André Mendes transforma embalagens em obra de arte e reforça campanha do Boticário pela reciclagem

Emirates exibe Seven Worlds, One Planet a bordo no mesmo horário que a BBC
6 de novembro de 2019
The Sisters of Mercy em Curitiba
6 de novembro de 2019

A convite da marca, o artista plástico curitibano usa sua arte para provocar reflexão sobre o destino do lixo. Obra será instalada ao lado do Boticário Lab, no Pátio Batel como parte da campanha do projeto Boti Recicla

O Boticário convidou o renomado artista plástico curitibano André Mendes para ajudar a provocar uma importante reflexão social: como cada um cuida do seu próprio lixo? A resposta veio em forma de arte e beleza, em uma releitura única e surpreendente da icônica ânfora da marca criada com embalagens de cosméticos vazias. Instalada no shopping Pátio Batel, ao lado do Boticário Lab, a instalação reforça a campanha de sustentabilidade do Boticário e convida os consumidores a participarem do Boti Recicla, maior programa de logística reversa do país.

“Mais do que uma forma sedutora para os olhos, essa escultura é minha contribuição para impulsionar projetos de logística reversa tão relevantes como esse. Sob o meu olhar de artista, quero mostrar que todos temos responsabilidade sobre o futuro do planeta e precisamos participar dessa onda de amor por ele”, diz o artista.

A intervenção, com cerca de 2 metros de altura, fica instalada ao lado da loja pelas próximas semanas como um convite para a reflexão e a participação do programa. Para incentivar as pessoas, quem levar uma embalagem vazia no Boticário Lab vai receber como brinde uma ecobag retornável*, apropriada para acumular os resíduos a medida em que forem usados – para depois serem destinadas para o programa.

Campanha

A ação em Curitiba faz parte de um grande movimento em prol da sustentabilidade, iniciado pelo Boticário em 22 de outubro. Lojas de três cidades: no Barra Shopping, no Rio, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e no Salvador Shopping, na capital baiana, tiveram suas fachadas totalmente reformuladas para chamar atenção para a causa. Nesses pontos de venda, as vitrines foram tomadas por frascos, potes e bisnagas vazias. “Temos muito ainda para avançar em termos de reciclagem. Sabemos da força da nossa marca, tão amada pelos brasileiros. Também é nosso papel mobilizar as pessoas para melhorar o mundo em que vivemos. Estimular que elas reflitam e, principalmente, tomem atitudes mais conscientes”, diz o, diretor de Comunicação do Boticário, Gustavo Fruges.

O programa de logística reversa da marca, criado em 2006, destina todo o volume de resíduos para 30 cooperativas de recicláveis em todo o país, contribuindo para a geração de renda de mais de mil famílias. Como forma de incentivar as pessoas a participarem, até 25 de dezembro, quem entrega embalagem vazia na loja, leva 5% de desconto na compra de um produto novo**.

*Enquanto durarem os estoques.

**Promoção não cumulativa e válida na entrega de qualquer embalagem de cosmético vazia, no período de 21/10 à 25/12, em todas as lojas O Boticário do Brasil. Compras realizadas no e-commerce e na venda direta não participam. Desconto não se aplica à itens promocionados, perfumarias das marcas Lily, Elysée, Botica 214, The Blend, Zaad e Malbec e em Kits. Desconto será aplicado no item de maior valor do boleto.

Sobre o Boti Recicla

O Boti Recicla foi criado em 2006 e é hoje o maior programa de reciclagem de embalagens do país em pontos de coleta. Os coletores estão em todas as mais de 3.700 lojas do Boticário em todo país, onde os consumidores podem devolver suas embalagens de cosméticos vazias de qualquer marca. Elas são recolhidas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras, localizadas em vários estados.

Andre Mendes

Renomado artista plástico, André Mendes é curitibano e sua pesquisa e produção são voltadas para desenho, pintura, escultura e instalações. Seu olhar sensível e vanguardista transformou resíduos em uma releitura única e surpreendente da ânfora, ícone do Boticário. https://www.andremendes.work/andr

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

Esta mensagem, incluindo os seus anexos, destinatários e remetentes, contém informações destinadas a indivíduo e propósito específicos, e é protegida por lei. Caso você não seja o citado indivíduo, deve apagar esta mensagem e avisar imediatamente o remetente. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem, sem autorização expressa do remetente. As informações contidas nesta mensagem e em seus anexos podem ser confidenciais e são de responsabilidade de seu autor, não representando ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte das empresas do Grupo Boticário.

crédito fotos: Valterci Santos