A exposição “Revisitando Curitiba” celebra a cidade ao longo do tempo

Vinhos de Portugal inicia roadshow 2019 em Curitiba
27 de março de 2019
A nova face de Tothmea – a múmia do Museu Egípcio e Rosacruz passa por atualização da Reconstrução Facial
27 de março de 2019

Mostra do Museu da Imagem e do Som do Paraná reúne 28 imagens de Curitiba que retratam o cotidiano da cidade em várias épocas

Para comemorar o 326º aniversário da capital paranaense, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR) inaugura na próxima quinta-feira (28), às 19 horas, a exposição “Revisitando Curitiba”. A mostra reúne 28 fotografias, todas do acervo do museu, que retratam as transformações vivenciadas pela cidade e seus habitantes ao longo do tempo.

Segundo a diretora do MIS/PR, Cristiane Senn, a proposta da exposição, que será aberta um dia antes da data em que se celebra a fundação de Curitiba, é retratar “uma cidade habitada, em movimento”, e não apenas a sua arquitetura, seus monumentos e natureza. Nas fotografias selecionadas, veem-se pessoas em situações do dia a dia, ocupando espaços públicos.

Um dos curadores da exposição, o historiador José Luiz de Carvalho, conta que a curadoria buscou imagens da região central de Curitiba. Muitas delas, inclusive, retratam locais próximos à atual sede do museu, à Rua Barão do Rio Branco.

As fotos integram coleções que hoje pertencem ao acervo da instituição – que atualmente conta com mais de um milhão de itens –, como as dos fotógrafos Guilherme Glück, feitas entre as décadas de 1920 e 1950, e Jesus Santoro, que as realizou nos anos 1960 e 1970. Há também na exposição fotos da coleção que pertenceu ao poeta e escritor simbolista Dario Vellozo, fundador do Instituto Neopitagórico, mostrando Curitiba entre 1920 e 1940. Por fim, compõem a mostra cliques da Coleção do Palácio Iguaçu, que retratam o Centro Cívico, à época de sua construção e inauguração, em 1953, por ocasião do Centenário da Emancipação Política do Paraná.

O conceito da mostra “Revisitando Curitiba” também prevê que essa viagem ao longo do tempo se estenda aos dias atuais, e o visitante saia às ruas da cidade e reconheça logradouros públicos vistos na exposição. A Seção Educativa do museu irá organizar grupos de interessados em fazer visitas guiadas pela mostra, que também se estenderão pelo Centro da cidade. Esses tours poderão ser agendados pelo e-mail miseducativo@seec.pr.gov.br.

Serviço

Abertura da exposição “Revisitando Curitiba”

Dia 28 de março de 2019, às 19 horas.

Período expositivo: até 28 de junho de 2019.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395. Curitiba-PR

Terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.

41 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br