A Arte da Medicina: exposição no Pátio Batel explica obras de arte

Poliureia: novas estratégias para impermeabilizar grandes obras com estruturas de concreto
30 de setembro de 2019
Curitiba recebe em outubro maior festival de inovação da cidade
30 de setembro de 2019

Com curadoria de um historiador e um médico neurocirurgião, Espaço Cultural INC Pátio Batel será inaugurado com exposição que conecta a arte e a medicina

Há séculos, a prática da Medicina se difunde pelo globo. Antes da captação de procedimentos cirúrgicos por meio de imagens e vídeos, a retratação de sintomas e diagnósticos era traduzida, muitas vezes, por meio de quadros e esculturas. Estas obras, apesar do desconhecimento do grande público, confundem-se com a época de descobertas médicas – ou, por vezes, retratavam problemas cuja origem ainda não tinha explicação à época. Uma parceria entre o historiador Marcos Araújo e o neurocirurgião Maurício Coelho Neto dá forma a uma exposição que abrirá ao público o Espaço Cultural INC Pátio Batel, criado a partir da ampliação da unidade do Hospital INC localizada no Pátio Batel, e que será inaugurado oficialmente no mês de outubro.

“Sempre discuti com Maurício os aspectos que envolvem História, Arte e Medicina”, reflete Araújo. “A partir dessas conversas, surgiu a ideia de fazermos algo sobre o tema. Com o apoio do Hospital INC – local que sediará a Mostra – demos início à seleção das obras e conceitos por trás de cada uma delas”.

Primeiro, foi realizado um estudo sobre a história da Arte e sua aproximação com a Medicina em cada período de quadros selecionados. “Por ser exposta em um lugar de doença e tensão natural, que é o hospital, as obras não poderiam ser muito estressantes, nem atrapalhar o trabalho médico importante do dia-a-dia”, complementa Coelho Neto, que atende na Sede INC Ecoville, local que também contará com o desdobramento da exposição. “Selecionamos algumas obras específicas sobre neurologia e algumas de doenças em geral, como o quadro ‘A Criação de Adão’, de Michelangelo”.

Na avaliação de ambos, a exposição é importante, também, pelo seu potencial educativo: mostrar às pessoas essa relação pouco explorada. “Queremos demonstrar como as doenças – e a busca pela cura desses transtornos – estão entranhadas nas sociedades há eras e como a arte representou a inserção, o estigma e a relação entre médico e paciente”, pondera Araújo. “Isso nos ensina sobre nós mesmos, a ciência e a arte: é a capacidade de representar as coisas do mundo”.

Serviço

Espaço Cultural do INC, localizada na unidade do Pátio Batel

Inauguração 9 de Outubro

Endereço: Av. do Batel, 1868 – Batel

Sobre o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil e é pioneiro na América Latina a obter tecnologias como Gamma Knife – cirurgia cerebral sem corte, e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intra-operatória no país. O INC conta com um corpo clínico composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento de pacientes de todo o Brasil e diversos países da América Latina, em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de outras áreas tais como oncologia, otorrino, dermatologia, cirurgia digestiva dentre outras. www.hospitalinc.com