ACCIONA é eleita, em Davos, uma das 100 Companhias mais sustentáveis do mundo

Hotel Maitei recebe exposição do artista plástico Saul Vilela
25 de janeiro de 2018
Kinta Home Decor patrocina projeto da arquiteta Katalin Stammer
26 de janeiro de 2018

Ranking “2018 Global 100 Most Sustainable Corporations” avaliou 17 critérios de sustentabilidade de cerca de 6 mil empresas em 22 países

ACCIONA – grupo global de origem espanhola e líder em promoção desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável -, foi eleita uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o ranking “2018 Global 100 Most Sustainable Corporations”, da Corporate Knights, apresentado nesta terça-feira (23/01), durante o World Economic Forum, em Davos, na Suíça. A Acciona foi eleita após competir com um universo de mais de 6 mil empresas de 22 países, em uma metodologia baseada em 17 parâmetros de sustentabilidade (meio ambiental, social e governança).

Pela primeira vez, os principais indicadores das empresas em cada setor de atuação foram levados em consideração para a escolha das 100 empresas do ranking. No caso da Acciona, dentro do setor de “utilities”, o fator importante foi o fato de ser uma empresa neutra em emissão de carbono desde 2016, tendo voluntariamente compensado todas as emissões geradas, com a aquisição do Certificado de Redução de Emissões, concedido pela Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), graças a projetos eólicos desenvolvidos pela empresa no México.

Do mesmo modo, outra novidade no desenvolvimento do ranking foi valorizar a contribuição das empresas para a chamada “Economia Verde” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Em 2016, 42% das vendas globais e 72% do lucro bruto da ACCIONA vieram de atividades relacionadas a energias renováveis, água e outras atividades ambientais, consideradas como “Economia Verde”.

Uma das duas empresas espanholas que figuram no ranking, a Acciona soma este reconhecimento a outros índices de referência em gestão sustentável, como o FTSE4Good, o Índice Global de Clima (MSCI), a Lista Climática 2017 e a lista Água 2017, ambas da CDP, entre outros.

Presença em Davos

José Manuel Entrecanales, presidente da ACCIONA, participa, neste ano, da sessão de trabalho organizada pela Aliança dos CEO Climate Leaders, um grupo de 70 CEOs de empresas de todo o mundo, comprometidas com a ação climática. “A Acciona é uma referência para o papel do setor privado na transição para uma economia de baixo carbono, devido à sua história de transformação como empresa e ao seu modelo de negócios. A companhia é um dos expoentes da luta contra as mudanças climáticas no mundo dos negócios, com seu posicionamento como líder em infraestruturas sustentáveis e energia limpa”, afirmou Entrecanales. O presidente da Acciona é acompanhado pelos dois CEOs das divisões de infraestrutura e energia da empresa, Luis Castilla e Rafael Mateo.

Sobre a ACCIONA

ACCIONA é um grupo líder em soluções sustentáveis de infraestruturas e projetos de energias renováveis em todo o mundo. Sua oferta abrange toda a cadeia de valor do projeto, construção, operação e manutenção. A empresa, que alcançou 5,977 bilhões de euros em resultados de vendas em 2016, está presente em mais de 40 países, nos quais desempenha suas atividades empresariais, pautada pelo compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

O objetivo da Acciona é liderar a transição a uma economia de baixo carbono, para isso adota em seus projetos critérios de qualidade e processos de inovação visando aperfeiçoar o uso eficiente dos recursos e o respeito ao entorno. www.acciona.com