Amantes do vinho celebram o Dia Mundial do Malbec

Das ruas de Curitiba para o mundo cibernético
16 de abril de 2021
Virose: teste molecular identifica 24 tipos de vírus que causam infecção respiratória
16 de abril de 2021

Criado em 2011, o Malbec World Day, comemorado anualmente em 17 de abril, mostra a relevância dessa que é uma das uvas mais queridas entre os brasileiros

Você sabia que, apesar de ter sua origem na França, foi na Argentina que a uva Malbec melhor se desenvolveu e transformou o país vizinho em seu maior produtor mundial, onde a variedade adaptou-se melhor do que qualquer outra região do mundo? Se adaptou tão bem que se tornou a principal variedade argentina e conquistou de vez o paladar dos brasileiros. E é por esse e outros motivos que o Malbec ganhou um dia especial, o Malbec World Daý, comemorado anualmente em 17 de abril em todo o mundo

A data, criada pela organização Wines of Argentina, celebra o desenvolvimento da uva mais emblemática do país e uma das principais protagonistas na transformação da vitinicultura em todo o território Argentina.

Somente em 2020, a importação de vinhos da uva Malbec no Brasil cresceu 42% em relação a 2019. A Argentina, principal exportadora deste tipo de uva no mundo, foi responsável por quase 90% das importações de Malbec no país, segundo dados divulgados recentemente pela Ideal Consulting. Já entre os vinhos tintos, o Malbec é o segundo preferido entre os brasileiros, atrás apenas do Cabernet Sauvignon, de acordo com a Wine Intelligence

A vinícola Doña Paula, fundada em 1997 em Mendoza, na Argentina, e produtora de vinhos premium e, uma das principais vinícolas argentinas que importam para o país, observou um aumento de mais de 190% no volume de importação para o Brasil entre 2019 e 2020 com o lançamento no Brasil de produtos já reconhecidos no exterior como Los Cardos, Doña Paula Estate, o ícone da vinícola Seleccion de Bodega, entre outros rótulos.

‘O Malbec da Argentina possui atributos que tornam ainda mais especial as refeições dos brasileiros. No Brasil, churrascos com carne bovina e porco são muito comuns e o Malbec vai muito bem com este tipo de preparo, pois tem aromas frutados que complementam os aromas da carne, fazendo uma harmonização perfeita”, explicou o enólogo da vinícola Doña Paula, Martín Kaiser. A versão argentina da Malbec, por exemplo, possui uvas com cachos menores e densos, que resultam em frutos proporcionalmente menores.

Kaiser afirma ainda que cada região da Argentina possui características próprias e que isto amplia ainda mais a possibilidade de harmonizar o Malbec argentino com diferentes pratos tipicamente consumidos no Brasil, como por exemplo a feijoada. Além disso, os sabores variam de uma região para outra, tornando-os singulares e elevando a experiência gastronômica de quem os consome.

Sugestões de vinhos Malbec

DOÑA PAULA ESTATE MALBEC 2018

O Doña Paula Estate Malbec é proveniente de vinhedos de El Celpillo e Gualtallary e apresenta características únicas do Vale do Uco, terroir de clima frio, solos pedregosos e minerais. É um rótulo equilibrado, com boa concentração e frescor, taninos macios e final longo. Não é à toa que o Doña Paula Estate Malbec acumula diversos prêmios e excelentes pontuações da crítica especializada em todo o mundo. Veja a lista completa aqui.

Região: Região: Finca Alluvia, em Gualtallary (Tupungato, Valle de Uco), e Finca Los Indios, em Altamira (San Carlos, Valle de Uco)

Variedade: 100% Malbec

Colheita: 2017

Álcool: 13.5%

Acidez: 5.63g/l

Açúcar residual: 1.8g/l

pH: 3.7

Preço sugerido: R$ 99,90

Onde encontrar: Oba Hortifruti – São Paulo, Rede Zona Sul – Rio de Janeiro (loja física e e-commerce) e Supermercado Nordestão, no Rio Grande do Norte

LOS CARDOS MALBEC 2018

O Vinho Los Cardos Malbec é um Malbec, da região de Mendoza, com ótimo custo-benefício! De coloração púrpura intensa, apresenta aromas de frutas vermelhas, como morango, framboesa e amora, notas herbáceas e um toque de violeta.. Em boca, revela taninos aveludados, sendo perfeito para o dia a dia!

Região: Luján de Cuyo, Mendoza – Argentina

Variedade: 100% Malbec

Colheita – 2018

Teor alcoólico: 13,5% Alc. Vol.

Acidez – 5,4 g / l

Açúcar residual – 1,8 g / l

Ph – 3.7

Preço sugerido: R$ 59,90

Onde encontrar: Oba Hortifruti – São Paulo, Rede Zona Sul Rio de Janeiro (lojas físicas e e-commerce), Mercadinho São Luis em Fortaleza e Supermercado Nordestão, no Rio Grande do Norte.

Sobre a vinícola Doña Paula

Fundada em 1997, em Mendoza, na Argentina, a vinícola Doña Paula está entre as principais vinícolas argentinas exportadoras de vinhos Premium, exportando 85% de sua produção para mais de 55 países.

Atualmente, Doña Paula possui 703 hectares de vinhedos nas melhores áreas de Mendoza. Sua produção é 100% própria e seus vinhedos são plantados nas melhores áreas do país, buscando transmitir a expressão mais fiel de cada terroir. O respeito e o conhecimento do local de origem das uvas são as premissas que norteiam a produção de seus vinhos e devido ao seu processo de produção sustentável, pode ser consumido por veganos e também por celíacos, permitindo que todos tenham o prazer de desfrutar um bom vinho.

Doña Paula também é reconhecida pela inovação, foi a primeira vinícola argentina a produzir um espumante Sauvignon Blanc.

Mais informações: www.donapaula.com

@donapaulawines