Acúmulo de ‘células-zumbis’ na pele causa rugas, manchas e inflamação, além de acelerar envelhecimento

Four Seasons continua expandindo presença no Oriente Médio com novo resort na ilha Sindalah na região do NEOM, Arábia Saudita
15 de maio de 2023
Após sucesso de sua estreia, feira de arte ArPa realiza nova edição no Pavilhão Pacaembu
16 de maio de 2023

Células senescentes – aquelas que perderam a capacidade de se dividir – são chamadas de células-zumbis, se acumulam com a idade e estão relacionadas ao aumento da inflamação e aceleração do envelhecimento. Novo ativo para pele, Scutaline combate essa inflamação e acúmulo dessas células

om o passar dos anos, algumas células da pele perdem a capacidade de se dividir, mas isso não quer dizer que elas são inofensivas: elas secretam ativamente substâncias químicas que promovem inflamação e danificam as células vizinhas. Por esse motivo, elas têm sido objeto de muitos estudos recentes, que a classificaram como células senescentes, ou células-zumbis. “A pele é altamente sensível ao acúmulo desse tipo de células, por conta da inflamação produzida que danifica o tecido cutâneo e está ligada a patologias e aceleração do envelhecimento”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. “Essas células estão ligadas também ao processo inflamatório subclínico que conhecemos como Inflammaging. Esse é um conceito novo relacionado ao envelhecimento precoce ocasionado, entre outras condições, pela formação de radicais livres oriundos do desequilíbrio entre os mecanismos pró e anti-inflamatórios do organismo” explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. A novidade é o ativo tópico Scutaline®, que limita a inflamação crônica, retarda o surgimento das células senescentes, protegendo contra a degradação da matriz extracelular. O lançamento está disponível em farmácias de manipulação.

Além da idade, o que envelhece a célula e faz com que ela perca a capacidade de se dividir é a agressão ambiental (radiação ultravioleta e poluição) e o estilo de vida (dieta, sono e estresse). “Se houver muita agressão, a pele fica sensível, enfraquecida. Com isso, desenvolve múltiplas reações inflamatórias continuamente, estimulando regularmente enzimas destrutivas”, explica Patrícia. A farmacêutica explica que, com o tempo, as microinflamações atacam os tecidos e enfraquecem as células de defesas. “Como consequências na pele, temos: uma epiderme mais fina, frágil e permeável às agressões; liberação excessiva de radicais livres, neuropeptídeos e mediadores pró-inflamatórios; estrutura alterada da derme, com quebra das fibras de colágeno e elastina; desaceleração da capacidade de renovação celular. As consequências visíveis são os sinais de envelhecimento, com desidratação, rugas, flacidez dos músculos faciais, distúrbios pigmentares e perda de brilho”, destaca Patrícia França.

Para impedir essa cascata de danos, Scutaline tem ação preventiva e curativa, evitando a contaminação metabólica causada pelas Zombie Cells, que se multiplicam e causam danos nas células saudáveis. “Trata-se de um ativo natural extraído da raiz da Scutellaria baicalensis (planta originária da China), sendo padronizado em dois polifenóis com reconhecidas propriedades na Medicina Tradicional Chinesa, por sua ação anti-inflamatória e antioxidante: Wogonin e Baicaleine”, destaca a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente técnica da Biotec Dermocosméticos.

Segundo Maria Eugênia, Scutaline® tem várias ações pró-idade, incluindo a proteção dos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno e elasticidade da pele, impedindo que elas se tornem inoperantes (zumbis). “O ativo também diminui a inflamação, evita a propagação da senescência celular, diminuindo assim o impacto das células zumbis, por consequência evita o acúmulo de radicais livres, normalizando a produção energética e prevenindo a degradação de colágeno”, explica Maria Eugênia.

Dessa forma, Scutaline® atua nos sinais clínicos relacionados ao envelhecimento extrínseco, quando são observadas mudanças significativas na morfologia da pele, principalmente relacionadas ao estresse oxidativo, inflamação, alteração da função barreira da pele e degradação de proteínas estruturais. O ativo tem dosagem usual de 1 a 2%, segundo Maria Eugênia. “Ele pode ser formulado em produtos hidratantes, reparadores, suavizantes, calmantes, além daqueles destinados à prevenção dos sinais de envelhecimento, como rugas e manchas. Consulte sempre um médico para indicação correta”, finaliza Maria Eugênia Ayres.

FONTE: *BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS: Biotec Dermocosméticos disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecdermocosmeticos