Ambiente de Marcelo Salum na CASACOR SC celebra a MPB e seu poder transformador

Como prevenir as doenças mais comuns em crianças na primavera
26 de setembro de 2022
Museu Mais Doce do Mundo chega em São Paulo com espaço exclusivo de Moça®
26 de setembro de 2022

O revestimento assinado por Isabela Capeto em parceria com a Ceusa marca presença no espaço

A Música Popular Brasileira (MPB) está presente na vida e na história de muitas pessoas ao redor do mundo. Através de suas canções icônicas, ela emociona e toca os corações. Foi assim que o arquiteto Marcelo Salum criou seu ambiente na CASACOR Santa Catarina 2022.

O living “Chez Odara”, em homenagem à música “Odara” de Caetano Veloso, reúne os elementos perfeitos para celebrar os momentos entre amigos ou realizar sarais e encontros festivos. Uma verdadeira ode à alegria de viver! O layout circular conta com 49,32 m² repletos de personalidade e descontração.

“A MPB sempre esteve presente na minha história. Desde muito pequeno, eu recordo dos discos de vinil tocando nas festas que meus pais davam ou, simplesmente, quando eles ouviam em casa. Maria Bethânia, Gal, Chico, Caetano, entre outros fazem parte da minha criação”, afirma o profissional. Assim, ele projetou um espaço surpreendente com muitas referências.

Nesse cenário exuberante, as combinações são especiais. Um dos destaques é o lambri em meia parede com o revestimento Treliça BW Matte, criado pela Isabela Capeto para a Ceusa. Uma das mais conceituadas estilistas brasileiras, ela teve sua estreia no segmento de arquitetura e decoração através dessa parceria. As coleções de porcelanatos assinadas pela profissional trazem a sinestesia entre os universos das passarelas e do design de interiores, celebrando o artesanal, a cor e a valorização da cultura brasileira. Um casamento perfeito entre conceito e aplicação!

A peça escolhida por Marcelo Salum resgata uma das primeiras coleções de Isabela, um vestido em tecido treliçado, rico em detalhes e autenticidade. Além disso, o ambiente ganhou um papel de parede que estampa o Deus Pã da mitologia grega, protetor das matas e da música. As obras da fotógrafa Vania Toledo, que retratam grandes nomes da MPB, enfeitam as paredes acima do sofá.

O living ainda recebeu a escultura “O Fauno”, feito pelo artista Juliano Aguiar especialmente para esse espaço. Para completar o equilíbrio dos elementos e valorizar a seleção dos revestimentos, os tons de bege dos tecidos vestem os móveis e um tapete fabricado manualmente em lã emoldura a criação.

“Chez Odara” é uma reunião harmônica entre a memória afetiva do arquiteto e a história do Colégio Silveira de Souza, novo local da CASACOR em Florianópolis. Lá, anteriormente, funcionava uma escola de música. O propósito do espaço, o qual já formou muitas crianças e adultos, inspirou cada detalhe do projeto.

“Deixa eu cantar que é pro mundo ficar odara. Pra ficar tudo joia rara. Qualquer coisa que se sonhara. Canto e danço que dará” … A música transforma!

Sobre a Dexco

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Fotos: Lio Simas