Ana Cañas, Karol Conka e a final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP são algumas das atrações na #ViradaSPOnline

Em Lakeland, Flórida, o Papai Noel voará em 5 de dezembro de 2020 para o Holiday Flying Festival & Car Show
2 de dezembro de 2020
Produtos unem alta tecnologia e extratos naturais para preparar os cabelos para o verão
3 de dezembro de 2020

Artistas de Santa Bárbara também estão na agenda desta edição do evento que ocorre no próximo sábado, 5 de dezembro, a partir das 16h

A #ViradaSPonline, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte, consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes das diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil. A próxima edição acontece no sábado, dia 5 de dezembro, a partir das 16h com apresentações de grandes nomes como Ana Cañas e Karol Conka. E, em uma ação inédita, será realizada a grande final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP.

Toda a programação será transmitida ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso pela plataforma #CulturaEmCasa. (Confira a programação abaixo) .

A grande final e a premiação do Concurso de Viola Caipira Revelando SP, ação realizada por intermédio do programa de fomento e difusão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, #JuntospelaCultura2020, acontece diretamente do palco do Teatro Sérgio Cardoso. Inicialmente, foram selecionados 50 violeiros de todos o estado de São Paulo que foram premiados com R﹩ 2.500,00 cada e que ficaram aptos a participar da votação popular online que elegeu o primeiro colocado nesta modalidade de votação e com prêmio de R﹩ 5 mil. E os 10 mais votados participam da final durante esta edição da #ViradaSPOnline. Os prêmios desta final são: R﹩ 15.000,00 para o 1º lugar; R﹩ 10.000,00 para o 2º lugar; R﹩ 5.000,00 para o 3º lugar. O júri é composto por profissionais ligados ao mundo da música e da viola como Felipe Trotta, Mariangela Zan, Mirian Cristina de Souza Cunha, Paulo Freire e Zeca Collares.

Os shows de Ana Canãs, de Karol Conka e da banda Hotelo também acontecem diretamente do Teatro Sérgio Cardoso. Esta edição da #ViradaSPOnline ocorre em parceria com o município de Santa Bárbara D’Oeste, considerada Capital Cultural do Estado de São Paulo. A cidade foi selecionada a partir de chamada pública também por intermédio do programa #JuntospelaCultura. Diversos artistas locais também estão na programação, como as bandas Banda SKA7, Banda SP 304, a Orquestra Barbarense de Violas e a companhia MB Circo.

Além de Santa Bárbara D´Oeste, foram selecionados os seguintes municípios por intermédio do #JuntospelaCultura2020: Marília, Araçatuba, Batatais, Bauru, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Mauá, Peruíbe, Presidente Prudente, Rio Grande da Serra, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga.

Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria reformulou a proposta para fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020. Este ano a primeira foi realizada em parceria com a cidade de Salto. E a segunda com municípios do Vale do Futuro – Iporanga Registro, Apiaí e Eldorado. Além dos artistas locais, reuniram várias atrações como Elza Soares, Paulo Miklos, Amilton Godoy, Ellen Oléria, Pato Fu, Pitty e Garotos Podres. Em novembro também foi realizada a #ViradaSPOnline em parceria com a cidade de Rio Grande da Serra, com participação de artistas como Letrux e as bandas Mato Seco e Pedra Branca.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países. Além de apresentar as características turísticas de cada cidade, selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSPOnline como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos seis primeiros meses, registrou cerca de 2,2 milhões de visualizações e 1,7 mil conteúdos disponibilizados. A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro, mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini. É transmitido de sexta a domingo, às 21h30.

A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (que atualmente ocorre de segunda a quinta-feira às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado às segundas e quartas-feiras, às 17h. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

Programação:

16h Início transmissão

16h MB Circo

16h30 Banda da ciclovia

17h Ana Cañas canta Belchior

18h30 Assim Q Se Faz

19h Grande final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP – #JuntosPelaCultura 2020

20h30 Orquestra Barbarense de Violas – Canta a Natureza

21h10h Premiação do Concurso de Viola Caipira Revelando SP – #JuntosPelaCultura 2020

21h30 Banda SKA7

22h Karol Conka

23h Banda GTC – Gettin´the Crime

23h30 Banda SP 304

00h Hotelo

1h Eletro Rock

Serviço:

Plataforma:

https://www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Créditos fotos:  Ariela Bueno/Divulgação