Alta temporada na Serra Gaúcha: Complexo Enoturístico Casa Valduga é parada obrigatória para amantes de vinho

A mente de um pedófilo: Psiquiatra do CEUB aponta características e abordagens de tratamento
6 de julho de 2023
Ambiente da arquiteta Mariana Mendonça na CASACOR Goiás 2023 é premiado
6 de julho de 2023

Entre os meses de junho e agosto a procura pelo enoturismo aumenta no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, gerando uma média de 150 mil visitantes anuais nas experiências da Casa Valduga

Cave de espumantes de Casa Valduga

É com a chegada do inverno que as buscas por passeios turísticos que envolvem a degustação de vinhos crescem. O enoturismo, nome dado a este tipo de passeio, tem a alta temporada, principalmente no Sul do Brasil, nos meses entre junho e agosto – e o Complexo Enoturístico Casa Valduga, que anualmente recebe 150 mil visitantes, é parada obrigatória para quem passa pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

A Casa Valduga, marca do Grupo Famiglia Valduga, premiada e reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes, foi a pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos. A região, que abrange os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram em 1875.

Iniciado em 1992, o Complexo Enoturístico Casa Valduga é um destino imperdível para os amantes de vinho e para todos aqueles que desejam explorar o universo da vitivinicultura. O local oferece uma verdadeira imersão no mundo da uva e do vinho com passeios e experiências que aproximam os visitantes do dia a dia da vinícola. Além de serem recebidos por paisagens exuberantes e naturais, o Complexo possui ampla variedade de atividades, com experiências únicas, que variam de duas a quatro horas de imersão. Todos os passeios devem ser reservados com antecedência, pois costumam esgotar rapidamente com a proximidade das datas e todas as informações estão disponíveis no site de Casa Valduga. Conheça as experiências disponíveis no Complexo Enoturístico de Casa Valduga abaixo:

Tour Famiglia Valduga

Com duração de aproximadamente duas horas, durante este passeio é possível conhecer toda a trajetória da Famiglia, que saiu da Itália em 1875 e se instalou no Sul do Brasil. Com o acompanhamento e condução de um especialista, uma apresentação cheia de conteúdo e cultura do vinho é feita aos visitantes de forma leve e dinâmica. Neste passeio, são percorridos espaços como cave dos vinhos tintos, cave de espumantes, caves das barricas de carvalho e área de envase e rotulagem. Nesta experiência são degustados cinco rótulos e o visitante leva para casa uma taça de cristal exclusiva com a marca de Casa Valduga.

 

 

Cave de barricas de Casa Valduga

 

Wine Experience

O passeio tem início nas instalações da vinícola, onde os visitantes são acompanhados por um especialista experiente na área. Ao longo do tour, são explorados diferentes ambientes da elaboração de vinhos e espumantes, proporcionando uma visão abrangente de todas as fases de elaboração das bebidas. Em seguida, será a parte da degustação, no qual os participantes podem provar rótulos que estão em diferentes etapas do processo de elaboração. Primeiro, ainda em fase de elaboração, o vinho base para espumante, vinho branco e vinho tinto são extraídos diretamente dos tanques de aço inox. Depois, em fase de maturação, o vinho tinto é extraído diretamente da barrica de carvalho e, para finalizar, são degustados rótulos de espumantes em diferentes evoluções e um vinho tinto. 

 

 

Degustação de vinho em barricas de carvalho

 

 

Seleção do Enólogo

Com duração aproximada de 3h30, essa jornada envolvente é um convite para apreciar a excelência dos vinhos de Casa Valduga. Guiados por um enólogo experiente, os participantes são conduzidos por um ambiente exclusivo, onde terão a chance de degustar seis rótulos cuidadosamente selecionados. Para tornar essa experiência ainda mais especial, uma tábua de acompanhamentos selecionados é oferecida aos visitantes. Cada item é escolhido para complementar e realçar os sabores dos vinhos, criando uma harmonia perfeita.

 

 

Seleção de seis rótulos especiais de Casa Valduga pelo enólogo

Singolare

Esta é uma experiência verdadeiramente especial e única, pois oferece a oportunidade de participar ativamente da elaboração de um rótulo exclusivo, criado pelos próprios participantes. Nesta vivência enriquecedora e com uma abordagem mais profunda, os processos de elaboração são explorados na companhia de um profissional, permitindo que os visitantes compreendam cada etapa e a importância delas nas características do vinho final. Depois da teoria, vem o momento tão esperado de colocar em prática tudo o que foi aprendido. Na sala de criação, que é especialmente preparada, são disponibilizadas três barricas de carvalho, cada uma contendo vinhos únicos e distintos. Todos podem explorar os aromas, sabores e nuances de cada opção e escolher qual será sua preferência para ser engarrafado com um rótulo personalizado.

 

 

No final da experiência, o visitante leva um vinho engarrafado com rótulo exclusivo

 

Tour do Espumante Brasileiro

Durante o passeio, os visitantes conhecerão as origens dos espumantes, sua trajetória e os principais métodos de elaboração, evidenciando todo o potencial e a versatilidade da bebida. Para experimentar todos os seus sabores e peculiaridades, no momento de degustação, são oferecidos seis rótulos emblemáticos de Casa Valduga.

 

Degustação de seis rótulos variados de espumantes de Casa Valduga

 

Tour Sensações

Como o nome sugere, os visitantes são convidados a embarcar em uma jornada de sensações incríveis com a combinação perfeita dos três mundos: vinhos, queijos e chocolates. Vinhos brancos, tintos e espumantes são combinados com queijos clássicos e chocolates artesanais, selecionados especialmente para criar uma experiência sensorial verdadeiramente única e surpreendente. Para quem quer ir além, outra experiência pode ser a harmonização, na qual os amantes da boa gastronomia podem desfrutar de pratos cuidadosamente elaborados no Maria Valduga, um dos restaurantes italianos mais renomados da região, com vinhos selecionados. 

 

Degustação harmonizada com queijos clássicos e chocolates artesanais no Tour Sensações

 

Dentre outras atividades, o Complexo também oferece cursos para quem deseja aprofundar seus conhecimentos com especialistas no assunto. E para tornar a experiência ainda mais completa, as Pousadas do Complexo Enoturístico de Casa Valduga são o refúgio perfeito para os amantes do vinho e da natureza. Localizadas no coração do Vale dos Vinhedos, oferecem uma estadia acolhedora em meio aos vinhedos e à beleza da paisagem.

 

 

 

À esquerda, área externa da Pousada Casa Valduga; e à direita, Pousada fachada da pousada 130

 

São cinco opções de pousadas: Storia, Gran, Identidade, Leopoldina, Raízes e a 130, inaugurada recentemente – luxuosa e vertical, tem uma acomodação por andar e vista para os vinhedos. Ao final da visita, é possível adquirir vinhos e espumantes na Enoboutique e levar para casa um pouco do sabor dessa experiência enoturística.

 

Passeios Brewine Leopoldina

Como um plus, para quem também é fã de cerveja, a Brewine Leopoldina, marca pertencente ao Grupo Famiglia Valduga e que tem como premissa a união dos mundos da cerveja e do vinho, oferece experiências únicas. Combinados com a tradição vitivinícola, os passeios oferecem imersão nos processos de elaboração das cervejas, que são elaboradas minuciosamente. Os visitantes têm a oportunidade de escolher entre diversas experiências, incluindo tours pelas dependências da fábrica, degustações e jantares harmonizados. Os passeios possuem duração variável, com opções que vão de 20 minutos a 3 horas, para atender às preferências e disponibilidade dos visitantes. Mais informações no site da Brewine Leopoldina.

 

Experiência Brewine Leopoldina

 

Sobre a Casa Valduga

 

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez principais vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. O portfólio de vinhos da marca Casa Valduga é composto pelos rótulos Luiz Valduga, Storia Merlot e Villa-Lobos Cabernet Sauvignon, Terroir e Terroir Exclusivo, Origem, Naturelle, que também tem vinhos e espumantes, assim como a Arte, complementados pelos clássicos Nature Sur Lie, Maria Valduga e os icônicos 130 e Premivm.

 

Para mais informações, acesse: www.casavalduga.com.br.