Academia Educar oferece curso on-line gratuito para jovens de todo o Brasil

The Body Shop traz sugestão de ritual para cuidados noturnos
17 de março de 2023
Chile confirma a realização das tradicionais vindimas, a Festa do Vinho
17 de março de 2023

Capacitação desenvolve habilidades socioemocionais e promove transformação pessoal e relacional

Oferecer a jovens de escolas públicas, com idades entre 13 e 18 anos, a oportunidade de participar de uma formação, que contribui para o desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios do futuro e construir relacionamentos mais saudáveis, essa é a missão da formação on-line gratuita da Academia Educar, projeto da Fundação Educar, que promove há 33 anos o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da cidadania ativa e das competências socioemocionais, criando oportunidades para que o jovem escreva sua própria história e descubra o seu potencial, tornando-se capaz de transformar a sua realidade, da sua escola e sua comunidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, demonstram que cerca de 10% dos jovens brasileiros, com idades entre 10 e 19 anos, apresentam algum tipo de disfunção em sua saúde mental. Em um momento em que a pandemia tem elevado o nível de estresse e ansiedade nas pessoas, cuidar da saúde mental é essencial para a qualidade de vida. É nesse contexto que surge a Academia Educar On-line, que oferece o curso gratuito de habilidades socioemocionais para jovens de todo o Brasil.

Além disso, outros estudos apontam que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais abrem caminhos para a aprendizagem e para o sucesso escolar dos estudantes. Existem dados que mostram ainda, que programas de apoio contribuem também na redução dos índices de criminalidade, violência, gravidez precoce, subemprego, entre outros.

Com atividades dinâmicas e colaborativas, sobre temas como inteligência emocional, comunicação assertiva, resolução de conflitos, autoconhecimento e empatia, a Academia Educar On-line é uma ferramenta de conexão entre jovens de todo o país. As oficinas terão todos os recursos de acessibilidade, com tradução em libras, legenda e audiodescrição e os participantes receberão certificados. As atividades acontecem às quintas-feiras, das 18h30 às 20h, entre os dias 13 de abril e 26 de junho, através da plataforma Zoom.

Para a Gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, após anos tão traumáticos de pandemia, acessar espaços de diálogo e desenvolvimento é fundamental para as novas gerações. “O projeto da Academia Educar é pioneiro e conta com uma metodologia muito robusta, de jovem para jovem. Em suas mais de três décadas de existência, já proporcionou a milhares de jovens, a oportunidade de entender quem eles são, e como aplicar seu potencial no mundo, o que é muito transformador em suas vidas. Adaptamos a metodologia durante a pandemia para o ambiente on-line, e vamos mantê-lo para que jovens de todo o Brasil tenham a chance de participar dessa experiência transformadora”, ressalta Cristiane Stefanelli.

Serviço

Academia Educar On-line 2023

Para quem: Jovens de escolas públicas de todo Brasil, com idade entre 13 e 18 anos.

Prazo de inscrição: Até 09 de abril de 2023

Como se inscrever gratuitamente: https://forms.office.com/r/AUrbBPEMq3

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.