Anti-aging corporal: saiba como tratar os sinais de envelhecimento no corpo

Rita Ora usa vestido decorado com cristais Swarovski
20 de junho de 2018
Hidroágua debuta na Casa Cor em ambiente de 760 m²
20 de junho de 2018

Dermatologista Dra. Thais Pepe apontou os melhores ativos para prevenir e combater os danos causados por agentes externos na pele do corpo

Assim como o rosto, a pele do corpo também sofre com as agressões do dia-a-dia que levam ao envelhecimento do tecido, como a poluição e a exposição ao sol. “O processo de envelhecimento é igual para o rosto e corpo. Porém, áreas que ficam frequentemente expostas ao sol, como as mãos, tendem a envelhecer mais rápido, pois a radiação ultravioleta dos raios solares degrada as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pele sustentação do tecido, o que confere à pele uma aparência envelhecida, flácida e manchada”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Por este motivo, o principal meio de se prevenir o envelhecimento é através do uso diário de fotoprotetores. Mas para quem já sofre com as marcas do tempo no corpo, existem diversos produtos que auxiliam no tratamento do problema, pois, segundo a especialista, os ativos para o rejuvenescimento do corpo e face são os mesmos, o que difere são os veículos em que são inseridos. “Os ativos rejuvenescem qualquer pele, mas serão colocados dentro de veículos específicos dependendo da área a ser tratada. A pele da face possui uma tendência maior a oleosidade que a pele do corpo. Então, os séruns e loções são ideais para o tratamento do rosto, enquanto no corpo os cremes são absorvidos mais efetivamente”, afirma a especialista.

Apesar disso, cada ativo é específico para uma etapa do combate ao envelhecimento. Para solucionar as manchas, por exemplo, o ideal são ativos clareadores como o ácido retinóico, que estimula a renovação celular e possui alto poder de clareamento. Já para promover a melhora da textura da pele podem ser utilizados os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico, que também estimulam a renovação celular, substituindo a pele envelhecida por um tecido mais jovem. “Ativos como o ácido hialurônico ajudam a promover a hidratação cutânea e estimularem a produção de colágeno. Uma novidade no mercado neste quesito é o Hyaxel, um ácido hialurônico fracionado e vetorizado pelo silanol que restaura a função da barreira da pele, melhorando a hidratação e protegendo a pele contra o stress oxidativo causado pela poluição e idade”, completa a dermatologista.

Grande parte destes ativos podem ser facilmente achados em produtos prontos disponíveis nas prateleiras de farmácias. “O ideal é que você consulte um dermatologista, pois apenas ele poderá avaliar a sua pele e indicar quais ativos e produtos são os melhores para o tratamento de seu caso, prescrevendo cosméticos manipulados se for necessário”, finaliza a Dra. Thais Pepe.

Dra. Thais Pepe: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.