A Riviera da Emilia-Romagna

Ambiente da Coral na CASACOR Pernambuco mostra como minimalismo também pode ser aconchegante
1 de novembro de 2021
Sergio J Matos apresenta a poltrona Ereré
1 de novembro de 2021

Muitos a conhecem como a Riviera da Diversão, devido às suas praias extensas bem conservadas com inúmeras atrações; a Riviera Adriática é uma das localidades balneares mais conhecidas da Itália e, sem dúvida, a Riviera da Diversão é uma definição que se adapta muito bem a esta costa.

Essa longa extensão litorânea que se estende desde o Lidos de Comacchio até Cattolica, passando pelas Comunas de Cervia, Cesenatico, Igea Marina, Bellaria, Cattolica e também pelos pontos mais badalados: Rimini e Riccione. Nos últimos 150 anos, essa região com atrativos naturais combinados com estabelecimentos turísticos e uma rotina de praia de dia e noitada ao cair do sol, capaz de seduzir e agradar o visitante a cada momento.

Igea Marina (Rimini) – Veduta

Os diferenciais da Riviera se exibem na cordialidade e hospitalidade do seu povo, na saborosa culinária da região e seus produtos típicos (com ótimo custo-benefício). E também nas centenas de quilômetros de resorts marítimos, lojas e restaurantes na praia que tornam a Riviera ideal para férias ativas e emocionantes com a família, amigos ou alguém especial.

Ravenna – Veduta del porto

Diversão é o objetivo, e este é facilmente alcançado graças aos inúmeros parques de diversão temáticos da área. A começar pela Mirabilandia, parada obrigatória para as famílias, as brincadeiras e o ambiente de contos de fadas se confundem nas piscinas e nos passeios náuticos. Os espetaculares golfinhos que habitam o Dolphinarium de Rimini impressionam os visitantes com suas acrobacias. Em Viserba di Rimini, viajantes de todas as idades podem apreciar a Itália em miniatura, com suas reproduções em escala dos monumentos mais importantes de Bel Paese. E, enquanto Aquafan (em Riccione) surpreende e encanta por seus efeitos e entretenimento (com música, apresentações e muito mais), o Acquario de Cattolica deixa os visitantes boquiabertos com suas inúmeras espécies de peixes.

Riccione – Veduta della costa | Foto di Apt Emilia-Romagna

A Riviera Adriática também é ideal para pessoas que amam esportes e movimento, oferecendo de tudo, desde ciclismo, vela e golfe até caminhadas e canoagem. Além disso, os hotéis temáticos melhoram a experiência – alguns são mais adaptados para cicloturistas, enquanto outros servem para a prática de golfe, existem também os adaptados para grupos de convenções, perfeitos para quem quer misturar negócios com prazer. A Riviera, especificamente Rimini, também hospeda vários ralis e campeonatos esportivos (um exemplo são os Riviera Beach Games anuais).

Cesenatico – Veduta del porto

Sol, mar, esportes, boa gastronomia, diversão e até cultura são os fatores que contribuem para que as férias na Riviera sejam bem aproveitadas. Perto está Ravenna, declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996 por seus mosaicos bizantinos brilhantes e deslumbrantes. Mais para o interior, encontram-se joias como as fortalezas malatestianas de Mondaino, Montebello, San Giovanni in Marignano e Saludecio.

E quem pode visitar a região sem mergulhar na culinária de Emilia-Romagna, lar de pratos autênticos? Tortellini em caldo é um desses pratos, mas não só – muitos dos produtos da região são conhecidos e exportados para todo o mundo, como o Parmigiano Reggiano, queijo fossa, trufas, presunto e salames. Quando estiver no local, não deixe de alinhar estas iguarias com a piadina, um famoso e simbólico pão achatado típico da cozinha romagnolana.

A Riviera de Barco

A Riviera Adriática também é um local privilegiado para uma viagem de barco. Centenas de portos disponibilizam espaços de atracação, seja em aldeias de pescadores movimentadas e abastecidas, seja em uma enseada ou em uma praia isolada.

A Riviera é muito procurada pelos entusiastas da vela, pois na região estão localizadas escolas de vela de renome e várias competições oficiais.