A coletividade, a arte e o olhar das bordadeiras do Jequitinhonha são transportados para a coleção de inverno da Coven

Indra lança solução pioneira para gerenciar o tráfego de drones
18 de março de 2019
VR Collezioni lança nova coleção outono-inverno e primeira revista digital da marca com conteúdo exclusivo
18 de março de 2019

O grupo faz parte das famílias inscritas na organização social parceira do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

A arte do Vale de Jequitinhonha serviu de inspiração para a nova coleção Outono/Inverno da grife mineira Coven. O trabalho desenvolvido por famílias inscritas na Associação Jenipapense de Assistência à Infância (AJENAI) é direcionado pela tecnologia social “Casinha de Cultura”, desenvolvida pelo ChildFund Brasil – Fundo para Crianças.

O ChildFund Brasil, organização de desenvolvimento social voltada para a proteção de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, utiliza da metodologia “Casinha de Cultura” para fortalecer os vínculos familiares, comunitários e o resgate da cultura local. Tendo como um dos eixos principais a identidade cultural, ou seja, a valorização da cultura e dos costumes locais.

A explicação é simples: ao reconhecer e descobrir o valor da própria cultura, as pessoas são movidas em direção ao encontro e ao trabalho coletivo para a melhoria e a transformação de sua comunidade. E é neste ponto que voltamos ao trabalho das bordadeiras e de alguns jovens atendidos pela AJENAI que conquistou a Coven e originou a coleção: “uma visão particular dessa terra farta de paisagem inacabável”.

Inspirada na preciosidade da arte desenvolvida o lançamento traz os bordados feitos por quem é próprio do Jequitinhonha e a estamparia de um talentoso desenhista e ‘filho’ do Vale. As peças, executadas por meio de uma parceria firmada com as bordadeiras, converterão reconhecimento ao ofício das profissionais.

No  sábado, 16 de março, aconteceu o lançamento oficial do Inverno 2019 na loja Coven de Lourdes, com uma exposição de estandartes confeccionados pelas “Bordadeiras do Curtume (Vale do Jequitinhonha)”.

Saiba mais sobre o Casinha de Cultura:

https://www.youtube.com/watch?v=2vawQcdFrRY

Sobre o ChildFund Brasil

Há 52 anos no país, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social voltada para a proteção de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que elas desenvolvam plenamente todo potencial. Atualmente, a organização atende mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens, beneficia 140 mil pessoas e atua em 53 municípios de Minas Gerais, Ceará, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco.

A estratégia de atuação é baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente, nos conceitos de Privação, Exclusão e Vulnerabilidade – PEV – e no levantamento de informações junto às próprias crianças, adolescentes, jovens e suas famílias sobre a pobreza infantil. As informações trazem um diagnóstico inquietador: as crianças são vulneráveis, principalmente, às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade em nosso país.

Todo o trabalho do ChildFund Brasil é auditado: anualmente por empresas internacionais e regularmente por auditores nacionais independentes. Para saber mais sobre como apadrinhar uma criança, acesse o link https://www.childfundbrasil.org.br/apadrinhe.