Amêndoas podem ajudar a minimizar a perda de memória

Apartamento de 110 m² conta com escritório/quarto integrado com a sala em projeto assinado pelo Leburma Arquitetura
21 de julho de 2023
Tradicionais cirurgias plásticas para rejuvenescimento dão lugar a procedimento por imagem
21 de julho de 2023

Pesquisa revela as amêndoas como um superalimento com potencial para melhorar a memória

No Dia Mundial do Cérebro, celebrado em 22 de julho, que tal experimentar um delicioso e nutritivo lanche para manter sua memória aguçada durante todo o dia? Descobrimos uma solução simples para minimizar a perda de memória após o almoço: amêndoas. Um estudo financiado pela Almond Board of California revelou que incluir amêndoas nas refeições pode ajudar a manter a função cognitiva durante a tarde.

Pesquisadores da Purdue University conduziram um estudo de 12 semanas com 86 adultos com sobrepeso/obesidade. Os participantes foram divididos em dois grupos, com dietas de restrição calórica para perda de peso. Um grupo consumiu uma dieta enriquecida com o superalimento, enquanto o outro grupo seguiu uma dieta sem nozes. Além disso, cada grupo recebeu um almoço rico em gordura (com amêndoas) ou um almoço rico em carboidratos (sem amêndoas).

Após o almoço, os participantes foram submetidos a testes de memória e atenção. Ambos os grupos experimentaram uma diminuição na atenção após o almoço, independentemente do conteúdo de macronutrientes. No entanto, o grupo que consumiu o almoço rico em gordura mostrou declínios significativamente menores na memória. Isso sugere que as amêndoas podem desempenhar um papel eficaz na manutenção da memória após as refeições.

O Dr. Richard Mattes, da Purdue University, explicou que as oleaginosas podem moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições, o que pode explicar o seu benefício para a memória. Com 13 gramas de gorduras saudáveis e 4 gramas de fibras em cada porção de 28 gramas, juntamente com baixo teor de carboidratos, a semente ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a retardar a digestão. Ao reduzir o impacto glicêmico dos carboidratos, elas contribuem para manter a concentração de glicose no sangue em níveis ideais para tarefas de memória.

Fonte: Dhillon J, Tan S-Y, Mattes RD. Efeitos do consumo de amêndoas no pós-almoço e na função cognitiva de curto prazo em adultos com sobrepeso e obesos com restrição de energia. Jornal Britânico de Nutrição. 2017;117(3): 395-402.

SOBRE A ALMOND BOARD OF CALIFORNIA

As amêndoas da Califórnia tornam a vida melhor com o que cultivamos e como cultivamos. A Almond Board of California promove amêndoas naturais, saudáveis e de qualidade por meio da liderança em desenvolvimento de mercado estratégico, pesquisa inovadora e adoção acelerada das melhores práticas do setor em nome de mais de 7.600 produtores e processadores de amêndoas na Califórnia, a maioria dos quais são operações familiares. Estabelecido em 1950 e com sede em Modesto, Califórnia, a Almond Board of California é uma organização sem fins lucrativos que administra uma ordem de marketing federal promulgada pelo produtor sob a supervisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Para obter mais informações sobre a Almond Board of California ou amêndoas, visite ositeou confira nossas redes sociais FacebookTwitterPinterestInstagram e o blog California Almonds.