Aos amantes de um bom vinho: adegas

Como a Inteligência Artificial marcará negócios em 2021
3 de dezembro de 2020
Como organizar seus gastos para o final do ano?
3 de dezembro de 2020

Sonho de consumo de muitas pessoas na hora de projetar a casa, as adegas exigem uma série de cuidados especiais

Escolher a bebida ideal para cada ocasião e fazer viagens para conhecer o processo de fermentação de vinhas ao redor do mundo é hobby de diversas pessoas. Para quem gosta de apreciar uma boa garrafa de vinho, seja em família, na companhia do parceiro ou dos amigos, ter uma adega em casa para expor e armazenar os rótulos preferidos pode fazer toda a diferença. Afinal, o cuidado com o acervo particular também é sinônimo de bons encontros, celebrações e momentos especiais.

Com mais de sete mil anos de história, a bebida proveniente da fermentação da uva é envolta de mistérios e sensualidade, encantando pelo sabor único contido em cada garrafa. Para quem deseja ter um espaço exclusivo em casa, as possibilidades são inúmeras, indo desde cômodos amplos e reservados especialmente para a bebida até modelos mais simples, compactos e climatizados.

Projeto Alessandra Gandolfi – Foto Eduardo Macarios

Segundo a arquiteta Alessandra Gandolfi, a casa reflete a personalidade de seus moradores, sendo palco de momentos únicos que se constroem ao longo de sua história. Nesse cenário, com rolhas e rótulos carregados de significado, a adega surge como cenário ideal para quem deseja compartilhar histórias inspiradoras e cheias de autenticidade.

Mas afinal, o que é preciso para projetar uma adega ou um espaço dedicado especialmente aos vinhos? Confira algumas dicas preparadas pela arquiteta:

  • Definir o espaço

Antes de dar início ao projeto, é importante saber qual a quantidade de garrafas que se pretende armazenar para definir o tamanho ideal da adega. A partir disso, é preciso analisar o local mais adequado, que não tenha muita incidência de sol e de luminosidade. Essa adega pode ser um móvel desenhado, um carrinho ao lado do sofá, um armário embaixo da escada, blocos de concreto empilhados, ou um espaço maior projetado especificamente para os amantes do vinho.

Projeto Alessandra Gandolfi – Foto Marcelo Stammer

  • Pensar na climatização

Acertar na forma de servir os vinhos para seus convidados é uma arte: exige atenção na adequação aos pratos que serão servidos, as safras e tipos de uva, além, é claro, da temperatura correta. Como alterações de temperatura atrapalham a qualidade do vinho, é possível investir em pequenas adegas climatizadas ou climatizar um espaço maior. Outra opção também é criar espaços em porões e subsolos – lugares frescos que conseguem manter a temperatura ideal para a bebida.

Projeto Alessandra Gandolfi – Foto Marcelo Stammer

No projeto acima, por exemplo, a utilização de blocos de concreto térmicos auxiliar a isolar o ambiente de variações térmicas.

  • Espaço para acessórios

Muito mais do que apenas um ambiente para armazenar os rótulos, uma adega também deve conter tudo que precisamos para servir ou tomar vinhos. Por isso, projetar armários e gavetas para colocar as taças, saca-rolhas ou acessórios é fundamental. Ter uma bancada para apoiar, abrir garrafas e também um espaço exclusivo para guardar as rolhas de vinhos que já foram abertos são outras opções que tornam o ambiente mais interessante.

Projeto Alessandra Gandolfi – Foto Marcelo Stammer

  • Criatividade em alta

Maneiras para armazenar seus vinhos não faltam, por isso, pesquisar as opções que combinem melhor com sua personalidade pode fazer toda a diferença. É possível criar adegas com pinos de madeira, vergalhões de ferro, tubos e varetas de inox, dentro de armários… As opções são inúmeras! Além disso, a escolha dos materiais irá ajudar a definir o conceito do espaço. Você pode utilizar revestimentos em pedra, madeira, vidro ou cimentícios.

Projeto Alessandra Gandolfi – Foto Nenad Fotografia