Airbnb procura cinco voluntários para participar de uma missão de pesquisa científica na Antártida

Primeiro navio da classe Quantum Ultra fará inauguração no Caribe
24 de setembro de 2019
Mercado pet: 3º maior do mundo, Brasil aposta em tendência “ecofriendly”
25 de setembro de 2019
  • O Sabático na Antártida é uma oportunidade única de viajar para a fronteira congelada e ajudar a entender melhor o impacto ambiental causado pelos seres humanos
  • Não são necessárias qualificações formais, apenas espírito aventureiro, paixão pelo meio ambiente e disposição para se candidatar
  • A iniciativa é parte do programa Sabáticos do Airbnb, desenhado para inspirar as pessoas a pausar suas carreiras por um tempo e retribuir à sociedade

Hoje, o Airbnb e a Ocean Conservancy anunciam o Sabático na Antártida, uma oportunidade única para cinco pessoas viajarem ao continente mais remoto da Terra e se juntarem à cientista Kirstie Jones-Williams em uma missão inédita de pesquisa científica em dezembro.

Os cinco voluntários vão coletar amostras de neve para saber até que ponto os microplásticos chegaram ao interior da Antártida. O objetivo do Sabático na Antártida é aumentar a conscientização sobre o impacto humano no clima em um dos ecossistemas menos compreendidos e mais isolados do mundo. Ao entender o impacto da poluição plástica gerada em outras partes do planeta, os viajantes vão trazer informações sobre como a comunidade global pode ajudar a proteger a Antártida e o planeta.

“A maioria das pessoas pensa na Antártida como um continente intocado e isolado, mas evidências recentes mostram que até mesmo os locais mais remotos são afetados pela poluição plástica”, diz a cientista Kirstie Jones-Williams. “Essa expedição nos ajudará a entender os trajetos do microplástico até chegar a regiões remotas, como a Antártida, e ela ocorre em um momento muito importante para destacar nossa responsabilidade de proteger o mundo natural. Será um trabalho árduo, com o rigor científico exigido durante condições de inverno implacáveis. Estamos procurando pessoas apaixonadas, com um senso de cidadania global, empolgadas para fazer parte da equipe e voltar para casa e compartilhar nossas descobertas com o mundo”, acrescenta.

Na expedição de um mês, os viajantes vão:

  • Participar de um treinamento de imersão em Punta Arenas, no Chile, onde irão se preparar em cursos de glaciologia e amostragem de campo, assim como trabalho de laboratório e prática de equipamentos.
  • Voar para a Antártida para iniciar sua missão científica, pousando em uma pista de gelo azul formada naturalmente no interior do continente onde a pesquisa será conduzida.
  • Coletar amostras de neve do interior da Antártida e estudá-las para determinar o quanto os resíduos e a poluição viajaram pelo mundo.
  • Visitar o Polo Sul, onde podem dar a volta ao mundo em poucos passos.
  • Aproveitar a oportunidade para explorar a beleza de lugares da Antártida como Drake Icefall, Charles Peak Windscoop e Elephant’s Head para aprender sobre a geografia do continente.
  • Retornar ao Chile, onde continuarão a estudar suas descobertas e trabalhar com a Ocean Conservancy para se tornarem embaixadores pela proteção dos oceanos. Na função de defensores, eles vão fornecer informações sobre como a comunidade do Airbnb e outras pessoas podem ajudar a minimizar o impacto plástico coletivo e apoiar a missão da Ocean Conservancy.

“A parceria com o Airbnb no Sabático na Antártida é uma oportunidade incrível para continuar nossa luta contra o plástico oceânico e aumentar a conscientização sobre esse problema”, explica Janis Searles Jones, CEO da Ocean Conservancy. “Por meio do nosso Dia Mundial de Limpeza de Praias anual, em que voluntários não só coletam lixo de praias e vias aquáticas no mundo inteiro, mas também registram todos os itens em nosso banco de dados global, a Ocean Conservancy mantém uma longa história de trabalho com voluntários, e estamos ansiosos para aplicar os resultados desta expedição a soluções globais.”

A comunidade do Airbnb valoriza viagens responsáveis, incluindo os 64% de hóspedes que escolheram o Airbnb em 2018 por reconhecerem na plataforma uma opção de viagem ambientalmente sustentável*, que aproveita ao máximo o espaço livre nas casas das pessoas.

  • Desde agosto de 2018, o Airbnb já teve mais de 5 milhões de chegadas de hóspedes em acomodações ecológicas na plataforma**.
  • 88% dos anfitriões do Airbnb em todo o mundo incorporam práticas ecológicas na hospedagem, como usar produtos de limpeza ecológicos, disponibilizar reciclagem, incentivar os hóspedes a usar transporte público e instalar painéis solares*.
  • Os viajantes do Airbnb também exploram a variedade de Experiências que beneficiam o planeta. A plataforma registrou um aumento de 196% de reservas de Experiências ecológicas e sustentáveis no último ano**.

“A forma como vivemos e viajamos tem implicações duradouras para o meio ambiente”, afirma Chris Lehane, vice-presidente sênior de política global e comunicação do Airbnb. “Juntos, como uma comunidade global, podemos causar impacto e organizar viagens responsáveis. Nossa esperança é inspirar mais viajantes a respeitar os destinos que visitam e apreciar como suas ações estão profundamente conectadas ao nosso planeta.”

O Sabático na Antártida segue o Sabático na Itália, um projeto de regeneração urbana do Airbnb e da Wonder Grottole que ofereceu a cinco voluntários a oportunidade de passar três meses vivendo na histórica cidade de Grottole, no sul da Itália, e ajudar a revitalizar uma comunidade que estava à beira da extinção. O programa Sabáticos do Airbnb é desenhado para inspirar as pessoas a aproveitarem parte do seu de folga para retribuir às pessoas e aos lugares ao seu redor e embarcarem em uma experiência transformadora.

Para se candidatar ao Sabático na Antártida, acesse airbnb.com.br/sabbatical e preencha o formulário de inscrição. Termos se aplicam.***

*O sentimento do hóspede é baseado em quase 12 mil respostas de uma pesquisa voluntária enviada a uma amostra de contas de hóspedes do Airbnb que viajaram para países selecionados em 2018. Nenhum pagamento ou outro incentivo foi fornecido em troca da participação na pesquisa.

**Com base nos dados internos do Airbnb sobre o crescimento anual global das chegadas de hóspedes a anúncios ecológicos ativos (anúncios ecológicos são definidos como os seguintes tipos de espaço: “casa-terra”, “iurta”, “casa na árvore”, “tenda”, “alojamento ecológico”, “cabana”) e reservas de Experiências, comparando 1º de agosto de 2018 a 1º de agosto de 2019.

***Antes de se candidatar, leia atentamente os termos de seleção disponíveis no site. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ter disponibilidade para viajar para o Chile e a Antártida por um mês, de novembro a dezembro de 2019, para realizar trabalho voluntário como cidadãos cientistas e falar inglês em nível de conversação. A seleção final dos cinco cidadãos cientistas será anunciada em 30 de outubro. O programa está aberto a residentes nos seguintes países e regiões: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Dubai, Espanha, EUA, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Taiwan.

Sobre o Airbnb

Fundado em 2008, o Airbnb tem como missão criar um mundo onde qualquer pessoa possa se sentir em casa em viagens autênticas, diversificadas, inclusivas e sustentáveis. A plataforma usa a tecnologia para empoderar economicamente milhões de pessoas ao redor do mundo para que elas possam receber uma renda extra por meio de seus espaços, paixões e talentos e se convertam em empreendedores de hospitalidade. O marketplace de acomodações do Airbnb oferece acesso a mais de 7 milhões de espaços únicos em mais de 100 mil cidades e 191 países e regiões. Com as Experiências, ao Airbnb oferece acesso sem precedentes a comunidades e interesses locais por meio de mais de 40 mil atividades únicas, em mais de mil destinos em todo o mundo. O Airbnb é uma plataforma que conecta pessoas, beneficiando todas as partes interessadas, incluindo anfitriões, hóspedes, funcionários e as comunidades em que atua.

Sobre a Ocean Conservancy

A Ocean Conservancy trabalha para proteger o oceano dos maiores desafios globais atuais. Juntamente com seus parceiros, ela cria soluções científicas em prol de um oceano saudável, da vida selvagem e das comunidades que dependem dele.

Sobre a cientista Kirstie Jones-Williams

Kirstie Jones-Williams é uma cientista da Antártida que se especializou em investigar o impacto dos microplásticos no zooplâncton marinho polar. Ela é doutoranda em Ciências Biológicas na Universidade de Exeter, no Reino Unido, com financiamento pelo programa de formação NERC GW4+ DTP.