Academia Orquestra Ouro Preto antecipa repertório de seu primeiro álbum em concerto – 26/08

Crocs lança sua icônica collab com Salehe Bembury em tamanhos infantis
24 de agosto de 2023
B&B HOTELS inaugura primeiro hotel 100% sustentável da rede
24 de agosto de 2023

Projeto de profissionalização de jovens talentos, realizado pela reconhecida formação mineira, inova com gravação de um repertório pautado na excelência e versatilidade; público poderá conferir em única apresentação no Sesc Palladium, dia 26 de agosto, às 20h30

A excelência e a versatilidade que regem as escolhas artísticas da Orquestra Ouro Preto, uma das mais reconhecidas formações do país, também pautam sua Academia Jovem, projeto que prepara talentos para a música de concerto e que inova mais uma vez ao proporcionar aos bolsistas a experiência de gravar o seu primeiro álbum. E para compartilhar esse momento tão especial, os jovens músicos convidam o público para um concerto de gala no dia 26 de agosto, às 20h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium.

A noite promete ser marcante para cada um dos 33 bolsistas que fazem parte da orquestra jovem, já que a apresentação é também mais uma etapa de preparação para esse momento tão relevante de suas trajetórias educacional e profissionalizante com a realização do primeiro registro fonográfico, que ocorrerá em outubro.

“O processo de gravação é muito intenso e importante para um músico, que vai imprimir ali o seu som, e aquilo fica registrado, materializado e eternizado nas plataformas digitais. E por isso a performance musical, a qualidade musical, a sonoridade, o nível de exigência em geral dentro de um estúdio é muito alto. O músico está em seu maior momento de exposição, no encontro com ele mesmo, quase de autoconhecimento”, analisa o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto.

O repertório foi especialmente pensado para proporcionar aos jovens artistas e ao público uma variedade de sensações e sonoridades da música de concerto. Na primeira parte do programa, serão interpretadas obras escolhidas para integrar a gravação do álbum, começando por “Suíte Saint Paul”, de Gustav Holst, uma peça para cordas que ocupa importante papel histórico e didático, de extrema expressividade e musicalidade, sendo um exercício não apenas para estudantes, mas também já gravado por diversas orquestras profissionais.

Na sequência, mais um grande desafio, as “Danças Romenas” de Bartók, que, segundo o maestro Rodrigo Toffolo, permite que a academia mude o som, o timbre, que o conjunto possa se mostrar diferente e criar as sensações que cada uma dessas peças impõe. “É uma obra muito desafiadora do ponto de vista interpretativo”, adianta o regente.

Fechando o programa que será registrado no álbum, “A Morte do Bode Tião” é uma criação inédita, escrita especialmente para a Academia Orquestra Ouro Preto, inspirada em um cordel que narra a história de um bode muito faceiro, que aprontava com a meninada da cidade, e que um dia, depois tanto comer farinha e beber água, acaba tendo um trágico fim.

A segunda parte do programa vem carregada de sensibilidade e promete aquecer os corações do público. O repertório será completado por grandes clássicos do cinema, sucessos que fizeram parte de trilhas sonoras que marcaram época e até hoje emocionam as mais diversas plateias.

SOBRE A ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO

A Academia Orquestra Ouro Preto é um dos braços do núcleo educacional da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de formar e preparar jovens entre 18 e 28 anos para o mercado de trabalho da música de concerto. Atualmente, 33 músicos integram o projeto, que conta, desde sua criação, em 2019, com o patrocínio da SulAmérica.

Os instrumentisras em formação têm dois encontros semanais com os instrutores-professores da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de desenvolver a percepção, a técnica e a expertise do trabalho em conjunto. Para isso, os bolsistas têm apoio financeiro e acompanhamento psicológico, em uma parceria inédita com a PUC Minas.

Segundo Rodolfo Toffolo, coordenador do projeto, a Academia cumpre simultaneamente dois importantes papeis. “O primeiro é o viés social, onde acolhemos esses jovens, oportunizamos uma vivência musical com colegas da mesma geração, desenvolvendo o convívio e o aprimoramento musical dentro da orquestra, contando com a ajuda de uma bolsa de estudos para isso”, elenca.

“O segundo é o viés profissionalizante que, através de ensaios de naipes semanais com os instrutores profissionais da Orquestra Ouro Preto, o grupo ganha identidade e sonoridade, aplicando seus estudos na música coletivamente. Os concertos com solistas de renome internacional, a oportunidade de se apresentarem em importantes salas de concerto do país e as experiências com gravações e lives dão o molde final ao desenvolvimento de cada um”, explica o coordenador.

Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público e a possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da formação principal, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para parcerias.

Atualmente, oito ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical. Aos 24 anos, Glaikson Nogueira, ex-aluno da Academia e o mais novo integrante da Orquestra Ouro Preto no naipe de violinos, ressalta o esmero na preparação dos bolsistas e a oportunidade profissional que se abre no mercado da música de concerto.

“Vejo a Academia como uma grande oportunidade, uma vitrine onde se apresenta o que se tem de melhor para o mercado. Ali todos os alunos estão sendo vistos, têm seus nomes comentados por pessoas já muito bem estabelecidas nesse universo. Com o conhecimento e a visibilidade que se tem na academia é possível alcançar grandes objetivos”, garante o violinista.

SERVIÇO

Academia Orquestra Ouro Preto: Cine Hollywood

Data: 26 de agosto de 2023 (sábado)

Horário: Às 2030

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium

Ingressos: www.sympla.com.br

Informações:www.orquestraouropreto.com.br

créditos fotos: Rapha Garcia/Íris Zanetti