Allegria: Trancoso recebe um dos únicos restaurantes do país onde a fusion cuisine encontra a gastronomia molecular

Uma Páscoa para ficar na memória
5 de abril de 2023
Coleção Mood: Portinari une sustentabilidade, emoção e arte em novo lançamento
5 de abril de 2023

Empreendimento inédito do Quadrado propõe imersão com a natureza em espaço aberto e arbóreo

Inaugurado no final de 2022, o restaurante Allegria, localizado no Quadrado de Trancoso, tem como fundadores Lê Turano e Leandro Oliveira – também proprietários do Favoritto e Bonitto. Sendo um dos únicos pontos do país com um cardápio voltado à fusion cuisine combinado com a culinária molecular, o Allegria proporciona experiências exclusivas e diferenciadas, acompanhado pelo máximo que a alta gastronomia tem para oferecer.

“O Allegria é um pedido de pausa que vem do corpo, da mente e da alma através de alimentos leves e frescos, além do cru, com várias opções também contemporâneas de pratos quentes, naturalmente combinados e associados a imagens e sensações criadas pelo contato com a natureza”, comenta Lê Turano, co-fundadora do restaurante.

Comandada pelo chef Lucas Zanette, a casa é diferente de qualquer outro empreendimento de Trancoso e tem como pilares a valorização do natural, a gastronomia molecular e a fusion cuisine – sendo um dos únicos locais do Brasil com um menu voltado a essas técnicas. O cardápio é variado, com alimentos frescos e crus por meio de pratos que utilizam diversas ovas impressionantes como de coentro, shoyu, manga, gengibre, wasabi e muitos outros. Apesar disso, o menu da casa também tem uma seleção de carnes – como sashimi e niguiri de Wagyu e Flat Iron na churrasqueira japonesa – e pratos da cozinha contemporânea, atendendo todos os gostos de seus visitantes.

 

Com assinatura da conceituada arquiteta Sara Romano Afonso, a decoração do espaço atua como uma forma de conexão com a culinária apresentada. Suas luminárias são de fibras naturais, como rattan e palha, 100% feitas a mão com artesãos da Indonésia. Além das peças provenientes do país asiático, há produções de artistas locais. Localizado em um grande jardim arbóreo no Quadrado e com uma linda cascata em seu espaço, o ambiente – diferente de tudo que é encontrado na cidade – proporciona uma imersão total com a natureza, ideal para quem busca privacidade e reconexão.

Já para quem deseja realizar eventos particulares em locais abertos na região – como os tradicionais casamentos de Trancoso – o Allegria conta com seu Bar Experience, proporcionado uma coquetelaria e expertise em bar para celebrações, que também leva a culinária molecular da casa por meio de drinks que contém diversas moléculas saborizadas, como maracujá e alecrim.

Restaurante Allegria

Instagram: @allegriatrancoso

Endereço: Praça São João Batista, 25 – Trancoso, Porto Seguro – BA

Telefone: (73) 98833-8658