A importância do sono para a saúde

Tetos coloridos: 5 razões para renovar o visual do ambiente
22 de julho de 2022
Mini Wedding: Vestidos de noiva perfeitos para uma cerimônia pequena
22 de julho de 2022

Dr. Ludsclay Cação, médico oncologista do Instituto AvantGarde, destaca impactos negativos causados por distúrbios do sono e a importância da avaliação médica para a melhor qualidade de vida do paciente

Várias pesquisas têm evidenciado claramente que ter boa qualidade no sono e dormir tempo o suficiente traz um impacto positivo na saúde mental e física, bem como na qualidade de vida e produtividade relacionadas à saúde em geral. A boa qualidade do sono não somente atua para trazer descanso e reparar as energias do corpo, mas ajuda em diversas outras funções, como o emagrecimento, equilíbrio quanto ao estresse do dia a dia, equilíbrio dos níveis de cortisol, entre outras manutenções essenciais ao corpo.

De acordo com os resultados de um estudo apresentado na reunião anual Sleep 2022, estima-se que 52% dos pacientes chegaram a um centro de saúde com problemas cardíacos ou neurológicos também apresentavam apneia obstrutiva do sono ou outros distúrbios do sono.

Outro estudo publicado na revista Sleep examinou os dados sobre o sono e pressão arterial, onde foi verificado que as irregularidades no tempo e duração do sono estavam associadas a um risco aumentado do paciente desenvolver hipertensão.

Segundo o oncologista Dr. Ludsclay Cação dormir pouco pode estimular doenças graves como diabetes, depressão, ansiedade, fadiga crônica, ganho de peso, entre outros problemas causados pelo aumento de grelina e de cortisol no sangue. “Por isso, para quem está sofrendo de insônia, cansaço extremo, inquietações ao dormir, apneia do sono, dentre outros, é preciso procurar ajuda médica profissional, pois esses sintomas podem trazer complicações para a saúde de forma geral e impactar a qualidade de vida”, reforça o especialista.

Sobre o Instituto Avantgarde
Há mais de 14 anos, o Instituto Avantgarde atua na Saúde Integrativa, cuidando da saúde e do bem-estar de cada paciente com uma equipe multidisciplinar com foco na prevenção e longevidade saudável. A abordagem de Saúde Integrativa tem como objetivo tratar o indivíduo em sua completude, investigando a fundo e de forma personalizada, as queixas de cada paciente. Tornando a prevenção e o cuidado multidisciplinar uma matriz básica para alcançar o equilíbrio para cada organismo.

Instituto Avantgarde: www.institutoavantgarde.com.br

Photo by bruce mars on Unsplash