A importância da colonoscopia em mulheres acima de 50 anos

Artistas da América do Sul se reúnem na região Metropolitana de Curitiba para treinamento com Cirque du Soleil
13 de outubro de 2023
Fazzenda Park Resort é reconhecido pelo público como o “Melhor Hotel Fazenda do Brasil” em premiação nacional
13 de outubro de 2023

O rastreamento para o câncer colorretal é indicado, na maioria dos casos, a partir dessa idade

A colonoscopia é um exame médico utilizado para avaliar o interior do cólon (intestino grosso) em busca de anomalias. É recomendado em caso de sintomas como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso, dor abdominal e outros.

“Diversas doenças podem ser diagnosticadas por meio da colonoscopia, entre as quais os pólipos de cólon, câncer colorretal, doença inflamatória intestinal, doença diverticular, hemorroidas, obstruções ou estreitamentos no intestino”, explica a Dra. Bruna Merlo, ginecologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Para a realização do exame é necessário preparo do paciente, que consiste em seguir dieta líquida, uso de laxantes, ou soluções específicas no dia anterior. É orientado, também, o jejum algumas horas antes, pois, ajuda a limpar o intestino, sendo essencial para que o médico tenha uma visão clara durante a colonoscopia.

“No caso das mulheres, a recomendação médica para a realização da colonoscopia varia de acordo com alguns fatores como a história pessoal e familiar da paciente e presença de fatores de risco para câncer colorretal. Em geral, o rastreamento para esse tipo de câncer é indicado a partir dos 50 anos, em alguns casos, mulheres com fatores de risco aumentados devem começar antes”, diz a médica.

Quanto à frequência da realização do exame nessa faixa etária, em mulheres que possuem baixo risco para câncer colorretal, a recomendação para realização é a cada 10 anos, desde que o exame inicial feito aos 50 anos esteja normal. Ademais, pacientes que possuem alto risco, isto é, presença de histórico familiar ou pessoal de câncer colorretal, existência de pólipos de cólon em exames anteriores ou serem portadoras de doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e colite ulcerativa, a indicação é de intervalos menores, sempre com o acompanhamento do médico especialista, no caso o gastroenterologista, que acompanha a paciente.

A realização da colonoscopia é relativamente simples e rápida, sendo o paciente anestesiado durante o procedimento, colocado de lado, e um tubo flexível, chamado colonoscópio, é inserido pelo ânus e guiado através do cólon (intestino grosso). Uma câmera na extremidade do aparelho transmite imagens do interior do intestino para um monitor, permitindo que o médico examine o interior do órgão, e faça diagnóstico de possíveis doenças. Finalizado o exame, o paciente é monitorado até passar os efeitos da anestesia, e recebe alta.

“A realização da colonoscopia é de fundamental importância para a saúde da mulher, visto que auxilia na detecção e tratamento precoce de doenças, contribuindo significativamente com a manutenção da boa saúde feminina”, finaliza a Dra. Merlo.

HOSPITAL ALBERT SABIN:

Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional há mais de 50 anos, o Hospital Albert Sabin (HAS), está revitalizado, modernizado e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região. 

Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos. 

Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como o Pronto Atendimento 24 horas, Unidade Coronariana (UCO), Centro Cirúrgico e internações de urgência e eletivas. 

O HAS oferece atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular. 

O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância. 

O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.

HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI  

Link vídeo 50 anos: https://youtu.be/uNoHjdPVMVI

Serviço 

Site: http://www.hasabin.com.br

IG: https://www.instagram.com/hospital_albertsabin/

In: https://www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/

Facebook: https://www.facebook.com/hasabin.lapa

Endereço 

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP 

Central de atendimento 

(11) 3838 4655 

Convênios atendidos 

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS

Divulgação