Amantes de vinho: curso forma sommelier profissional ou por hobby

Caminho da Mata Atlântica chega no litoral de Santa Catarina
17 de fevereiro de 2023
Ford F-150: Maior picape do mundo abre pré-venda no Brasil
17 de fevereiro de 2023

Em dois cursos, aulas oferecem tanto formação para experts em vinhos quanto para pessoas que desejam conhecer – e apreciar – melhor a bebida

Profissional responsável pelas bebidas de um restaurante, estabelecimento ou evento, em especial a carta de vinhos, o sommelier de formação é um expert em processos, origens e história de uvas e vinhos. Mas não somente profissional, já que os amantes da bebida dionisíaca cada vez mais buscam aprender e entender melhor sobre vinhos.

Para atender ambos os públicos, a Escola Chef Gourmet Santa Felicidade oferece os cursos de Sommelier Profissional e Sommelier por Hobby, lecionados pela professora sommelière Lindslei Monteiro Antunes. Com formação na área pela Escola Alta Gama de Curitiba, ela tem pós-graduação em Enologia, fez o curso Expert em Vinhos 2017 Sapore Divino, em /Roma (Itália) e é proprietária da Celebrar Bebidas desde 2010.

“No nosso curso, temos alunos que estão no curso por hobby e profissional também. É uma turma mista. São 52 aulas ao todo, modulares a cada semana. Dessa forma, o aluno pode entrar a qualquer momento do calendário e se unir à turma em andamento”, convida a professora.

Em todas as aulas, segundo a sommelière, são feitas degustações de dois a três vinhos dos mais variados tipos. “Assim, o aluno tem a vivência de degustação e pode aliar o conhecimento à experiência de reconhecer aromas, cores e sabores dos vinhos, pondo em prática o serviço de sommelier”, explica.

Assim como os demais cursos da Escola Chef Gourmet, o curso Sommelier tem um currículo extenso de conteúdo técnico aliado à prática, que está presente em todos os momentos para tornar as aulas leves e prazerosas. O curso utiliza apostila própria e conta com bibliografia de indicações de livros da área.

“Estamos organizando algumas visitas técnicas e formando uma confraria para que o contato dos alunos com o mundo real do vinho faça parte da sua formação em sommelier. Criamos um grupo de WhatsApp em que, diariamente, enviamos notícias e informações sobre a área, além de trocarmos experiências sobre vinhos e outras bebidas alcoólicas para complementar os estudos”, detalha Lindslei.

Lindslei Monteiro Antunes, professora sommelière. Foto: Divulgação

Chef Gourmet

Referência no ensino de gastronomia no Brasil, com cursos para iniciantes e profissionais, a Escola Chef Gourmet Santa Felicidade está localizada na Avenida Manoel Ribas, 5511, ao lado da Vinhos Durigan. Os cursos contam com 90% da carga horária voltada às práticas. O curso mais popular — e extenso — é o Chef de Cuisine, com foco profissionalizante e duração de dois anos. Panificação, confeitaria e carnes são outros temas dos 12 cursos, que formam turmas de até 18 alunos. Além do curso de Sommelier, o mundo das bebidas também é contemplado com grupos para Bartender profissional, com salas de até 12 pessoas.

Escola Chef Gourmet Santa Felicidade

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5511

Informações: https://escolachefgourmet.com.br/

Redes sociaisInstagram

Matrículas abertas: 41 3501-9200 (WhatsApp)

Sobre a Escola Chef Gourmet

Membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Escola Chef Gourmet vem construindo uma história de sucesso com unidades pelo país desde 2019. Surgida em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), atualmente a Chef Gourmet conta com quase 80 franquias em todas as regiões do Brasil, cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados. Para mais informações, acesse www.escolachefgourmet.com.br.

Foto de Marcelo Leal na Unsplash