Além do sabor: 6 dicas para preparar o seu negócio para a Páscoa

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Estudo aponta que preço e promoção são fatores decisivos na hora escolher o chocolate e finalizar a compra

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para estreitar o relacionamento com o cliente e impulsionar as vendas. Com a proximidade da Páscoa, celebrada no dia 9 de abril, é hora de começar os preparativos para atender às necessidades e superar as expectativas do usuário.

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box mostra que preço (52%), sabor do produto (47%) e promoção (43%) são os principais fatores que motivam a compra na hora escolher um chocolate nesta época do ano. Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, plataforma de atendimento conversacional by Locaweb, ressalta que, em um mercado super competitivo, o primeiro ponto a se observar é o próprio consumidor. “O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar, não apenas no produto comercializado, mas também na oferta e em como estão sendo vendidos. Isso se traduz muito na experiência que a sua marca entrega para o público”.

Confira seis dicas para preparar o seu negócio para a Páscoa:

Amplie a variedade de produtos
Além dos tradicionais chocolates e ovos de Páscoa, procure ampliar a variedade de produtos oferecidos, como cestas de presentes, coelhos de pelúcia, cartões de felicitações e outros itens relacionados à data. “É preciso pensar no seu portfólio com um mix de produtos que tenham opções de entrada e produtos relacionados ao principal negócio. Além de variar a clientela, com mais opções, é possível aumentar o ticket médio neste período”, indica o executivo.

Cupons de desconto e promoções especiais
Todo mundo gosta de saber que está economizando durante uma compra. “Para incentivar as compras do período, oferecer promoções especiais, como descontos em produtos, leve 2 pague 1 e brindes para compras acima de um determinado valor são ótimas oportunidades para gerar a sensação de urgência de compra”, destaca.

Esteja presente nas redes sociais
Ricco afirma que para atrair a atenção dos consumidores é preciso preparar as comunicações no site e nas redes sociais. “Além de elementos que remetem à data, aposte em enquetes sobre a Páscoa e promova conteúdo informativo e interativo, como fotos e vídeos, e dicas de presentes”, completa.

Atendimento Omnichannel
Se uma década atrás, o consumidor usava no máximo um ou dois canais para se comunicar com as empresas, hoje a realidade é outra. “O cliente agora está presente em cerca de quatro plataformas digitais. Ou seja, eu não posso deixar meu público esperando porque optou usar chat do site ou escolheu o WhatsApp para realizar uma compra. Hoje em dia, graças à tecnologia, existem plataformas de atendimento que auxiliam nesta atividade ao centralizar todos os canais. Assim, é possível estar presente no canal favorito, usando dados em tempo real para fazer um atendimento pertinente e aumentar a satisfação dos compradores”, finaliza o executivo.

Frases prontas
Em uma época especial, além de oferecer descontos e vantagens, é preciso estar atento na entrega da boa experiência. Apesar de ser uma tarefa desafiadora, um atendimento de qualidade pode ser o fator decisivo para a realização de uma compra. “Uma forma eficaz de garantir essa comunicação é utilizar textos pré-prontos que, se usados nos momentos certos, podem deixar a conversa mais rápida e garantir todos os elementos necessários para que o cliente se encante com a loja e com o seu atendimento”, afirma Rodrigo. Para quem quiser iniciar este processo, o especialista indica o uso de frases prontas para aprimorar os canais de comunicação com os clientes via WhatsApp e conquistar mais vendas.

Esteja no controle
Ricco ainda destaca a importância da gestão da rotina de atendimento e o registro de informações relevantes sobre os clientes. “Aproveite ferramentas gratuitas para controlar o atendimento e assim conseguir metrificar o negócio para facilitar a tomada de decisão e ainda garantir mais eficiência para o negócio”.

Sobre a Octadesk
A Octadesk é uma startup brasileira, que tem como propósito transformar sonhos e planos em grandes negócios. Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, e incorporada à Locaweb Company em 2021, a empresa foi eleita pela revista internacional LATKA uma das principais empresas de SaaS (Software como Serviço) que mais crescem no mundo. Seu principal produto é a plataforma de atendimento conversacional para vendas e suporte ao cliente para empresas aumentarem receita, reduzirem custos e entregarem uma melhor experiência. Com ela, é possível conectar as áreas em tempo real e unir múltiplos canais como WhatsApp, Chatbot, Instagram, chat e e-mail em um só lugar. Tudo para oferecer aos gestores um melhor controle do time e, aos consumidores, a melhor experiência de compra possível. Atualmente, o sistema gerencia mais de 3 milhões de mensagens por dia entre empresas e clientes.