telex. É graças a essa tecnologia que os usuários entendem com mais facilidade o que estão ouvindo, já que o cérebro consegue compreender melhor os sons.

“A abordagem BrainHearing™, por meio dos seus recursos tecnológicos, propicia uma audição bem mais natural. O indivíduo tem a noção exata de todos os sons do ambiente, reconhece de onde esses sons estão vindo e pode focar no som que ele tem interesse de escutar naquele momento, como a fala de um interlocutor, por exemplo; ignorando os outros sons ao redor”, explica Vidal, que é especialista em audiologia.

É preciso, para isso, que o deficiente auditivo utilize as próteses nos dois ouvidos, possibilitando assim que os dois aparelhos se comuniquem. Deste modo, o cérebro se orienta e consegue separar os sons.

“Por exemplo, nas situações em que há muito barulho ambiente, com muito falatório — como em uma festa ou restaurante -, esses aparelhos da Oticon oferecem muito mais conforto e facilidades. Vale à pena investir neles para interagir com mais segurança na vida social”, conclui a fonoaudióloga da Telex.

A audição binaural usada na abordagem tecnológica BrainHearing™ atingiu 96% de satisfação entre os usuários desses aparelhos, que podem ser encontrados nas 56 lojas da Telex espalhadas pelo país.