A importância do cuidado com o sistema circulatório no inverno

Tivoli Ecoresort Praia do Forte oferece experiências únicas durante as férias de julho
22 de julho de 2021
Mercure Copacabana reabre com novo conceito de hotel boutique
23 de julho de 2021

Frio funciona como um fator desencadeante para a doença arterial periférica, também conhecida como falta de circulação

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) faz um alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados no inverno com a circulação arterial, também chamada de doença arterial periférica ou falta de circulação. As baixas temperaturas podem influenciar diretamente no sistema vascular, uma vez que, na tentativa de manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos se contraem em um mecanismo chamado vasoconstrição. Consequentemente, o sangue tem maior dificuldade para circular e chegar às extremidades do corpo, como as mãos e os pés. Para ajudarmos nosso organismo a manter os membros aquecidos, devemos incentivar o uso de luvas, meias de lã, toucas e cachecol. Essa simples medida pode nos poupar de dispender muita energia.

Em tempos de pandemia, reservar a energia do corpo é importante para manter nossas defesas prontas para agirem, se necessário, e a atenção com o sistema circulatório é ainda mais imprescindível. Mesmo com o distanciamento social, é preciso fazer exercícios físicos regularmente para evitar o comprometimento da circulação sanguínea. Os cuidados devem ser redobrados para quem já teve a Covid-19, já que algumas pessoas, por conta da infecção, também têm problemas circulatórios.

O presidente da SBACV, Dr. Bruno Naves, explica que pacientes com Covid-19 ou pós-Covid-19 podem ter acometimento de suas artérias. “É muito importante que esse grupo de pessoas fique atento a novos sintomas após a infecção”, alerta o especialista. Alguns sinais de que seu sistema circulatório precisa de atenção é: dor ao caminhar, que piora na subida e melhora com a cessação do movimento, sentir os pés gelados e, às vezes, com uma coloração meio arroxeada.

Mas, se o paciente já apresentava esses sintomas anteriormente, ou é tabagista, tem colesterol alto não controlado e notou piora dos sintomas após a Covid-19, pode ter acontecido um deterioramento da situação preexistente. Com medo de contrair o vírus, muitas pessoas portadoras de alguma doença vascular não fizeram o monitoramento habitual neste período de pandemia e podem ter tido um agravamento de suas doenças prévias. “O frio funciona como um fator desencadeante da manifestação de sintomas desta piora”, afirma Dr. Naves, e conclui: “Na dúvida, lembrou que tem perna, sentiu dor ao caminhar ou os pés gelados, procure um vascular. E não se esqueça de se proteger na baixa temperatura com todo o agasalho necessário”.

A SBACV 

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.