Alimentos para evitar quando está com Candidíase

Sicredi registra crescimento de mais de 110% no financiamento para instalação de painéis de energia solar
25 de novembro de 2021
Zerezes lança collab exclusiva e limitada com estilista Von Trapp
25 de novembro de 2021

A candidíase é provocada pelo fungo Candida albicans, e pode causar coceira, corrimento branco grumoso, ardor local e para urinar, dor durante as relações sexuais e vermelhidão

Nos homens, ela se manifesta na forma de manchas vermelhas no pênis, leves edemas, lesões e coceira. Apesar do contágio ocorrer principalmente pelas relações sexuais desprotegidas, ela não é uma DST (IST). Alterações no pH vaginal também podem favorecer a proliferação dos fungos.

E uma forma de evitar essa proliferação é com alterações na dieta, evitando principalmente alimentos que contenham glúten, deixar de consumir bebidas alcoólicas e carnes processadas, e alimentos com alto teor de lactose.

Inclusive, elimine o açúcar! Um estudo* de 2017 observou que concentrações mais altas de glicose no organismo podem promover o crescimento de Candida. Estes alimentos favorecem a proliferação dos fungos, que podem até mesmo atingir outras regiões do corpo, evitando inclusive o supercrescimento gastrointestinal de Candida.

Em seu lugar, prefira comer proteínas magras, gorduras saudáveis, vegetais sem amido e probióticos. O objetivo desses alimentos é ajudar a minimizar a inflamação e equilibrar as concentrações de bactérias no intestino.

E vale lembrar que reduzir ou eliminar esses alimentos “inimigos” da candidíase da sua dieta também são benéficos para sua saúde em geral, com ou sem infecção por Candida! Para mulheres que sofrem de candidíase de repetição, tenha sempre uma alimentação saudável e a orientação de um nutricionista.

Dra Erica Mantelli Ginecologista, Obstetra e Especialista em Saúde Sexual.

Embaixadora da Revista Crescer.
Mamãe da Giulia e da Isabella.
CRM-SP 124.315 | RQE 36685